HACKATHON

Novidade no SABIO!

 

Este ano, algo bastante difundido na Engenharia Biomédica será posto à prova em formato concurso.

Dessa forma, a proposta do SABIO para o Hackathon é estimular a harmonia entre diferentes áreas do conhecimento, uma vez que nós acreditamos que desafios reais são solucionados através de uma correlação entre múltiplas visões de mundo, interdisciplinaridades e o culto ao pluralismo de ideias; e dentro de uma empresa isso não se faz diferente. Uma sociedade desenvolvedora deste “holismo” fomenta a evolução criativa de um “todo” em detrimento à soma de suas partes.

O Hackathon SABIO vem com uma proposta diferente ao Hackathon tradicional, cuja premissa é a programação e desenvolvimento de algoritmos, projetos de software e hardware, entre hackers, durante um espaço de tempo pré-determinado, a fim de buscar soluções inovadoras. Nosso objetivo é englobar estudantes de diversas áreas do conhecimento, e que as equipes sejam, também, compostas desta maneira. Você não precisa, necessariamente, saber programar, tampouco ser o mestre dos designs; basta ter uma mente criativa e pensar fora da caixa. Seja você de computação, engenharias em geral, design, economia, ciências humanas, etc., será muito bem-vindo ao Hackathon SABIO e terá muito o que somar ao Concurso.

Uma empresa, aliás, faz-se com profissionais de diversos setores, não? Em que buscam-se, uns aos outros, preencherem suas lacunas. E diante disso proporemos um desafio real, em parceria com uma empresa real, para simularmos os setores desta empresa no Concurso.

Os prêmios serão dados às três melhores equipes, e a ordem de “magnitude” do prêmio será, obviamente, começando do terceiro lugar até chegar à equipe campeã, a qual receberá o maior prêmio e o título de 1ª campeã do Hackathon SABIO.

PREMIAÇÃO

As equipes desenvolverão um projeto baseado na temática: “Os males da ciência em segundo plano: como acelerar o movimento de inovação em saúde no Brasil?”, e ao final do concurso apresentarão em formato pitch para o júri. Após avaliação, será divulgada a equipe campeã, seguida do vice e do terceiro colocado.

APOIO DO SEBRAE!

PRIMEIRO LUGAR

A equipe campeã terá a oportunidade de realizar o Workshop de imersão Bootcamp: Empreendedorismo em ação, oferecido pelo SEBRAE, em parceria com o SABIO. Diante disso, o objetivo do workshop será apresentar conceitos, ferramentas e criar um ambiente que permita aos participantes desenvolverem suas ideias e projetos da criação até a execução, contribuindo de forma mais inteligente e segura. Serão realizadas atividades práticas que desenvolverão o aprendizado através da “mão na massa”. Cujos temas abordados são:

Mindset Empreendedor
Cliente e Mercado
Problema e Solução
Prototipagem e Mínimo Produto Viável
Canais, Vendas e Modelos Financeiros
Lean Canvas
Storytelling
Pitch

CARGA HORÁRIA: 24 horas

Além desta oportunidade única de imersão, a equipe campeã ganhará uma mentoria de 4 meses, de setembro a dezembro de 2019, através da FOZ – Centro de Inovação em Saúde e Educação – cujo escopo é fomentar empreendedorismo a inovação nas áreas de saúde e educação.

O projeto campeão poderá, ainda, ganhar um possível desenvolvimento de pesquisa científica mediante o IMIP e FPS – Neste caso, será feita uma avaliação prévia do projeto para concluir se este tem fit com as linhas de pesquisa do IMIP/FPS.

É tanto prêmio massa que a vontade de ser campeão é grande, né? Mas relaxa, o segundo lugar não sai perdendo, pois cada integrante da equipe vice-campeã ganhará uma oficina do catálogo do SEBRAE à sua escolha. E as opções são várias, então lá vai:

SEGUNDA LUGAR:

  1. Modelando a proposta de valor do seu negócio
  2. Como inserir sua empresa em marketplace
  3. Propósito: O que você precisa saber antes de abrir o seu negócio?
  4. Persona: Entenda o seu ciente e aumente seus lucros
  5. Pitch: Como vender seu negócio?
  6. Prototipagem: Transforme ideias em produtos
  7. Storytelling: Venda mais contando boas histórias
  8. Lean Canvas na prática
  9. Mapa de empatia: Como seu cliente pensa
  10. Estratégia de marketing digital
  11. Como anunciar no facebook e instagram
  12. Whatsapp business
  13. Instagram para negócios

A equipe que ficar em terceiro lugar ganhará um prêmio que será divulgado mais pra frente.

As equipes serão avaliadas por uma comissão, o júri, o qual será composto por um número ímpar de integrantes
especializados que não tiveram nenhum contato ou relação com as equipes e seus projetos durante as horas de desenvolvimento. O critério a ser utilizado pelo júri segue o regulamento que será postado nos próximos dias, não obstante um resumo pode ser visto na tabela a seguir:

Tá esperando o quê? Separa o laptop, reúne seus amigos e corre pra se inscrever. O Hackathon SABIO será realizado no último dia do evento, 23/08, das 9 às 18 horas. As vagas são limitadas em até 5 equipes de, no máximo, 6 integrantes.

Corre!

Inscrições