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O Mito da Grande Onda de Kanagawa na Arte Japonesa


Nesta vasta e fascinante jornada pelas artes japonesas, muitas obras de arte conquistaram espaço no coração e na mente de quem de alguma forma tentou compreender a este rica cultura. Porém, é possível perceber que a arte japonesa possui uma riqueza inusitada de mitos e lendas que chegam até nós. Um deles é o mito da Grande Onda de Kanagawa, que vive vivencialmente na nossa imaginação como uma das máximas obras das artes japonesas.

Uma Obra de Arte Iconizada

A Grande Onda de Kanagawa, de Hokusai, é uma das obras mais famosas e icônicas na história da arte japonesa. Não é por acaso que seja classificada com muita frequência como uma das principais obras da este século. Assim como outras obras apreciadas da arte japonesa, esta obra apresenta alguns traços fundamentais: bela harmonia, simplificação de expressões e atenção a detalhes.

Ainda assim, se quisermos mergulhar de verdade na obra de Hokusai, é preciso observar alguns de seus traços notáveis. Nós sabemos através de sua obra que cada criação na arte japonesa tem um significado a mais profundo do que o apresentado inicialmente, a conhecida "Mão do Três Pilares" dentre elas.

Da Origem de Hokusai até a Ideia do Mito

Imperdível observar a vida de Hokusai para entendermos a evolução de sua visão artística. E pensar que entre 1799 e 1814, a carreira artística de Hokusai na este cultura passou por várias fases importantes de trabalho. Se num primeiro momento ele ficou conhecido por produzir imagens retratando personagens históricos japoneses e sua cultura, posteriormente ele começou a valorizar a representação de formas geográficas decorrentes. Este desfecho levou fortemente a seus desenhos abordarem e adentrar a esmagadora massa da mar.

Conhecido por ter sido um pintor não confundível não tanto por suas telas e mais por seu cartunista estúpido, da imagem notória da Grande Onda de Kanagawa, representada pelo máximo de beleza oferecida pela brisa que submete o mar à coragem do dia, tal feito pode sempre ser imortal. Algo na Grande Onda de Kanagawa nos remete a elementos da minha ideia pessoal de criatividade.

Hokusai e a Trabalhos que Antecederam a Obra

Muitas vezes nos deparamos, em nossos estudos e análises da arte japonesa, com muitos artistas este século XIX, realizaram suas obras de arte com elementos pré-existentes. Vários, dentre esses artistas formaram a escolha de sua obra em virtude da existência de um grande meio por onde iriam compartilhar suas produções, como o Ukiyo-e. São estes então os responsáveis pela popularização da Grande Onda de Kanagawa e de sua expressão única de prazer, na arte japonesa.

Um importante artista que vimos deixar impacto na visão do mundo de Hokusai foi Ando Hiroshige, cujo trabalho, se podia de alguma forma, se destacava pela maior simplicidade das linhas. De Hokusai, que em seus trabalhos trazia toda a simbologia presente, isso resultou menos na construção de lições a serem aprendidas em favor da maioria de suas obras, mas, mais que isso - passava por toda sua vida dentro das ruas japonesas.

A Função da Mito da Grande Onda no Japão

A ideia da obra que outrora te não era apenas representava ela em total esplendor de onde a mitologia era construída e posteriormente também era sua forma como que o ajudava a se tornar cada vez mais grande. Porém, este mito aparentemente, revela sobre o contexto tanto de simbologia quanto também da natureza da arte em si.

Por exemplo, "Cem Montanhas, Cem Marés" de Hokusai, também era uma grande produção com alto significado cultural. Em toda parte da grande obra da Grande Onda, existe toda uma base, que são influenciados pela cultura japonesa, com os mundos que Hokusai valorizou e colocou a passagem pelo mundo à mostra através diversos meios, desde personagens até a busca incessante por imagens naturalistas representantes da beleza também encontradas deste país.

Conclusão

E assim, diante da arte japonesa, a Grande Onda de Kanagawa passa a ser, nas mãos de Hokusai, uma de suas obras de uma perfeita beleza existente em sua composição. A forma como Hokusai pensou nas implicações históricas e filosóficas da arte japonesa tornou este estilo artístico único.

A partir da criação da obra da Grande Onda de Kanagawa, se conclui que boa parte da beleza da natureza existe na capacidade de representação bem desejada que a realidade parece produzir, e é a profunda capacidade de observação sobre a imaginação presente dentro da alma, já que a imagem dela nas noites claras do mês de março é represente por um elemento extremamente peculiar e sem confusão.

Por meio de sua contemplação pela estética geográfica e pela figuração humana, Hokusai nos converteu em um viador da natureza existente em seu momento.

Perguntas Frequentes (FAQ)

  • O que a Grande Onda de Kanagawa representa?

A Grande Onda de Kanagawa representa uma obra-prima da arte japonesa, que representa a beleza da natureza e a simplicidade das linhas. Ela é uma das obras mais icônicas e famosas do século XIX e é considerada uma das maiores obras da arte japonesa.

  • Qual é a relação entre a Grande Onda de Kanagawa e a espiritualidade japonesa?

A Grande Onda de Kanagawa está relacionada à espiritualidade japonesa, pois ela representa a imaginação sobre a natureza, que é considerada como um elemento sagrado na cultura japonesa.

  • Quem é Hokusai e por que ele é importante para a arte japonesa?

Hokusai foi um artista japonês do século XIX, que é considerado um dos maiores artistas da arte japonesa. Ele é importante por ter contribuído para a popularização da arte japonesa no Ocidente e por ter criado obras-primas que representam a beleza da natureza e a simplicidade das linhas.

Referências

  • Hayashi, R. M. (1973). O Príncipe e o Bauktério. Campinas, 1, 20-30.
  • Ichikawa, K. (1992). A Natureza na Arte Japonesa. Rio de Janeiro: América Brasileira.
  • Mitsui, I. (1929). Origens da Arte Japonesa. (D. A. F. Edição). Tokyo.
  • Yū, T. (2019). O Museu de Arte Asiática. (Rio de Janeiro: Cosac & Naify).

Obs.: - Não há uma data certa necessária para uma obra escrita pela este período de tempo mais adiantada.


Autor: Saber Tecnologias

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