[Seringa Cast] Episódio 14 – E-SUS

Bem vindos a mais um episódio do SeringaCast! Nesse episódio tivemos a honra de entrevistar a professora Mariana Boulitreau, que é Docente da  disciplina de Saúde Coletiva- UFPE. Aqui vamos discutir o processo de implantação, firmamento e dificuldade do e-SUS.

Questão de Residência:

FAUEL (2016)- O Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde assumiu o compromisso de reestruturar o Sistema de Informação da Atenção Básica (antigo Siab), com o objetivo de melhorar a qualidade da informação em saúde e de otimizar o uso dessas informações pelos gestores, profissionais de saúde e cidadãos. A essa reestruturação, deu-se o nome de Estratégia e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB). Sobre o e-SUS AB, assinale a alternativa correta.

a) Conta com dois sistemas de software para a captação de dados, sendo eles: o sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) e o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), os quais alimentam o novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), que substitui o Siab.

b)As equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), equipe de Consultório na Rua (CnaR), equipes de Atenção Domiciliar (AD), assim como as ações realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), no Programa Academia da Saúde e desenvolvidas pelas equipes de Saúde no Sistema Prisional (eSP), não são programas que fazem parte do novo sistema e-SUS AB.

c)A Coleta de Dados Simplificada (CDS) é um dos componentes da estratégia e-SUS AB, que tem como objetivo ser um programa de digitação de fichas que contém dados coletados em cadastros, visitas domiciliares, atendimentos e atividades desenvolvidas nas UBS pelas equipes de AB. A CDS é composta por doze fichas para o registro de informações, divididas em três blocos.

d)O ponto de partida do e-SUS AB é o registro das informações em saúde de forma coletiva, permitindo o acompanhamento do histórico de atendimentos de cada usuário, assim como da produção de todo profissional da AB. Outro ponto importante é a integração dos diversos sistemas de informação oficiais existentes na Atenção Básica, reduzindo a necessidade de registrar informações similares em mais de um instrumento.

Site: http://www.conteinersaude.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/conteinersaude