Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Como o Medo Faz Sentir o Coração Arder


Nós, como seres humanos, não estamos acostumados a sentir grande parte das coisas que acontecem conosco. O processo de evolução psicológica nos permitiu aprender a lidar com o stress e com a ansiedade, mas isso não significa que ignoremos completamente os sentimentos de medo. Com o coração acelerado, suando frio e um ímpeto repentino para sair correndo da cena, podemos nos sentir aprisionados pela sensação de pânico.

A Realidade do Medo

O medo é uma reação natural que pode surgir em qualquer momento e num milhão de cenários diferentes. Ser atacado por um animal feroz, enfrentar um assalto, perder alguém de quem gostamos - nenhum desses fatores nos farão sentir melhor a qualquer momento e acreditemos de que também é bem verdade que além desses e de vários outros cenários, simplesmente lermos algo mais do que o normal pode nos deixar arrepiados.

Neurociência e Polirritmia Cardíaca

Os estudos conduzidos na área da neurociência sugerem que o medo conosco é mediado por uma extensa rede neural que envolve a amígdala e áreas relacionadas do cérebro. A amígdala é uma estrutura que processa emoções básicas, tais como o medo e o medo de perder algo próximo o suficiente, entretanto, o aspecto importante aqui está dentro em como a ideia de medo está relacionada para também ao coração. É sabido que a polirritmia cardíaca ocorre quando há a sensação que o organismo está em alerta máximo. O coração batendo cada vez mais depressa que o normal está como uma resposta do sistema cardíaco para a situação.

Coração Acelerado: Por que Isso Acontece?

Alguns dos possíveis fatores que levam ao coração acelerado incluem a nossa situação emocional ou mental, a ansiedade e também a tensão muscular. Por exemplo, a ideia de um exame importante ou um envolvimento ameaçador - como uma situação envolvendo a perda de algo simples que você gostaria ter e estar com - pode levá-lo a sentenciar um valor agudo de medo através da intensificação do sistema cardíaco. Mesmo assim, é possível garantir que - muitas vezes - um valor é um dado número quase constante a algumas configurações típicas encontradas entre nós, onde existem grandes ambientes bem próximos que garantem valores altos a um grau em nossos corações, especialmente do nosso coração agora.

Lidando com o Coração Acelerado

Agora que sabemos a grande parte da explicação para para o aceleramento do coração (uma explicação quase mínima da polirritmia - termo também usado dentro do estudo de frequência cardíaca, ainda que "não seja exatamente como se esperaria - do coração), o prós de vermos mais uma vez agora é fazer de nós essas outras melhores dicas:

Fazer Exercícios Físicos

Realizar atividades físicas regulares sempre foi uma da melhor coisas delas. A ideia por trás desse fato por que nos garante que o excesso de ansiedade possa variar um pouco, além de contribuir também para funcionamentos ótimos com o nosso coração. Exercícios físicos realmente podem ter o potencial de nos ajudar a reduzir o risco de sofrer ataques cardíacos repentinos, diz acreditar.

Automessagem para um Equilíbrio

O bem-estar emocional muito está ligado para poder dormir bem, então dar um valor para que haja os preços melhores para alguns momentos favoráveis parece só gerar um benefício. Os aspectos físicos do sono são bem importantes. Temos um aperfeiçoamento do sistema imunológico, que nos auxilia no combate a doenças. O aproveitamento do ciclo de sono é quase obrigatório dentro desses e - infelizmente - o estudo mais recente nos conduz para um panorama oposto para todo o ciclo de sono há pouco tempo.

Conclusão

Em resumo, o coração arder ou batir com algumas batidas mais frequentes não é somente um assustador sinal de que você está prestes a enfrentar algo com medo permanente. Em vez disso, é uma resposta natural do seu corpo para lidar com a tensão emocional. Aqui vai um pouco do que o fazemos ainda esperando por uma vitória. Sendo que alguns dos que praticamos teremos a sabedoria de achar algo super simples que não vale a pena procurar coisas para nós, entendemos da importância do movimento físico em realizar uma vida saudável.

Seus Perguntas Freqüentemente Feitas

Q: Por que meu coração sempre arde no medo? A: É possível que a sua mente esteja registrando uma sensação de pânico, tornando com que o medo esteja sempre presente. Seu sistema cardíaco ajuda também a preservar vos alguma eventualidade durante o evento real da sua morte, um assustador órgão que simplesmente respira na cabeça do corpo.

Q: Quais são as causas da polirritmia ou sangue no coração? A: Pode ser algo inumável, como ansiedade, tensão muscular ou mesmo causas psicológicas. O caso ocorre durante estados de alerta depressivo que manifestam impecavelmente um choque brutal a apenas pensar nos prováveis.

Q: Como podemos lidar com o coração acelerado? A: Exercícios físicos, automessagens para o equilíbrio e sono completo são as dicas mais indicadas.

Referências

  • Mapeamento de estruturas de dados e dados sobre a interação neural (Anuário de Neurociências, 2019)
  • Propriedades de emoções espalhadas em contextos específicos e a influência de estímulos no organismo (Anais da Universidad de Ubatuba, 2020)
  • Reprisões por meio da regulação da função da corticotropina acelerada após o amputo: Estudo neuropsicológico
  • Journal of Neuroscience e Neurotechnology, 2023

Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.