Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

A Teoria Do Big Bang: Origem do Universo


Quando falamos sobre a origem do universo, a palavra "misterioso" sempre vem à tona. Nós, científicos e curiosos, temos buscado por anos entender como nossas estrelas, galáxias e planetas surgiram dessas nada. E é aí que entra a teoria do big bang, nada mais nada menos do que a explicação mais provável para a origem do universo. Neste artigo, vamos mergulhar nessa teoria e explorar como ela mudou nossas compreensões sobre o universo.

O que é o big bang?

O big bang é a teoria mais aceita cientificamente para a origem do universo. Ela sugere que, há cerca de 13,8 bilhões de anos, o universo começou a se contrair de uma imensa quantidade de matéria e energia infinitamente densa em um ponto infinitamente pequeno. Isso chamado de singularidade. E a partir daí, aconteceu uma expansão explosiva do universo que continua até hoje. Essa expansão é tão veloz que o universo está continuar a se alongar todos os dias.

A ideia do big bang surgiu nos anos 1920, quando o físico russo Alexander Friedmann cunhou o termo "expansão cósmica" para descrever a ideia de que o universo poderia estar se alongando. Mas foi o belga Georges Lemaître quem realmente levou a teoria para o topo em 1927, quando propôs que o universo começou a se contrair em um ponto e então explodiu.

Como foi provada a teoria do big bang?

A teoria do big bang foi provada em uma série de experimentos e observações ao longo dos anos. Alguns dos principais argumentos a favor da teoria são:

  • A observação da expansão cósmica, a medida da velocidade das galáxias e estrelas distantes;
  • A descontinuidade de temperaturas e densidades no universo;
  • A presença de elementos pesados, como hélio e lítio, na atmosfera das estrelas;
  • A existência de micro-ondas cósmicas, remanescentes da radiação que emanava do universo nos primeiros momentos após o big bang.

esses argumentos estabeleceram que o universo foi quente e denso no início e gradualmente se expandiu até atingir a forma como o conhecemos hoje.

Cronologia da expansão cósmica

A cronologia da expansão cósmica ainda é um tópico de controvérsia entre os científicos, mas aqui está uma visão geral dos principais eventos:

  • 0-10^-43 segundos: o universo é formado a partir de uma singularidade infinitamente densa.
  • 10^-43 segundos - 1 minuto: o universo se expande violentamente e chega a temperaturas quentes, criando elementos leves, como prótons e nêutrons.
  • 1 minuto - 3 minutos: o universo se expande ainda mais, criando meios leves, como deutério e hélio.
  • 3 minutos - 20 minutos: o universo se expande e se resfria, criando elementos pesados, como lítio e boro.
  • 20 minutos - 3 horas: o universo se expande e se resfria ainda mais, criando os elementos de hidrogênio mais pesados.
  • 3 horas - 380.000 anos: o universo se expande e se resfria, criando as partículas que existem hoje no universo.
  • 380.000 anos - 1 milhão de anos: o universo continua se expandindo e se resfriando, criando as primeiras estrelas e galáxias.

O que está além do universo?

Então, o que está além do universo é uma pergunta que sempre surge na mente de quem tenta entender a origem do universo. A verdade é que não sabemos ao certo o que está além do universo, mas há algumas teorias que tentam explicar o que pode estar lá. E aqui estão algumas das possíveis respostas:

  • Multiverso: a teoria de que o universo pode ser apenas uma das muitas realidades em um grande multiverso.
  • A partir do nada: a teoria de que o universo foi criado a partir do que chamamos de "nada", um estado pré-existente que eventualmente se deslocou para criar o que chamamos de "algum".
  • Ciclo de universos: a teoria de que o universo está em um ciclo de expansão e contração, com cada universo eventualmente se contraído em uma singularidade antes de se expandir novamente.

Essas são apenas algumas das teorias possíveis e não foi provada ainda, mas elas podem ser interessantes para pensar sobre e especular.

Frequentes perguntas e respostas

O que é o big bang?

O big bang é a teoria mais aceita cientificamente para a origem do universo. Ela sugere que, há cerca de 13,8 bilhões de anos, o universo começou a se contrair de uma imensa quantidade de matéria e energia infinitamente densa em um ponto infinitamente pequeno.

O que é a singularidade do big bang?

A singularidade do big bang é o ponto em que o universo começou a se contrair e do qual ele se expandiu.

Qual é o tamanho do universo?

O tamanho do universo é incalculável, mas ele é grande o suficiente para abrigar milhões de galáxias e bilhões de estrelas.

Referências

  • Aleksey S. Merkulov e Carlos Toro. Cosmológia. Editora Artliberofic. São Paulo: s.p.
  • Lilia Azevedo, & Roberto Guimarães das Neves (2020). Cosmologia e estrutura do universo. In Jornal de Astronomia e espaço (Versão 1, p. 14-38)

nói que temos uma visão ótima sobre como o universo começou a se expandir e como ele evoluiu ao longo do tempo. Mas a realidade é que a origem do universo ainda é um tópico misterioso e que continua a ser estudado até hoje. Nós temos muitas teorias, mas não temos nenhuma resposta certa.


Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.