Contatos

       

    Educação a Distância em foco no I Educar

    IMG_0846-300x200Dois dias dedicados ao conhecimento e troca de experiências. Foi assim o I Educar – Encontro de Educação a Distância em Rede, que aconteceu no Recife, Pernambuco, nos dias 23 e 24 de novembro. Na solenidade de abertura, representantes do Grupo SABER, do Ministério da Saúde, da Rede UNA-SUS e da Universidade Federal de Pernambuco destacaram a importância do trabalho em rede para o sucesso da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.

    A maioria das instituições que fazem parte da Rede UNA-SUS nas cinco regiões do Brasil esteve representada no evento que começou com a II Mostra de Experiências Exitosas da Rede. Ao todo, 24 trabalhos foram apresentados. Relatos de ações que tiveram excelente resultado em diferentes áreas. Entre eles, a VPEIC/FIOCRUZ falou sobre “Campus Virtual Fiocruz: integrando plataformas e redes educacionais”. A Universidade Federal do Pará apresentou o trabalho “Curso Especialização em Saúde da Família: desafios da EAD no contexto amazônico”. A Universidade Federal de Ouro Preto mostrou os resultados alcançados com o projeto “Produção de curso a distância: saúde da pessoa idosa na atenção primária”. A Universidade Federal de Santa Cruz apresentou o trabalho “Gestão de tutoria em um curso de especialização a distância” e a Universidade Federal de Alagoas, “Educação continuidade e a Estratégia Saúde da Família”, finalizando as exposições da mostra.

    A programação também incluiu 04 oficinas. A última foi conduzida pela professora Patrícia Smith, da Universidade Federal de Pernambuco, “Formação de Tutoria em EAD”. Patrícia apresentou propostas para a otimização do trabalho dos tutores que atuam na EAD e pontuou ações que são importantes para que o processo educacional seja consolidado de forma satisfatória.

    O I Educar ainda abriu espaço para alguns lançamentos. Entre eles, o aplicativo Estante UNA-SUS, que vai permitir um melhor aproveitamento do material produzido por todas as instituições que integram a Rede, e e-book II Relato de Experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015, organizado por Cristine Gusmão, Júlio Venâncio, Vildeane Borba, Carlos Oliveira, Edinalva Nascimento e Vinícius Oliveira.

    Antes, no dia 22 de novembro, quem chegou mais teve a oportunidade de participar do IV SABER na Melhor Idade. No último domingo, em frente ao segundo jardim da Praia de Boa Viagem, uma aulão de ginástica reuniu participantes do Encontro e um grupo de idosos que fazem parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco e Grupo SABER. Durante quase uma hora meia, dois professores de Educação Física comandaram as atividades, chamando a atenção para a importância do cuidar da saúde.

    O evento cumpriu o objetivo: promover a discussão, atualização e integração em educação a distância. O I Educar é uma iniciativa do Grupo SABER, da Universidade Federal de Pernambuco, com apoio da Secretaria Executiva da Rede UNA-SUS e da Prefeitura da cidade do Recife.