MPIE

Mostra Prática de Informática na Educação (MPIE)

A MPIE busca criar um ambiente participativo para a discussão de aspectos acadêmicos e educacionais associados à Informática na Educação. A Mostra visa apresentar e discutir tanto as práticas adotadas em sala de aula como também os softwares que possam ser utilizados para este fim. Deste modo, a MPIE objetiva contribuir com o desafio de levar a Informática na Educação para a prática nas salas de aulas presenciais ou virtuais. Para tanto estão previstas duas trilhas, uma para demonstração de software e outra para seu uso em práticas de ensino e de aprendizagem.

Coordenadores:

José Aires de Castro Filho (UFC) – aires@virtual.ufc.br
Dennys Leite Maia (UFRN) – dennys@imd.ufrn.br
Juscileide Braga de Castro (UFC) – juscileide@virtual.ufc.br
Raquel Santiago Freire (UFC) – freire@virtual.ufc.br

SUBMISSÃO E SELEÇÃO

As submissões de artigos para o MPIE 2017 devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos PDF, através do sistema JEMS. Como o processo de revisão será anônimo, os autores devem omitir quaisquer informações que possam identificá-los no artigo. Trabalhos que não seguirem esta recomendação serão automaticamente excluídos do processo de revisão.
Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo para publicação de artigos da (SBC). Algumas normas adicionais devem ser observadas:

  • os artigos completos deverão ter até 04 (quatro) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro periódico;
  • cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados.
  • na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados);
  • caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
  • os trabalhos devem possuir uma seção que descreva a metodologia científica empregada no trabalho;
  • os trabalhos devem possuir uma seção de análise dos resultados, ressaltando as contribuições tecnológicas para o ensino/aprendizagem;
  • recomenda-se fortemente a referência a trabalhos publicados em edições da RBIE e/ou anais do WIE e SBIE, cujos acervos de artigos podem ser consultados livremente aqui;
  • idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol;
  • as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;
  • a seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do CBIE/WIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.

Sugerimos aos autores que desejam apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula e para aqueles autores ainda pouco familiarizados com a publicação de trabalhos científicos, a divisão do texto nos seguintes tópicos:

INTRODUÇÃO: visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.

  • MÉTODOS: como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO: descrição e discussão dos resultados obtidos.
  • CONCLUSÕES: a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.

DATAS IMPORTANTES

  • Data limite para submissão de artigos: 26 de junho de 2017 15 de julho (nova data) de 2017 até às 23h59min
  • Notificação de aceitação de artigos: 31 de julho de 2017
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos: 15 de agosto de 2017
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 15 de setembro de 2017

TRILHAS (MPIE)

TRILHA 1: Demonstração de Software educativo

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles

  • Simulações
  • Animações
  • Jogos educativos
  • Exercício e prática
  • Programação

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

TRILHA 2: Uso de softwares em práticas de ensino e de aprendizagem

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles

  • Paradigmas de aprendizagem e suas implicações para o uso de software educativos teóricas e estratégias sobre a formação de educadores para o uso das TDIC;
  • novos cenários de formação para a educação digital;
  • experiências com o uso das TDIC e novas abordagens de formação;
  • redes sociais e comunidades online na formação de educadores;
  • web 2.0 e a formação docente;
  • letramento digital e desenvolvimento profissional;
  • tecnologias e plataformas de apoio à formação;
  • tecnologias móveis e mobile learning na formação;

SUBMISSÃO DE TRABALHOS