Contatos

       

    Respostas às perguntas frequentes

    1. Tenho interesse de participar deste Programa. Onde encontro informações?
    As informações sobre inscrições nos cursos livres do Programa de Qualificação Profissional em Urgência e Emergência na Atenção Básica, bem como o link para acesso aos cursos estão disponíveis aqui.

    2. Quem pode participar do Programa?
    Profissionais de saúde de nível superior e de nível médio com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. No entanto, é importante ficar atento(a) às regras de matrícula disponíveis em cada curso, pois, dependendo do conteúdo abordado, haverá restrições de acesso para algumas categorias profissionais.
    As restrições de acesso valem para as versões dos cursos “com certificação”. As versões para visitantes identificados poderão ser acessadas por qualquer interessado.

    3. Sou profissional de nível superior, estou tentando acessar um curso que é destinado aos profissionais de nível superior e não consigo. Por quê?
    Você deve ficar atento(a) para a restrição de público que é exibida no ato da matrícula, pois alguns cursos, em função do conteúdo, não são disponibilizados para todas as categorias profissionais de nível superior. Se você não se enquadra nas categorias profissionais especificadas, poderá ter acesso à versão para visitantes.

    4. Sou profissional de nível médio, estou tentando acessar um curso que é destinado aos profissionais de nível médio e não consigo. Por quê?
    Você deve ficar atento(a) para a restrição de público que é exibida no ato da matrícula, pois alguns cursos, em função do conteúdo, não são disponibilizados para todas as categorias profissionais de nível médio. Se você não se enquadra nas categorias profissionais especificadas, poderá ter acesso à versão para visitantes.

    5. Sou gestor(a) e gostaria de disponibilizar o Programa de Qualificação para as equipes de saúde do meu estado ou município. Como devo fazer?
    Oriente os profissionais de saúde a acessar o portal do SABER e fazer sua inscrição nos cursos disponíveis.

    6. Quais são as atividades obrigatórias dos cursos e que condicionam o recebimento da declaração de conclusão de curso?
    Apenas uma: a “Avaliação final”, que engloba conteúdos abordados em cada um dos cursos. É composta por questões objetivas e vale nota. Para receber a declaração de conclusão de curso é necessário ter nota igual ou superior a 7,0 (sete). Ressaltamos que existe uma avaliação final em cada um dos cursos ofertados.

    7. Não estou conseguindo receber as declarações de conclusão dos cursos que participei. O que está havendo?
    Reforçamos que os conteúdos didáticos dos cursos têm acesso público e irrestrito. No entanto, a declaração de conclusão de curso é disponibilizada apenas para os profissionais que se inscreveram nas modalidades “com certificação”. Recomendamos que você confirme se realmente está inscrito(a) nas versões dos cursos que dão direito à declaração de conclusão de curso.
    O link para acesso à declaração é enviado por e-mail no prazo de 72 horas após o término da avaliação final. Se já passou este período, recomendamos que você verifique qual foi o e-mail que cadastrou no Sistema UNA-SUS (https://acesso.unasus.gov.br/acesso) e verifique, também, as caixas SPAM, lixo eletrônico ou quarentena do seu e-mail.
    Você também pode consultar a declaração na Plataforma Arouca, fazendo os seguintes procedimentos:

    1) Acesse o endereço: http://arouca.unasus.gov.br
    2) Clique em “Faça seu login”
    3) Digite seu CPF e sua senha e clique em “Autenticar”
    4) Clique em “Minha Página > Meus Certificados” ou “Minha Página > Meu Histórico”
    Localize a tabela na qual estão listados os cursos nos quais você participou com os respectivos certificados, caso tenha atendido aos requisitos para certificação.

    8. Fiz a “Avaliação final” de um curso, tirei nota igual ou maior que 7,0 (sete), mas a declaração de conclusão de curso ainda não chegou. O que aconteceu?
    Se você acessou a versão do curso que dá direito à declaração de conclusão de curso, informamos que o link para acesso à declaração é enviado por e-mail no prazo de 72 horas após o término da avaliação final. Se já passou este período, recomendamos que você verifique qual foi o e-mail que cadastrou no Sistema UNA-SUS (https://acesso.unasus.gov.br/acesso) e verifique, também, as caixas SPAM, lixo eletrônico ou quarentena do seu e-mail.

    Você também pode consultar a declaração na Plataforma Arouca, fazendo os seguintes procedimentos:

    1) Acesse o endereço: http://arouca.unasus.gov.br
    2) Clique em “Faça seu login”
    3) Digite seu CPF e sua senha e clique em “Autenticar”
    4) Clique em “Minha Página > Meus Certificados” ou “Minha Página > Meu Histórico”
    Localize a tabela na qual estão listados os cursos nos quais você participou com os respectivos certificados, caso tenha atendido aos requisitos para certificação.

    9. É possível enviar minha declaração de conclusão de curso por e-mail?
    Não. Você deverá seguir as instruções fornecidas anteriormente para emissão da declaração de conclusão.

    10. É possível enviar minha declaração de conclusão de curso pelos Correios?
    Não. Nesta modalidade de curso, a declaração de conclusão de curso é fornecida exclusivamente pela Plataforma Arouca, conforme orientado anteriormente.

    11. Fiz a avaliação final de um curso e não tirei nota igual ou maior que 7,0 (sete). Terei nova chance?
    Você poderá tentar fazer a avaliação final por até três vezes. Se ao final da terceira tentativa você não obtiver nota igual ou maior que 7,0 (sete), não conseguirá receber a declaração de conclusão.

    12.  Se eu não obtiver nota igual ou maior que 7,0 (sete) na avaliação final e esgotar as três tentativas, terei nova oportunidade?
    Não.

    13. É possível emitir declaração de matrícula, histórico escolar ou qualquer outro documento diferente da declaração de conclusão?
    Não. O Grupo SABER e a UNA-SUS UFPE não fornecem outros documentos para cursos nesta modalidade. Se você participar e for aprovado(a) nas atividades previstas, ao final, emitirá automaticamente a declaração de conclusão do curso, disponível na Plataforma Arouca.

    14. Quanto tempo tenho para concluir meus estudos?
    Durante o período de realização do Programa, você pode planejar sua rotina de estudos da forma que achar mais conveniente, ou seja, não existe um número de dias específicos ou uma carga horária fixa para você participar dos cursos. Você deve atentar apenas para a data de encerramento do Programa, pois após esta data não será mais possível se inscrever nos cursos ou fazer a “Avaliação final”.

    15. É necessário estar fisicamente em um serviço público de saúde para acessar os conteúdos do Programa de Qualificação?
    Não. Uma vez matriculado(a), você pode acessar os cursos de qualquer computador conectado à internet, mediante senha pessoal.

    16. Posso acessar os cursos à noite, nos finais de semana e feriados?
    Sim. Os cursos ficam disponíveis todos os dias da semana, inclusive nos feriados, 24 horas por dia.

    17. Se eu tiver dúvidas sobre os conteúdos abordados nos cursos, como posso esclarecer?
    Os cursos são coinstrucionais, ou seja, não contam com professores ou tutores para acompanhar seus estudos. Você deverá utilizar o material didático disponibilizado para esclarecer suas dúvidas. Também poderá interagir com os demais participantes por meio do fórum de discussões.

    18. Observei que nem todos os cursos previstos estão disponíveis. Quando terei acesso?
    Ao longo dos anos de 2016 e 2017 lançaremos novos cursos do Programa de Qualificação Profissional em Urgência e Emergência na Atenção Básica, por isso, recomendamos que você acesse o portal do SABER regularmente para acompanhar as novidades.

    19. Gostaria de mais informações sobre outros cursos promovidos pelo Grupo SABER e pela UNA-SUS UFPE. Onde encontro?
    Você pode consultar as informações no link www.sabertecnologias.com.br.