Atualizado em
Hajduk Split versus Dínamo: Confronto Férreo no Futebol Croata
==============================
O Clássico que define a Croácia
Nós, fãs do futebol, sabemos como é intenso um clássico local. Mas, quando o Hajduk Split e o Dínamo de Zagrebe se enfrentam, é como se o destino dos dois principais times croatas estivesse em jogo. Conheça um pouco sobre esse fascinante confronto.
O Hajduk Split e o Dínamo de Zagrebe são, sem dúvida, os dois maiores rivais em um esporte que, em alguns momentos, chega a ser uma política. Nós, no Brasil, entendemos perfeitamente tal rivalidade, pois sabemos como é o clima quando dois principais times se enfrentam. Mas, na Croácia, tal confronto é muito mais do que um simples jogo de futebol.
O fato é que o futebol é, em algumas regiões, a vida daqueles que o praticam. Da perseguição nos campos até os gritos e alfinetes nos bastidores, tudo é previsto e preparado antes do jogo. Um confronto extremamente nervoso que terminou com o empate de 3 a 0 do Hajduk. Diferente do jogo anterior na cidade de Motril, na espanha - onde o Hajduk saiu vitorioso, ficou sabendo que o empate na partida anterior da segunda jornada do Dínamo motivou o a preparação para enfrentar um dos melhores times do país.
No início
O primeiro grande confronto entre Hajduk e Dínamo data de 1926, no estádio Maksimir. Nesse dia, os albiceleste saíram vitoriosos por 4 a 0, o que já está cada vez mais perto de mais de 40 jogos. O rancor e torrência nos relatos de fadistas de diferentes coluna falam de um jogos mais violento. De vinganças implacáveis até uns insultos, na verdade todos usaram a coroa.
No entanto, não podemos esquecer que, à época, os jogadores eram os verdadeiros artistas do esporte. Além disso, havia uma desunião generalizada e uma amargura que se refletia em campo. Mas, nos últimos dois séculos, a áspera confronto gerada deixa bem claro que algumas das suspeitas na cidade de Zagrebe os leva com muito mais força.
Hoje em Dia
Com o passar do anos, esse confronto deixa claro que um jogo de intensidade e emoção, cada vez mais aumentando, todos, realmente querem ganhar do outro jogador, na verdade seja em um estádio misterioso ou um país londrino.
Com a popularização do futebol, essa rivalidade ganhou de mais, ainda com um clássico do que realmente merece o nome de Clássicos do futebol croata. O confronto entre Hajduk e Dínamo, embora tenha sua importância, é apenas uma das muitas rivalidades que acontecem em todo o mundo. Mas, nesse caso, há algo mais que realmente explica as nuances de um jogo mais que um simples confronto seja chamado de clássicos.
Um fato interessante é que o Hajduk e o Dínamo de Zagrebe tem uma rivalidade histórica que se estende não só para esporte, mas também por questões políticas. No entanto, quando se fala de rivalidade, pensamos em cor, em fãs e, claro, na torcida que senta no estádio em tempos de jogo de meio tempo.
Algo além da Rivalidade
Esse confronto entre Hajduk e Dínamo tem uma história que vai muito além da rivalidade esportiva. É uma história que transcende as questões políticas da época, um jogo ao longo de vinte anos, quando, em tempos de final da segunda jornada da Croácia em Zagrebe um confronto entre clube comemorou vinte anos da imprensa socialista ao revelar a real saída por uma revoada de pássaros.
O fato é que o Hajduk e o Dínamo de Zagrebe são dois clubes que representam duas regiões diferentes da Croácia: os lagos Dalmácia e a cultura e um estilo único e inovador. Isso acaba por colocar os jogadores em áreas e culturas diferentes e, como resultado, faz com que o confronto seja mais uma Queda e mais que um único jogal mesmo emocionante.
Com essas características em mente, é normal esquecer que a intensidade desse confronto é muito mais do que uma simples rivalidade esportiva. É uma questão de orgulho e respeito, de uma herança cultural e de um fascínio pela história de um clube.
Agora, é imprescindível conhecermos melhor os clubes que se enfrentam em jogo tão peculiar. É preciso compreender o significado de vencer ou perder, a dor de uma derrota e o prazer de uma vitória.
O Hajduk Split
O Hajduk Split é um clube croata sediado em Split, um dos principais centros culturais da Croácia. Fundado em 1911, o Hajduk é um dos clubes mais antigos da Croácia. O time é conhecido por sua marca tradicional vermelha e branca, com letras inspiradas nos escudos de navios piratas.
O Hajduk é famoso por suas vitórias incríveis, como a conquista da Copa da Croácia de 2016, que encerrou um jejum de 16 anos, em um jogo intenso em jogo no estádio Hrvatski vitezovi. Outro marcante é quando equipe ganhou as Olimpíadas pela melhor equipe da série, o time liderado por uma estrela futura pela Europa, Luka Modrić, que antes era reserva.
O Dínamo de Zagrebe
O Dínamo de Zagrebe, por outro lado, é um clube de futebol croata sediado na capital da Croácia, Zagrebe. Fundado em 1911, o Dínamo também é um dos clubes mais antigos da Croácia. A equipe é conhecida por sua paixão e tradições esportivas.
Um fato curioso sobre o Dínamo é o lema “Zagreb nascerá da vossa alma”, que visa mostrando a união de uma grande capital, é um lema atribuído os torcedores e os corações deram o bolo do clube, da sua primeira vitória sobre hajduk no estádio Maksimir.
Conclusão
O confronto entre Hajduk Split e Dínamo de Zagrebe representa a grande rivalidade esportiva da Croácia, um clássico que traz um fascinante mistério. Mas é preciso lembrar que essa comparação está muito além da rivalidade do jogo. É uma questão de orgulho e respeito, de uma herança cultural e de fascínio pela história dos clubes.
Com essa rivalidade, somos testemunhas de uma verdadeira paixão e emoção. E é exatamente isso que os fãs do Hajduk e do Dínamo, enquanto torcem e brigam em campo, irão, em seguida, se despedir da vida, mostrando nas manifestações em festas. Que, até lá, a emoção e a paixão torcer, ainda que seja pela razão da luta, ainda que seja pela razão da luta contuoso.
Perguntas Frequentes
- Qual é a razão da rivalidade entre Hajduk e Dínamo? A Conclusão das pessoas do nordeste, usando a linguagem portuguesa de lusofonia da formação do primeiro clube, ainda é mais influente na população da Croácia pela busca como o início do primeiro nome, mas muitos anos depois da formação de um Dínamo de Split tem, na sua torcida, ser uma das razões da sua paixão. Além disso, a presença nas cidades têm seminadas divisões, ao menos durante a tempestade entre o campeonato, o Hajduk ganhando um reino por mais 1º. mas o clube foi formada em Zagrebe. O Dínamo se formou em 1911 o Hajduck se formou no ano anterior.
- Como é um jogo entre Hajduk e Dínamo? Um jogo intenso e violento, com jogadores e torcedores envolvidos em um clima de rivalidade.
- Por que o Hajduk é mais tradicional do que o Dínamo? O Hajduk é considerado mais tradicional porque foi fundado alguns anos antes do Dínamo e é um dos clubes mais antigos da Croácia.
- Qual foi a última vitória do Hajduk contra o Dínamo? Em 2022, o Hajduk venceu o Dínamo por 3 a 0 na cidade de Motril, na Espanha.
Referências
- Página Oficial do Hjduk Split
- Wikipédia
- Blogue Futebol