PALESTRANTES

Aplicações e Tecnologias em Engenharia Biomédica

Rodrigo Elia Assad

09:00 | 21/08

Rodrigo Elia Assad

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Mestrado em Ciência da computação pela UFPE na área de Segurança de Sistemas. Possui doutorado pela UFPE na área de Segurança, com enfoque na área de segurança no desenvolvimento de software. É Membro do OWASP – Open Web Application Security Project, diretor de pesquisa e inovação da IKEWAI e fundador da USTO.RE empresa especializada em armazenamento de dados em nuvem. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, segurança e performance, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, tecnologia da informação, performance e máquina virtual, segurança de aplicações e de ambientes e computação nas nuvens

O Profº Rodrigo é quem abrirá o Simpósio na quarta-feira discutindo acerca de “Smart Cities” e a Internet das coisas.

LATTES

Jogos Sérios e Realidade Aumentada

Marcelo de Vasconcellos

14:00 | 21/08

Marcelo de Vasconcellos

Designer gráfico, Chair do Workshop de Jogos e Saúde e professor na Fundação Oswaldo Cruz e na Universidade Estácio de Sá, Marcelo Simão de Vasconcellos realiza pesquisa e desenvolvimento de jogos analógicos e digitais para a saúde, focando em Comunicação e Saúde, Divulgação Científica, participação social, jogos sérios e jogos para desenvolvimento de políticas públicas.

O profº Marcelo introduzirá o tema “explorando as novas fronteiras da saúde” com todo seu conhecimento na área de design e jogos sérios.

LATTES

Agenda 2030 em Engenharia Biomédica

Ângela Maria P. Cruz

09:00 | 22/08

Ângela Maria P. Cruz

A professora Ângela, que já foi vice-reitora e reitora da UFRN e eleita, em 2016, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), se juntará a nosso time para palestrar sobre Agenda 2030 em Engenharia Biomédica. Além de ser membro da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é um nome de peso para falar dos avanços sociais que visam as necessidades das gerações futuras.

O avanço tecnológico, nesse viés, somado à demanda de saúde e bem estar, além das formas de promover seus avanços, serão temas bastante explorados no evento.

LATTES

Empreendedorismo Social

Enactus UFPE

14:00 | 22/08

Enactus UFPE

A Enactus é uma organização internacional, presente em 37 países, que tem como propósito inspirar jovens universitários a impactar positivamente a sociedade através do Empreendedorismo Social. Presente a quase 3 anos em Recife, a Enactus UFPE já desenvolveu 4 projetos, tendo como foco o empoderamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com membros de diversos cursos do Campus, o time desenvolve projetos sustentáveis e transforma a realidade de muitas comunidades ao redor da cidade.

A Enactus fará dupla com o professor José Gilson na palestra de Empreendedorismo Social no SABIO. Será uma ótima oportunidade pra conhecê-los e fomentar nossas lideranças do futuro. Não perde!

Empreendedorismo Social

José Gilson

14:00 | 22/08

Gilson Teixeira

Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Ciências da Computação (2010), mestrado em Engenharia de Produção (2005), especialização em Finanças (2014), graduação em Sistemas de Informação (2003). Tem experiência nas áreas de Administração e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Governança Corporativa de TI, Planejamento Estratégico Institucional e de SI/TI, Gerenciamento de Projetos e Processos, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação, Inovação e Empreendedorismo.

O professor Gilson dividirá a palestra sobre Empreendedorismo Social com a Enactus, uma organização internacional que atua através do empreendedorismo social e está presente em mais de 100 países. Na qual grupos de universitários se formam para solucionar problemas sociais em suas regiões de forma inovadora e autossustentável.

Juntos, vão trazer discussões acerca da atuação do jovem universitário no empreendedorismo de impacto social.

LATTES