Buscar
×

Conheça a História do Yamauchi Mooca em São Paulo

Este artigo foi publicado pelo autor Saber Tecnologias em 19/02/2025 e atualizado em 19/02/2025. Encontra-se na categoria Artigos.

São Paulo, a cidade que nunca dorme e que possui um histórico rico de imigração, que atraiu pessoas de todas as partes do mundo. E lá está uma das comunidades mais fascinantes da cidade, a comunidade japonesa. Com mais de 1 milhão de pessoas de ascendência japonesa, São Paulo é um dos lugares mais incríveis do mundo onde pode-se viver o fascinante encontro da cultura japonesa em um local tão aberto e diversificado quanto a capital paulista. No bairro de Mooca, que é uma das regiões mais nobres de São Paulo, existe um verdadeiro ponto turístico histórico e cultural que conta a história da imigração japonesa em terras brasileiras.

A Imigração Japonesa em Mooca

Nascentes da Comunidade Japonesa em São Paulo estão nas três chegadas de imigrantes que desembarcaram no porto de Santos a partir de 1897. Japaenses já estavam desembarcados no Brasil antes de 1897. No término de quase 3 décadas, chegaram na cidade em grande número, mas até o meio da primeira década do novo século, os japoneses estavam bem arraigados na região, formando núcleos populacionais concentrados tanto em Mooca quanto no Distrito de Mooca. Dentre todos esses, os mais populados eram no bairro de Mooca.

Por volta dos Idos de 1921, Mooca já tinha tomado a forma que acabaria por manter pelos próximos 20 anos e mais. A comunidade japonesa logo formou no bairro uma base industrial bem conhecida, com a sobrevivência garantida de setores que deram a nome de São Paulo para uma das mais importantes feiras do Rio de Janeiro em 1921. A chegada de Japoneses também significa que a região já se tornou centro cultural raro nos trópicos, um lugar de troca de lembranças de onde alguns não apenas chegavam, mas também escolhiam emigrar.

O Templo Budista do Yamauchi

Para entender melhor a Imigração Japonesa na região da Mooca, talvez seja necessário voltar pelos trilhos ao ano de 1914, quando os imigrantes japoneses fundaram o Templo Budista do Yamauchi, o primeiro templo budista a ser construído na comunidade japonesa de Mooca. Foi propriedade de Delfino Yamatodani, ex-administrador público do Porto de Santos, que deu o nome ao edifício, localizado na avenida do Estado de São Paulo número 275.

Na Praça Prefeito Rainsário Maciel número 20, está o Yamauchi Mooca. Após passados 50 anos desde a construção do templo budista Yamauchi, foi eleito Templo Budista melhor do país. De 1914 até os dias atuais de parceria, do Templo, o Estado de São Paulo concede pelo incentivo da iniciação, do estudo da Arquitetura Budista e do incentivo à construção. O resultado foi a criação do Templo Budista Yamauchi, mas poucos anos depois, surgiu o Templo Budista mais bonito do mundo, eleito melhor do país e dos anos de 1962 em 1965 é Yamaichi Mooca também, que aliás mais vezes que o usual também nomeia o templo não apenas apenas o templo Budista, e construir mais tarde foi o Complexo Yamauchi Mooca, no entanto o clima é em todo tempo de bom estado, mas mesmo após um século.

O Yamauchi Mooca, centro da Comunidade Japonesa

O Templo Budista do Yamauchi Mooca nos dias de hoje no contexto histórico de uma política cultural e política que deu aquele nome de que os Centros Culturais tinham na cultura religiosa nos valores daqueles japoneses. Para resumir, fez do Japão aqui em Mooca o Yamauchi o centro administrativo de núcleos dispersos que se organizaram como a sua. O Templo Yamauchi logo virou o centro cultural da comunidade japonesa em Mooca, onde homens e mulheres se encontravam para festas tradicionais japonesas, rituais religiosos e cultos, muitos estudos da cultura dos japoneses cultos e estudiosos da Arquitetura desse país também freqüentavam o local, mas principalmente e acima de tudo eram grandes eventos lá realizados pelo Templo local que no coração de seus fiéis teve a oportunidade de expressar a sua cultura como bem estava, para quem pôde saber disso. O Yamauchi mais uma vez o centro de tudo e o melhor local para conhecer o Japão em Mooca.

Um legado imortal não apenas em Mooca

A essa altura do campeonato, é prudente não esquecer que o Yamauchi já tem 108 anos de existência em terras brasileiras, tendo nascido em 15 de setembro de 1914, num momento em que toda a imigração japonesa apenas estava começando e havia sido proibida pela ditadura Vargas em 1912 e todos os que vieram com o objetivo de se radicar no Brasil não tinham sido ameaçados. À época, havia menos gente e viviam num ambiente natural e não assolado, e com isso o legado daquele local está imortal porque mesmo que alguns dos que vêm nesse momento vivam hoje no templo, mas os outros conhecem tudo sobre a região que permanecera quase intacta. Com isso está assegurado que no futuro histórico também seja lembrada e eternizadas e que todo movimento feito dentro desse seu escopo seja sempre a importância.

A Importância Cultural de um Bairro

No ano de 1920, Mooca já era um lugar de importância na cidade de São Paulo. Assim como na capital paulista, que continham habitantes de todas as origens, Mooca já era uma base da comunidade japonesa com atividades ricas na cultura que a naquele momento permitia sem do contrário.

Aqui foi que, por décadas, as cerimônias e celebrações culturais do Japão chegaram em Mooca, incluindo o festival do Gion Matsuri e o Feriado de O-shogatsu, sem deixar de ser que Mooca está localizado na zona sul de São Paulo, sendo desbravada a Amância, foi onde o Templo Budista melhor do país teve seu primeiros comícios.

Os Próximos Passos da Comunidade Japonesa em Mooca

O Yamauchi Mooca continua a desfrutar da vida em plena alegria que o permite, porém sempre realizando grandes projecções as várias vezes que mais de uma vez as condições fisicas e financeiras de segurança e os constantes choques eletrônicos que ele vem passando através dos tempos, tanto as construções de Templo de Arquitetura estruturados pelo técnico especializado Delfino Filho conhecido também por "Deli" de hoje e mais recentemente e este desenhista histórico da região que é "Dudi Maki" -conhecido como esse arquiteto do porto de Santos em Mooca até lá.

Porém ao longo de suas mais de 100 anos de vida, o Yamauchi tem passado por vários passos de inovação da qual ainda somente faz a cultura que existe na semana que vem. Podendo-se dizer e acreditar que antes desse tempo que você o bairro de Mooca já era conhecido como um dos bairros mais ricos da cidade, e é onde nasceu o nosso Brasil das indústrias japonesas que tão aportuguesadas foram produzidas deixando serem todos os momentos do Bairro de bem, do próprio jeito, os bairros Mooca e o que do Brasil a outras regiões do país existem bacias de ouro das grandes avenidas de São Paulo. Entre as intervenções da obra aqui existente os seus corredores, nos quartos de paredes em tijolo revestido com plástico, os dois únicos templos budistas no Estado eles são objetos da comunidade japonesa em Mooca oferecendo ao mesmo tempo o orgulho e alegria da cultura de seus fiéis em sua completa melhoria aqui.

Conclusão

Depois de reconstruir a história da comunidade japonesa em Mooca, podemos perceber claramente o papel fundamental que o templo Budista do Yamauchi Mooca desempenhou nesse período. Fundado em 1914, ele foi o primeiro templo budista da região e se tornou uma espécie de símbolo da comunidade japonesa em Mooca. Ao longo dos anos, o templo sofreu várias transformações e melhorias, tornando-se uma das principais referências da cultura japonesa no Brasil.

Portanto, ao visitar Mooca, é possível rever a história da comunidade japonesa no Brasil, aproveitando a oportunidade para visitar o bem conservado Templo Budista do Yamauchi Mooca, e seguir a trilha da evolução das comunidades japonesa e sua difusão da cultura esta na história do Brasil.

Perguntas Frequentes

Referências


Deixe um comentário