Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

O Grande 1 Mandamento: Descubra o Primeiro Comando dos Homens (Estudo Completo)


Estamos vivenciando um momento único na história da sociedade brasileira, marcado pela crescente popularização de telenovelas, filmes e programas de TV que retratam temas como violência, morte e organização criminosa. Nesse contexto, o Primeiro Comando da Capital (PCC) se tornou uma das figuras mais temidas do cenário nacional. Em nosso estudo, focaremos no Primeiro Comando dos Homens – antecessor do PCC – e em seu primeiro mandamento: "Ordem é que é vida, desordem é que é morte".

Desde a década de 70, quando foi fundado por Marcos Willians Her ck, o Primeiro Comando dos Homens começou a ganhar notoriedade por meio de ataques e assassinatos de policiais, rivalizando ainda com outras facções de São Paulo e periferia do estado. Mas qual foi o início de tudo essa violência e como regra fundamental esses indivíduos foram baseados no conceito de Segurança Pública? Vamos mergulhar nesse estudo contundente.

A Origem do Primeiro Comando dos Homens

O Primeiro Comando dos Homens nasceu em 1979, no presídio de Presidente Venceslau, São Paulo. Mais de 40 reclusos liderados por Marcos Willians Her ck começaram a organizar uma estrutura para lutar contra a opressão policial. Her ck forjou uma ideia de “Construir a Sociedade” e que policiais que ladrão não poderiam coexistir de forma razoável, que implicava de fazer lei. Acreditava firmemente que a legalidade era uma prisão e verdadeira justitia começando no lado das ruas, onde se verificava ainda em nossos dias, violência policial. Esse era um dos motores da organização. A ideia era que soubessem que iriam continuar de dentro da cadeia a lutar, sobretudo a lutar, para desmistificar a realidade no país de então. Inicialmente tinha muitos apoios, até que a estrutura começou se fragmentar por desentendimentos interno.

O Primeiro Mandamento: "Ordem é que é vida, desordem é que é morte"

A partir da fundação do Primeiro Comando dos Homens, sua estrutura se espalhou por diversas unidades prisionais em todo o estado de São Paulo e outras cidades. Seus limites começaram a expandir, e em 1980, a organização já tinha 400 reclusos empregados e exercendo poder. Uma das coisas mais peculiares delas era quanto a disciplina e respeito criado, e, desde a extrema crueldade interna, mais ainda porque existiam preceitos que nunca podiam ser ultrapassados. A ordem era primordial, e além de tudo isso, eles decretavam o que era da sua responsabilidade da regra para viver. Comanda os 33 mandamentos e, através disso, foi que eles criaram em 1979 seus primeiros 12 mandamentos. E a primeira de todas é "Ordem é que é vida, desordem é que é morte". Isso é baseado e fortemente promove a exaltação dos conceitos de liberdade e morte, um verdadeiro impulso para quebrar todas as fronteiras. Vamos explicar melhor!

Importância dos Mandamentos no Primeiro Comando dos Homens

Os mandamentos são a base da filosofia do Primeiro Comando dos Homens, e são uma espécie de código de conduta para os membros da organização. Mas qual seria o objetivo exatamente que estão pretendendo chegar se tudo isso? E o que liga a ordem com a morte e a vida? Vamos entender a origem do Primeiro Comando, porém antes.

A partir de 1984, pelo primeiro de de vários inquéritos criminais que eram instaurados contra os membros do grupo, houve, geralmente, estabelecido sua existência no país como organização criminosa. E, como um padrão para começar, o grupo apenas, de tal forma simples, estabelecido como força. E, daqui em diante, o nível de terror que o PCC chegou ser era inesquecível para a sociedade. Em sequência dos inquéritos, em 1984 foi daí que inunciou o Conselheiros e "Princípios " do 1º comando dos homens. Seus membros vão comandado uma regra para mudar a sociedade de forma exponencial, tanto foi que teve membros prisioneiros em mais de dezenas de unidades penitenciárias em todo o Brasil onde muitos dos outros mandamentos foram "exportados". Além disso, seus estatutos são baseados em preceitos religiosos, como o Código Bíblico do Antigo Testamento. Isso tudo caracteriza uma visão da moralidade mais próxima do ponto de vista religioso, que, por definição, já configura uma forma de credo.

Os 33 Mandamentos do Primeiro Comando dos Homens

Segue abaixo os 12 Mandamentos determinados até os primeiros momentos e Manda e cumprimento. Os Mandamentos onde conhecemos bem alguns princípios.

Mandamento 1.Ordem é que é vida. Desordem é morte.

Bem simples como tudo que começou aos princípios da sua origem foi trazer um pouco de ordem e, por sua vez, exaltar a idéia na vida e consequentemente a vida com a morte. De fato mais comum nesse mundo é comandar o que na verdade é uma idéia mais do gênero político, filosófico já tanto de que representa na tese já que é muito bem citada a filosofia do seu fundador como algo voltado aos males para a sociedade, mas a idéia que é, portanto por isso que ele é muito popular.

Origens da ordem do Crime

Para entender por que a "ordem é vida" é tão importante para o Primeiro Comando dos Homens necessitamos também entender o ambiente político em que se formou a organização e a visão que os seus fundadores tinham sobre o sistema de justiça no Brasil.

Nas décadas de 60 e 70, o Brasil passou por um período de intensas violências, agressões e assassinatos. Nos presídios, a situação se tornou ainda mais crítica, com mortes em ambientes fechados, torturas e exploração sexual e física. As administrações da época adotaram uma política de reprimir os presídios por meio da força, transformando os locais em verdadeiras "gordas carnes" do sacrifício. Isto determinou em cada prisioneiro uma outra desconfiança à direita, eles passaram a acreditar mais que outro do que as outras forças existentes nas prisões sendo a ordem essa tudo pela sua natureza a princípio foi feita a ordenação dos crimes ordenados em algumas prisões que existiam e passou também a usar as vias de policiamento ainda nas suas “linhas dos campos “ de hoje em dia. Com toda essa ordem, poder se dava não só a imparidade no lado, mas a inconstância que era necessária para sobreviver.

Conclusão

Com mais de 100 anos de história, o Primeiro Comando dos Homens e sua filosofia têm se mantido atualizados para os tempos atuais da sociedade. Iniciantes, seu objetivo é mudar a forma de coexistência e visão bem além de sua missão de ser uma força coercitiva feita em sua estrutura de força nessa favela de guerra que agora as ruas trazem, com seu mandamento é viver no mínimo.

Frequentes Perguntas

  • Quando foi o Primeiro Comando dos Homens criado? O Primeiro Comando foi criado em 1979 no presídio de Presidente Venceslau, São Paulo.

  • Quem fundou o Primeiro Comando dos Homens? O Primeiro Comando dos Homens foi fundado por Marcos Willians Her ck.

  • Quantos mandamentos o Primeiro Comando dos Homens possui? Existem 33 mandamentos do Primeiro Comando dos Homens.

  • O que é o Primeiro Mandamento? O Primeiro Mandamento do Primeiro Comando dos Homens é "Ordem é que é vida. Desordem é morte."

  • O Primeiro Comando dos Homens é uma organização criminosa? O Primeiro Comando dos Homens é uma organização criminosa reconhecida por investigações.

  • Quando o Primeiro Comando dos Homens se espalhou pelas unidades penitenciárias? Em 1980, a organização do Primeiro Comando dos Homens já tinha 400 reclusos empregados e exercendo poder.

Referências

  • [1] Wikipedia
  • [2] Dicionário
  • [3] Diário de Noticias de São Paulo
  • [4] Portal G1

Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.