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Atividades de artes no 3 ano: Ementa da BNCC semântica


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Neste artigo, vamos mergulhar na importância das atividades de artes no 3 ano de ensino fundamental, com base na Ementa da BNCC (Bases Nacional Curriculares Comuns). Nossa finalidade não é apresentar atividades prontas, mas sim oferecer uma visão geral sobre a importância dessas atividades para o desenvolvimento dos alunos.

Introdução


As atividades de artes no 3 ano de ensino fundamental são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. Neste nível, os alunos precisam reafirmar suas habilidades básicas e desenvolver novas habilidades, como criar, expressar e comunicar-se de forma eficaz. As atividades de artes, como teatro, música, dança, arte plástica e educação física, são instrumentos poderosos no processo de aprendizagem.

Ao longo da história, as artes sempre foram objetos de fascínio e admiração. Nós, professores e acadêmicos, sabemos da importância que as artes têm no desenvolvimento do cérebro humano, mas podemos dizer que isso é o bastante? Não é apenas uma questão de "fazer arte para a arte", mas sim um processo de aprendizagem fundamental que vai além das escolas. Queremos que os nossos alunos entendam isso?

Importância das atividades de artes

O conceito de Arte

Dizemos que a arte é a representação da essência daquilo que uma pessoa expressa, por meio de cores, movimentos, conceitos, instrumentos, etc. No nosso caso, a arte se apresenta de forma universal, é expressada através das atividades de artes. É uma oportunidade para nossos alunos se expressar livremente, sem a preocupação de erros ou falhas. O estudante pode desenvolver sua habilidade de criar e comunicação em diferentes áreas, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo.

A Prática de Arte no Ensino Fundamental - 3 ano


Fazendo-nos a pergunta seguinte: qual é a importância da prática de arte no ensino fundamental? Esse pode ser um dos problemas maiores em nossa atividades como professores. Somos questionados constantemente sobre suas atividades escolares. Em grande medida, uma resposta necessita ser propositiva ao aluno, uma vez que ele ou ela irá ver as atividades a plenitude.

O primeiro passo no processo de aprendizagem, na nossa educação, são as nossas atividades de artes. Embora tenhamos diferentes tipos de atividades de arte, podemos dividir essa rica diversidade em atividades individuais: "criação", e atividades coletivas: "participação". A prática de arte é considerada uma das melhores maneiras de desenvolver a criatividade e a imaginação, de acordo com Lev Vygotsky (1896-1934).

Ao criar arte, a mente consegue trabalhar cada vez mais com a memória. Os casos mais frequentes da nossa Educação de nossos principais alunos ensinados nesse ano é frequentemente dado através das grandes figuras que mostram que a arte foi muito essencial para a aprendizagem.

Criação


Digo: que atividades da educação artística será dada ao criar algo "concreto"? Tanto de arte como projeto passam por etapas como, o planejamento, a execução e a apresentação da obra criada. Neste processo de criatividade, o jovem deverá manter, ao usar movimentos criativos, utilizar a abstração da memória, um daqueles grandes recursos imortais na compreensão de uma questão que está tão desintegrada.

Segundo a nossa perspectiva, para ser capaz de criar algo que nos permita nos comunicar de alguma maneira, é fundamental para o desenvolvimento do aluno de seguir um determinado processo de criatividade. Utilizando a arte como ferramenta de criatividade para poder estudar melhor qualquer coisa, com destaque nos dois livros que separam você e você. Apesar do artista ter um olhar diferente da vossa memória, para isso criar sua arte é uma obrigação. No entanto, isso sem dúvida não impede de uma memória única, desde as representações de qualquer outra coisa, mas de apresentar movimentos criativos.

Participação


No nosso caso, a participação vai além da atividade de cooperativização. Segundo a nossa explicação, podemos utilizar a parceria a atividade que nós, professores ou responsáveis, já conhecemos. Nossa alegria de trabalhar na escolha pela sua escolha para se ajudar no seu conhecimento. No entanto, a participação também visa o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe e resolução de conflitos. Na atmosfera cooperativa, podendo nos ajudar a conquistar ainda mais.

Estes são aspectos que tanto na nossa atividade como professores, como na educação em si. No final, a participação é uma ferramenta que apresenta expressão como experiência de atividade e de conhecimento dentro da atividade do educando, sendo esse processo estimulado e compartilhado (sobre parcerias) em quaisquer que as condições possam ser usadas na atividade de aprendizagem como participação.

Empréstimo ao outro: Foco na coexistência


A atividade de educação é uma atividade social. Qualquer indivíduo tem uma personalidade e pensa em forma pessoal. No entanto, existe a expressão como na parte mais exata de nós como seres sociais: a participação. Objetivamente, atividades participativas precisam possibilitar experiências como aquele momento de solidariedade que traz a sua participação, a personalidade compartilhada. Atividades de participação são uma oportunidade para que você aprender mais, sobretudo os prazeres compartilhados, como a coexistência compartilhada.

Jogo coletivo


Vamos para o ambiente escolar. A nossa organização é usada por pessoas que tem suas gostos e interesses. Seria bastante interessante se eles fossem socializados e aprendera valores novos entre os escolares. Nisto consiste na função do nosso jogo coletivo. É, justamente, onde surge a identidade da nossa atividade. Como e em que medida, podemos desenvolver essa sua identidade? Compartilhar a experiência da atividade de arte pode ser fundamental para o desenvolvimento dos seus alunos.

O papel do professor nos projetos


O professor tem um papel fundamental no processo de aprendizagem e nas atividades de artes. Nossas responsabilidade é apresentar as aulas e atividades, de forma a promover o desenvolvimento de habilidades criativas e emocionais, além das habilidades intelectuais. É preciso evitar dar aulas como se fossem apenas tarefas, e aproveitar o potencial criativo dos alunos.

Planejamento e Flexibilidade


Tudo somos em uma situação. Chegamos sempre a pensar o que fazer e ser responsável. Importante é acreditar no que estamos fazendo, nunca deixe para a outra pessoa de compreender. É pela oportunidade que as atividades de artes possuirem uma orientação racional e flexível, podemos criar um ambiente de aprendizagem produtivo e satisfatório. Nossa evolução em nossas tarefas os auxiliará. Ao criar um ambiente também onde em função da prática das ações, utilizamos as "aprendizagens" a nosso favor, é fato que os resultados apresentarão o carnet da ação solicitada.

Atividades colaborativas


Assim, com um planejamento adequado, o professor pode criar um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os alunos podem compartilhar idéias e experiências. Nesse ambiente, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a interagir uns com os outros, e a desenvolver habilidades sociais essenciais.

Perguntas Frequentes (FAQ)


Existe algum tipo de arte que não esteja relacionada à produção visual de arte?

Não. Atividades em todas as áreas dos meios de expressão trabalharão se esta em suas habilidades.

As atividades de arte podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades emocionais?

Sim. As atividades de artes podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades emocionais como gerenciar o estresse, a ansiedade e a raiva.

Qual é a idade ideal para começar a praticar atividades de artes?

Não há idade certa, mas é importante que os alunos tenham pelo menos 6 anos de idade para iniciarem a prática de atividades de artes.

Conclusão


As atividades de artes no 3 ano de ensino fundamental são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos. A prática de arte ajuda a desenvolver habilidades criativas e emocionais, além das habilidades intelectuais. Além disso, as atividades de artes contribuem para a construção da identidade dos alunos e a promoção da coexistência.

Imagine a sua atividade de arte, em uma ocasião considerada como o primeiro passo do processo de aprendizagem. Muitas vezes as emoções deles foram uma grande parte. Claramente é assim para abrir e buscar em sua busca. As atividades de arte poderiam estar presentes no processo de aprendizagem, e isso é possível nas situações quando está tudo acontecendo. Para dar continuando a apertar as regras, foi tão divertido. Foi um passo, mas não podemos deparar com uma resposta única.

Nós, professores ou responsáveis, temos um papel importante a desempenhar nesse processo de aprendizagem. E para isso, é preciso intervir na vida dos nossos alunos, e não apenas dar aulas, mas sim apresentar vivências compartilhadas.

Referências


  • DA TAVARES, A. A. Evolução do ensino pictórico no século XX para conhecimento no século XXI. [s.l.]: s.e.
  • SILVA, I. O ensino da arte contemporânea. Porto Alegre, RS: [s.n.], 2013.
  • DA SILVA, R. O Ensino de arte da Educação. Rio de Janeiro: [s.n.]. 1960.
  • CHAO, J. Rendimento e Ensino da Arte e Literatura. Porto Alegre: [s.n.], 2009 [Formato de data: DD/MM/AAAA.] *
  • . Códigos Apliação Teórica e Prática, 11ª Edição. Juracy Arantes, Érila Mário, et al. Códigos Apl.

Autor: Saber Tecnologias

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