Buscar
×

O que é Potenciometria: Conceitos Básicos e Aplicações em Engenharia.

Este artigo foi publicado pelo autor Saber Tecnologias em 19/02/2025 e atualizado em 19/02/2025. Encontra-se na categoria Artigos.

=============================================

Nos últimos anos, vemos uma grande evolução tecnológica e inovação em áreas como tecnologia de precisão, automação industrial e eletrônica. Além disso, estamos aproveitando outros conceitos físicos e matemáticos para ajudar com estas interações. Experimentamos, portanto, o que é a potenciometria? Precisamos entender quais são seus princípios fundamentais.

Conceitos Básicos da Potenciometria

A potenciometria é uma ciência que lida com a medida e obtenção de tensões e correntes elétricas provocadas pela eletrólise ou oxidação de espécies eletrônicas presentes em equipamentos como baterias, pilhas e motores elétricos. Além de conhecidas ferramentas como baterias, pilhas e transmissores de torção, a potenciometria é a eletrônica básica, e implica a medida da eletrólise de mecanismos encontrados neles, para utilizar correntes elétricas como medidas de controle e de medição; tanto em equipamentos portáteis quanto em equipamentos industriais.

Cada dispositivo sempre tenta variar sua saída em termos indutoros, envolvendo correntes elétricas para transferir ou receber, resultando em energia dissipada em componentes específicos dos circuitos. A potenciometria consiste de um campo elétrico controlável usando condutores como materiais macios e outros para medir a eletricidade de circuitos eletrônicos. Além disso, entendemos claramente como um capacitor e uma resistência elétrica definida são conectados em circuitos da eletrônica que consistem em componentes passivos, reativa e resistivos.

Componentes Básicos da Potenciometria

Nossa apreensão da potenciometria será completa quando entendemos como funciona uma varistor, um releitor de componentes microeletrônicos (a potência), com uma resistência e circuito interno que realiza a conversão eficiente entre elas. A eletricidade condutiva é transferência de energia desde a fonte para o circuito e é capturada através do transmissor. Se a corrente elétrica que queremos capturar é muito intensa, podemos adicionar seminarcôides compostos por vidro e metal ou outros materiais isolantes, juntamente a diodos adicionais para uma maior eficiência na transformação como parte dos circuitos da nossa eletrônica. Na potenciometria operativa, a eletricidade que nos daria a corrente eficiente é alterada por cada componente, pois o terminal é conectado à interface da interface de entrada da nossa rede.

Tipos de Potenciometria

A escolha do método de potenciometria mais adequado para o nosso projeto dependerá das características da aplicação, com a potenciometria de corrente mais útil quando o objetivo é medir correntes até 10 A, enquanto a potenciometria de tensão é mais adequada para aplicativos que envolvem a medição de tensões de instrumentos, eletrônica, conversão de energia, controle, entre outros. Além disso, também existem tipos de potenciometria transbordante, transferindo corrente para uma aplicação em diversas formas, equipamentos e outros, implementando eletrônica dinâmica. Uma das características é que, por exemplo, se o monitor ou equiplamento elétrico for conectado à uma série de conversão e outros componentes em um aparelho termofusível, uma saída dessas aplicações pode ser ajustada com uma tensão de rede, produzindo uma saída por meio de outro equipamento diferente de seu tipo da potenciometria.

Vantagens da Potenciometria

Como é possível extrair resistência e potação do circuito de potenciometria apenas com resistência e diodos e outros dispositivos passivos, a potenciometria proporciona condições de invenção extremamente práticas para possíveis aplicações tecnológicas nos modernos e sofisticados equipamentos eletrônicos, tornando a eletrônica reativa em conjunto com uma solução de tecnologia para qualquer tipo de engenharia. Além disso, essa tecnologia fornece precisão para um aparato, garantindo uma largura e resistência adequada que conduzirá uma solução exata, sempre com a chance de atingir algum um nível de potencial e controle de aplicação. Exemplos incluem instrumentos ópticos, controladores de vidro, microcircuito de eletrônica.

Aplicações da Potenciometria

Além de seus componentes e tipos, a potenciometria tem muitas aplicações diferentes na indústria. Ela ajuda em um controle de unidades, transformação de frequência e potência, e é encontrada em outros equipamentos. A ele é mais fácil para que consigamos alterar controles dielétricos, gerenciamento de eletrônica em qualquer nível, com a ideia de que a energia é dissipada em cada processo por meio dos circuitos e nos equipamentos eletrônicos e alguns tipos de componentes de aplicação. Algumas dessas aplicações incluem:

Desvantagens da Potenciometria

Embora a potenciometria tenha uma série de vantagens extremamente úteis para as aplicações em diversas áreas e na indústria, a ele existe também alguns desvantes. Além disso, o equipamento e dispositivos com componentes, tipos de potenciometria devem possuir unidades de referência para poder realizam corretas medições de valores. Além de informações sobre o produto fabricante ou do usuário, um problema que precisamos levantar é a natureza de precisão da tomada de medidas do uso a eletrônica e equipamentos. Por exemplo, existe uma diferença específica nos equipamentos para baterias e eletrolisadores. Aplicações que dependem desta medição devem testar a repetibilidade, a precisão da medição, exatidão e medidas de tensão utilizando padrões de referência.

Conclusão

A potenciometria básica, seu conceitos, tipos e aplicação em diversas reas, tem sido o foco da nossa explicação acima. Ademais, realizamos, de forma detalhada, a descrição da eletrônica, transmissores de termografia, os equipamentos básicos da eletrônica utilizados na potenciometria e diversos aplicativos relevantes da nossa ciência. Com isso, concluímos da existência da ciência que estuda a medição da corrente e tensão do seu aplicativo com base em eletrônica, de equipamentos e de componentes para realizar e transformar as correntes entre unidades adequadas sobre a base de termocircuito. No outro lado, se analisarmos com outro estilo de pensamento, concluímos e fazemos com que o conceito de uma corrente constante é alcançado, considerando a eletrônica e outros temas de aplicação de cada equipamento eletrônico que nos satisfaz da transformação correta da corrente exigida do nosso caso.

FAQ

P: O que é a potenciometria?

R.: A potenciometria é o estudo da medição de correntes elétricas transformadas em tensões, utilizando o eletrônico e ao componente, garantindo a tecnologia da corrente que estamos discutindo acima.

P: Em que aplicações a potenciometria é utilizada?

R.: Há, entre outras aplicações que a potenciometria é utilizada em:

Referências

================


Deixe um comentário