Atualizado em
Autotune: O Que É e Como Funciona]
Quem já participou de uma jam session em um estúdio ou simplesmente criou um clipe de edição e masterização sabe que a perfeição é difícil de alcançar. É aí que entra a ajuda do Autotune, um software de edição de áudio incrível que nos permite corrigir pequenos erros em tom e intensidade. Nós vamos mergulhar nas características do autocorretor de tom, como ele se tornou essencial para a música moderna e quais são as dúvidas mais comuns sobre o uso desse recurso fantástico.
A plataforma Autotune é mais do que apenas uma ferramenta de edição, é uma revolução. O que tudo começou foi em 1997 com a versão original do software, criada pela Antares. Desde então, muitas vezes tem sido utilizada nas gravações de músicas famosas do mundo todo. Sem a interface um pouco complicada da aplicação do software, é possível identificar facilmente. Porém, a responsabilidade é desfrutar da música original como era de diferentes emoções que os artistas queriam passar.
A Origem do Autotune
É preciso conhecer um pouco da história atrás dessa ideia criadora. O que tudo começou foi em mãos do engenheiro de áudio Dr. Andy Hildebrand, que ficou inspirado, enquanto jogava um pouco de golf em 1984, a corrigir pequenos erros. Posteriormente, nos anos que se sucederam, ele criou algo pronto para uso de diversas pessoas, ele focou em seu objetivo de realizar. Não foi até maio de 1997, que na Califórnia finalmente lançou o software ANTARES Auto-Tune Evo. Que oferecia três interfaces de jogadores: correção de tom, transposição e ocorrência, que ajudou bastante muita gente a melhorar muito o recurso da sua edição de áudio.
O Uso do Autotune
Já que se tornou um padrão em muitas produções de áudio, a ferramenta começou a mostrar na diversão de suas músicas; com isso, é interessante usar na sua produção. A cada edição que temos melhores resultados, aprendemos e perfeccionamos. É ótimo ver sua música completa antes de finalizar, por isso, estamos sempre de acordo com diversas situações. Com um procedimento normal, que consiste na edição e reedição, de acordo com o que as nossas necessidades pedem podemos sempre resolver, mas se for ser o mais real possível com as nossas possibilidades, a sugestão é repetir o processo maior número de vezes, para que assim possamos resolver uns problemas que temos que resolver. Por fim, como conhecemos muito bem, por nossa vez, essa edição, agradecemos para nós e para o meu grupo, que tivemos a chance de usar o recurso tão maravilhoso do Autotune também!
Desenvolvendo Conhecimento para Entendê-lo Melhor
Hoje a plataforma já evoluiu bastante na facilidade de realização dos recursos da edição de áudio da plataforma. Sendo assim, não é de se admirar que o sucesso já se tornou num todo uma mudança para os profissionais que atuam a cada dia no ramo de áudio. Nada melhor do que vivenciar e observar, sentir as diferenças nos sons diferentes que trazem muito valor.
Aplicação do Autotune
Muitos músicos conhecem o quanto ele contribuye para edição e a qualificação da música. O técnico que usa um software considerado como facilitador de uso é também uma garantia de resultados rápidos e fáceis de concluir, sem despesas.
Mas, antes de corrigir o registro em uma música o que precisa fazer? No primeiro passo, seleciona todo o trecho da faixa que você deseja editar e adicione alguns efeitos que podem ser realmente mais significativos se comparados com o resultado com apenas o recurso do Auto Tune. Obviamente, com a própria edição também você já tem mais conforto. No entanto, esta ferramenta auxilia muitos em obter os melhores resultados, colaborou muito no crescimento da música digital. Depois, tenha certeza que o efeito de alterações vai tão rápido, e, dessa forma, irá agradecer os estúdios e nossas colaboradoras e colaboradores de tantas versões realizadas. E, por fim, irá adicionar os detalhes dos efeitos escolhidos para corrigir.
O Uso Polêmico do Autotune
Há aqueles fãs extremos que abominam a edição extra do Auto Tune, alegando que irá destruir a beleza original da música. A produção que utiliza Auto Tune fica uma bela imagem brilhante comparada com a da produção que não utiliza o recurso.
Existem os críticos da edição que, acima de tudo, sempre falam bem de músicas "feitas sozinhas" e somente que não é de se permitir apenas uma audiência que não irá ter o direito de tirar conclusões de algo que foi idealizado. O processo de usar música na realidade possui elementos sem importância, pois irá sempre existir um sentido a cada música.
Questões Frequentes do Autotune
- Quais são os tipos de ajustes ou faixas onde o autotune não é recomendado? Notadamente auto Tune não está indicado, onde há um ajuste na faixa de notas, voz leve, e o baixo na edição da voz e trechos focados. Nenhum cuidado é necessário, pois no final do processo seu resultado será melhor.
- O autotune pode afetar a qualidade da voz? O software ajusta apenas o tono da faixa, por isso ele já não irá interferir em outras coisas. No entanto, se por acaso você usar a música de uma qualidade baixa, você saberá que por meio de ajustes, haverá danos para a música.
Conclusão
- O software Auto Tune, mesmo apresentando uma boa opção seria uma ferramenta que é garantia de resultados rápidos não demora muito tempo e com ajuda dela é que se obtive o resultado de toda edição da nossa música.
- Assessorar pequenas ou mega produções de fãs e profissionais de áudio; entretanto, é o uso correto da ferramenta que fará toda a diferença entre a edição da música digital em a mágica de você transformá-la.
Referências
Para quem tem dúvidas e quere mais conteúdo relativo a edição de áudio, siga as recomendações:
- Vídeos de Auto Tune nos canais de YouTube.
- Ferramenta de pesquisa do mercado da aplicação do Autotune..
Esta é a última parte para sua informação.