Atualizado em
Detalhes sobre a Moeda Bolívia: História, Valor e Uso
Quando falamos de economia e moedas estrangeiras, é comum nos depararmos com peças que são conhecidas e amplamente utilizadas. No entanto, existe uma moeda que, apesar de estar em uso há décadas, ainda é considerada um enigma para muitos. A moeda Bolívia, também conhecida como Boliviano, é um dos componentes fundamentais da economia do país e tem uma rica história, um valor diversificado e um uso único em todo o mundo.
Qual é a Origem da Moeda Bolívia?
Para entender melhor sobre a moeda Bolívia, é fundamental que tragamos a memória ao ano de 1826, quando Bolívia conquistou sua independência do Império Espanhol. Durante os seus primeiros anos como país independente, foram utilizadas várias unidades monetárias de diferentes origens, como o real espanhol, até que foi decidido, oficialmente, criar a moeda Bolívia em 1864. Esse período foi marcado por uma série de acordos comerciais, que permitiram que a Bolívia tivesse seu próprio sistema financeiro e sua moeda própria, criando assim o Boliviano.
Como Evoluiu a Moeda Bolívia ao Longo dos Anos
Mesmo com a estabilidade econômica que foi alcançada, a moeda Bolívia desde os seus primórdios até a atualidade sempre cometeu-se a grandes flutuações, levando a algumas mudanças significativas. Um dos casos em que houve uma mudança significativa foi quando o país experimentou uma inflação galopante, chamada "Bancos Paralelos", que teve seu ápice em 1984 e começou com o sistema cambiário e o valor que o dólar americano tinha no país. Antes disso no ano de 1963, o Boliviano era fundido em pratas, entretanto essa situação foi interrompida e continuada até 1974, um ano antes a Bolívia era a única monarquia em todo o hemisfério ocidental.
Características e Variáveis do Valores Bolívia
A moeda Bolívia até o presente momento é subdividida em 100 centavos e seu valor presente até em diversas moedas, como o dólar de EUA e o euro, para poder efetuar compras e pagamentos internacionais. Seu valor de acordo com os últimos dados é de aproximadamente R$ 4,12/USD 0,96
Fatores que Produzem Variações no Valor do Boliviano
Embora o valor da moeda Bolívia tenha sido duramente afetado ao longo da história, um dos principais fatores da grande incerteza que roda em torno do seu valor é devida à qualidade dos partidos políticos, como por exemplo em 2019, já em seu ultimo ano como presidente, o Ex-presidente Evo Morales assegurava prever o valor do Boliviano até 2029. Com essas variações se deve às que é conhecida como "Crise econômica".
Uso da Moeda Bolívia no Mundo
A economia da moeda Bolívia é amplamente utilizada em praticamente todos os países importantes em todo o mundo. Sua aceitação, no entanto, até mesmo assim requer muitos pré-requisitos e é tratado como uma moeda de risco. Ele é também amplamente aceito em locais turísticos e em hotéis internacionais. Embora o valor da moeda Bolívia caiu drasticamente devido a uma flutuação cambial, ainda é muito amplamente utilizado em toda a região da América do Sul.
O Futuro da Moeda Bolívia
Apesar de inúmeras mudanças se operar no país, poucos questionam a sua continuidade e afirma que é sem dúvida um grande ganho em sua estabilidade. No entanto como a moeda Bolívia nunca esteve tão divulgada em todo o mundo o que mais trazem dúvida é sobre a diversidade dos produtores de Boliviano no país devido à sua atividade de serem conhecidos como "Bancos de Segurança", sobretudo devido ao fato de aceitarem compras com moedas de dezenas de países.