Atualizado em
A Vizinhança do Barulho: Conhecendo as Causas e Consequências
Entramos em casa, exaustos do dia, apenas para ser enxovalidos por choros, gritos e roncos intenso. É assim que a maioria de nós vive em áreas metropolitanas ou em condomínios fechados. O barulho do vizinho se tornou uma constante em nossas vidas, e quem afirma que não é verdade está sendo teimoso. Aqui, vamos mergulhar nas causas e consequências do barulho nos espaços compartilhados, trazendo algumas soluções práticas para amenizar o drama.
Nossa rotina, cheia de si, deve mudar para que possamos começar a sonhar com a paz em nossos refúgios noturnos. Sempre pensamos que ter um vizinho barulhento é uma questão individual, uma responsabilidade moral de cada um, mas não é bem assim. Com as mudanças sociais, urbanas e econômicas, temos que lidar com as consequências de uma comunidade cada vez mais integrada.
Quais as causas do barulho?
Compartilhamento de Muros e Passarelas
É natural que a falta de privacidade acarrete barulho. Muitas vezes usamos nossas janelas abertas como uma barreira física contra o barulho. Mas a nossa vizinhança já está tão densa que às vezes não há muito que fazer, de outra ordem, em nossas janelas confeccionadas.
Novas Tecnologias: Por que o Confort e a Acessibilidade?
Portas de vidro e coberturas não são mais tão populares na maioria das residências e apartamentos modernos, deixando os ruídos com destaque dentro. A modernidade tem cada vez menos tolerância para encobrir o som e o barulho devido a considerações ambientais e até destruição à floresta. Os apartamentos agora, todas as áreas são transformadas na maior porcentagem possível.
A mudança dos tempos!
A flexibilidade, que uma época considerada acessível e agilidade permissiva dos novos tempos, ao menos, dificulta algumas relações e um ajuste que exigiu tempo e paciência durante toda existência.
Economia e Distribuição de Recursos
Já sabemos desde sempre, vida é cara ali mas a melhor vida em tal conhecimento é economia e economizar. Quem tem que se preocupar com isso de aplicar e o estrago de toda essa massa usada.
Quais as consequências do barulho?
Jornalmente, muitas vezes passamos de um lado de a alegria, nosso mal estar na jornada de vida e as pressões a percorrer, em outras cidades e até em outros países. Aqui estão algumas consequências que podemos enfrentar:
Perda de sono e Ansiedade
O barulho persistente pode causar problemas de sono e, consequentemente, ansiedade. Às vezes fiquemos acordados à noite gritando alto até cair dormindo e acordando ao som de uma explosão das pessoas, talvez não sendo a nossa culpa, é a verdade verificada ali.
Problemas nas Relações
Com o barulho dos vizinhos, aparece também o mau desconforto, que impede a tranquilidade domiciliar e a segurança das nossas casas! E estamos perdendo já em nossa vida todo o contato necessário!
As possíveis consequências de um vizinho barulhento podem afetar diversas áreas da nossa vida e não podemos permitir que outras pessoas sejam afetadas remotamente. Vamos encontrar soluções que respeitem o ambiente de todos.
O que podemos fazer para reduzir o barulho?
Plano de Acção e Controle
- Aborde o problema com autoridade.
- Obtenha a ajuda de outros vizinhos que também estão sendo afetados.
- Discuta com o vizinho e leve a seguinte ideia do efeito causal.
- Considere a avaliação de uma solução alternativa para diminuir o barulho.
Se ninguém dá nenhuma solução para nós é tudo uma preocupação para eles. Podemos aproveitar sempre os problemas da vida com outras pessoas!
Compreensão e Tolerância Síncria
- Compreenda que o barulho pode ser causado por falta de conhecimento.
- Ofereça ajuda ou apoiare.
- Comunique-se apenas em relação aos aspectos que afetam sua privacidade.