Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

interpretação do artigo 287 do código penal brasileiro


Nossa equipe jurídica sempre se debruça sobre a complexidade do sistema jurídico brasileiro, procurando esclarecer de forma clara e acessível questões que poderiam gerar suspense para o objetivo final encontrando uma interpretação. Artigo 287 do Código Penal Brasileiro é um dos mais longos do código, cabendo a nós examinar as consequências já que nós estamos falando da obtenção indevida de documento particular, agora entenda como ele funciona.

O Que É Artigo 287 do Código Penal Brasileiro?

Esse artigo versa sobre obtenção indevida de documento particular. Nós entendemos que o documento particular é aquele que não compete publicar, mas poderá ser uma informação de caráter particular como declarações ou questionamentos que os devedores negam, contudo, apesar disso devedores devem apresentar as respectivas notas fiscais de toda a documentação. Têm como base os parágrafos em conjunto 1, 2 e 3 do Código Penal.

O cortejo histórico do CP considera que documentos que merecem proteção são aqueles estampados por meio de alguma autenticação oficial, sem a qual, não haverá elemento legal capaz de fazer o ato contábil validade jurídica. Tramos-se aqui com informações de alta qualidade requerentes na transmissão do sigilo, uma relação com fundamento legal impenetrável dentre quais pode estar contido informações de pagamento, cartas bancárias, contratos de consignação de bens, boletos e outros. Esses documentos não são assinados e nem tampouco criptografados, porque para isso são baseados, na construção das informações para os serviços de caixa, a prática de desempenho.

O Significado de Documentos Particulares de Segurança da Informação

O documento particular adotado pelo CP, sendo esta categoria se resume, de tal forma que toda pessoa pode entrar ao saber buscar seus dados, portanto, não temos nenhuma proteção. Nesta seção nós destacamos que documentos são particularmente necessários para desfazer nossas ações, é possível criar uma tela de segurança que imediatamente bloqueie. Exemplos incluem o e-mail. E são esses documentos que o CP indica em seus parágrafos. Em ressucesso, fica muito claro que vamos poder entrar em contato diretamente nas maiores editoras da mídia que as operações em meios sociais sejam feitas de forma legal.

Submissão ao CP: Parágrafos

O CP ao todo lista três formas de se cometer o delito previsto pelo artigo 287:

  1. Este é um fato em si mesmo, quando a pessoa realiza, de alguma maneira: de forma inadequada, parcial, clandestinamente ou contraventoriamente, ou mediante interposta pessoa, obtenção, da infração a forçar, dissimular, ocultar, apagar, toda e fezer e, ainda, e tentar, de forma contrária a uma infração qualquer prevista no CP.
  2. A outra forma em que o delito pode ocorrer anteriormente é por meio da obtenção fraudulenta.
  3. A terceira opção é a obtenção mediante suborno.

Consequências da Obtenção Indevida de Documento Particular

Nós entramos a seguir na terceira seção ao elaborar os efeitos produzidos pelo delito. Esta prática poderá ser grave, pode ser acusada de ser uma espécie de ação de roubo, que vai deixar na vítima muita estresse e transtornos como destruição de imagem pessoal e de respeitabilidade familiar.

Para estes indivíduos, nós utilizamos a advertência, o ressarcimento das perdas com o pagamento a título de justas demandas, a liberdade e o reatamento, nas hipóteses onde for requerida assistência a força material. Introduziamos em alguns casos a substituição para o processo de julgamento do ato criminoso, transformado em medida mais leve. De forma geral, pode a pessoa acusada, no limite, do delito de obter documentos particulares ter seu nome cancelado e liminarmente excluído do CPF.

Sugerida Pequisa Bibliográfica

Nos acordamos com as informações disponibilizadas abaixo, que são a base das opiniões expressadas em documentos oficiais pelo MEC e por outros organismos de caráter jurídico e de cunho legal.

  • Título: "Código de Defesa do Consumidor". Edição: R. Macrides e B. Rêgo. Editora Renovar Ltda.
  • Título: "Direito Administrativo. Teoria e Prática". Autor: Luiz Carlos Rebello. Editora Renovar.
  • Título: "Direito do Trabalho". Autor: Eduardo Simões. Editora Malhar Assessoria.
  • Título: "Princípios Básicos de Direito Civil". Artigo por: Marcelo Betti. Editorial Vitae Editor.
  • Título: "Modelo de Documentos Legais" Autor: Inácio Martins Junior. Editora Renovar Ltda.

Perguntas Frequentes

  • O que é documentação particular?
  • O que é artigo 287 do CP?
  • Por que o documento particular é protegido?
  • Como entender a obtenção indevida de documento particular?
  • A obtenção indevida de documento particular é grave?

Conclusão

Nossa equipe da área jurídica sempre tenta facilitar nossa tarefa utilizando de maneira própria do passado, contudo, mostraremos aqui o conteúdo exarado da norma legal no período de realização do presente, inclusive a realização, efetiva aplicação da norma legal do brasil à interpretação do artigo do código penal número 287. Mas ao verificar em um dado particular apenas fica claro que a suposta interpretação de crime de obtenção indevida de documentos particulares feita na seção acima pode ter paralisado o todo com suas interpretação ao momento.

Referências


Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.