Atualizado em
Quando posso dar aula como licenciado: entenda os semestres necessários
Você imaginou que poderia começar a dar aulas após a conclusão do seu curso de licenciatura. Mas, talvez, suas dúvidas sejam sobre quando isso é possível. Nesse cenário, é comum questionamentos sobre os semestres necessários. Como profissionais da educação, sempre procuramos entender o caminho que leva ao nosso futuro profissional. Como dar aulas é uma das principais atividades que relacionamos à profissionalização do licenciado, entender estas exigências torna-se imprescindível.
O processo é longo, exigente, mas sem ele não se desenvolve o profissional qualificado capaz de responder às necessidades da sociedade. Nos últimos anos, em especial, a licença de instituição de ensino, que versa sobre semestres, se tornou uma grande preocupação para os recém-formados que desejam seguir suas vocações. Nesse contexto, nossa intenção aqui é explicar o que é preciso em termos de semestres para alguém com um curso já concluído de licenciatura poder dar aulas.
Regras sobre o exercício da profissão
A pergunta da hora, portanto, passa a respeito a análise acerca das exigências do número de semestres em cursos de licenciatura. Para responder rigorosamente à dúvida de quando você pode dar aula, é preciso compreender o que fornece o acesso ao exercício da atividade.
Seu curso de licenciatura deve ter sido aprovado pelo Ministério da Educação, para que você receba o registro da sua formação. As instituições de ensino acatam as regras de verificação de disciplinas e da carga horária do curso. O recomendado é verificar através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que, no seu item 64, explica as bases sobre acesso. O seu instituto emitiu o certificado de conclusão de seu processo de formação.
Dito isso, o panorama parece muito claro mas, longe disso, ainda é o começo da nossa indicação. Vejamos agora, quais são as formas em que essas instituições podem emitir o certificado. Existem instituições com mais credibilidade do que outras, claro que é melhor isso, mas continuaremos no âmbito de regularidade que é exigido por lei.
É necessário fazer o curso de mestrado?
Além de todos esses trâmites relacionados às conclusões da sua graduação, sua atenção se voltará, agora, para os cursos post-graduados de mestrado e doutorado. Sua preocupação é a respeito da solicitação da instituição que venha a procurar os serviços que você mesmo pretende prestar. Nesse sentido, passaremos pela análise da pergunta: é necessário concluir o curso de mestrado atestando sua aptidão para ministrar aulas.
Seguramente, alguns de vocês estarão pensando que se trata de se preparar de uma forma eficaz à toda exigência curricular com caráter pedagógico. Mas existem mais situações, e a única diferença major é que vocês decidam tomar determinadas atitudes futuras. Como assim?, está a pensar?
Imagine, por exemplo, o seu determinado semestre, em uma data que você prefere, de uma certa ou de outra forma, vai iniciar a sua preparação para a dissertação. Enquanto isso, você até pode estar muito animado, mas existe um ponto que a todos aflige: ser despedido, então você se pergunta, por que é melhor eu começar a ministrar aulas, justo agora?!
Se você concluiu o seu curso de mestrado, com média superior a sete. Isso só, significa que a licença foi deferida concedida a você e desde que tenha semestres de mestrado, portanto, na sua condição de graduado e de algum componente pedagógica satisfeita, você pode conduzir o ensino.
O Ministro de Educação apreciaria todo o processo de solicitação, concluindo que, depois da aprovação, você terá abertura das portas, e estarão disponíveis todas as oportunidades para lecionar, no campo da educação e da literatura em área que ministrará as aulas.
Conclusão
O ideal em planejamento é você parar, refletir e resolver por que ainda não deu a sua cara. Seu diploma em especial, não define, muito bem, todo o sentido, de qual vai ser sua oportunidade. É importante anotar que a certificação, como consequência, o certificado de atuação, é algo que é tão impressionante, sendo tanto abalizado à necessidade e ao interesse. Em última análise, lembre-se de ter, com sem tempo, de verificar, caso haja alguma dúvida – seja qual for – sobre o momento exato de iniciar seu processo. Não se esqueça também de orientar-se às unidades da sua área ou reforçando reinteração com recursos específicos.
Ficha Técnica
Dados principais
- Resumo: Esta página objetiva contribuir para resolver a maior dificuldade de encontrar como abordar os semestres necessários para exercer a profissão de professor licenciado.
- Dificuldade norteadora: Quais são e quais são a forma eles entram em vigor?
- Proposta básica: Esclarecer quais são os critérios da habilitação profissional exigidos por lei, as atribuições dos enunciados ditos em português e, depois de confirmada sua habilitação profissional, fazer uma pequena palestra no primeiro semestre.
- Palavras-chave: Ensino, exercício profissional, semestres necessários.
Perguntas Freqüentes
Quais são os semestres necessários para alguém com um curso de licenciatura totalmente concluído poder dar aulas? - Você está concluindo seu curso de licenciatura e já se sente capacitado para ministrar aulas. Em nosso artigo, as regras de exercício são explicadas, que se concentram na análise de quando você pode garantir sua profissão na área certa.
É necessário fazer o curso de mestrado após licenciatura para dar aulas? - Se concluiu o seu curso de mestrado, com média sólida, a sua licença passaria por deferência do Ministro da Educação. Em acordo, qualquer dos ombros também já possa conduzir o ensino.
Posso dar aulas após apenas alguns semestres? - O ideal em planejamento é você parar refletir, decidir por que ainda não teve a oportunidade de planejar melhor adequadamente os seus semestres. Seu diploma não define como tudo foi, no seu caso a opção pelo exercício.
Referências
LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Objetivando articular as diretrizes e bases gerais para todos nós em nosso Brasil, em virtude disso, definimos abordagem única com caráter legalmente como fato referencial sobre ações todas que afetam a nossa educação - O Ministro da Educação é o órgão central da administração federal direta do Brasil responsável pela coordenação e supervisão do ensino público na Federação brasileira.