Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Boeing e Embraer: Competição em Industria Aeronáutica Brasileira


Nós, brasileiros, podemos dizer que estamos orgulhosos de nossa capacidade de produzir aeronaves competitivas. Desde a década de 1970, quando a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) começou a produzir aeronaves de pequeno porte, nosso país já é destaque na industria aeronáutica mundial. Mas, à medida que as vezes passam, a competição entre os maiores players da industria, como a Boeing, começou a ganhar força e entrou em cena, e foi assim que começou a luta entre Boeing e Embraer.

O Início de uma Rivalidade

No final da década de 1990, a Embraer havia conquistado uma quota de mercado de 17% do mercado mundial de aeronaves de pequeno porte. Isso fez com que a Boeing começasassea buscar maneiras de aumentar sua participação no mercado. Com a compra da de Havilland Canada em 1997, a Boeing expandiu sua gama de aeronaves de pequeno porte e passou a concorrer diretamente com a Embraer.

A Guerra de Preços

Quando a Boeing entrou no mercado de aeronaves de pequeno porte, lançou a aeronave Dash 8, que foi uma concorrente direta da aeronave Embraer ERJ-145. A guerra de preços começou. A Boeing ofereceu preços bem mais baixos que o da Embraer e começamos a perder parte da nossa quota de mercado. A Embraer respondeu ao baixando os preços da ERJ-145 e adicionando mais opções de equipamento.

A Grande Crise

Em 2001, a industria aeronáutica mundial entrou em uma grande crise. A queda das vendas de aeronaves e os altos custos de produção levaram as maiores empresas a cortar despesas e buscar formas de aumentar a eficiência. A Boeing e a Embraer não foram exceções. A Boeing demitiu mais de 30 mil funcionários e a Embraer fechou uma fábrica na cidade de Gavião Peixoto.

A Recuperação

Mas, logo após a crise, as coisas começaram a mudar. A Embraer lançou a aeronave ERJ-195, que foi um grande sucesso e aumentou sua quota de mercado. Além disso, a Embraer conseguiu negociar um contrato com a empresa de aviação executiva Gulfstream, para construir a aeronave Legacy 450, que é uma versão de negócios da ERJ-450.

A Luta Continua

Hoje em dia, a competição entre a Boeing e a Embraer continua acirrada. As aeronaves da Embraer continuam sendo uma opção popular para as companhias aéreas regionais e executivas, enquanto a Boeing tem um grande sucesso com as aeronaves da sua gama de jatos de combate. Mas a credibilidade da Embraer permanece forte, graças à longa história de prestação de serviços e entrega de aeronaves de alta qualidade.

O Futuro

O futuro da industria aeronáutica é incerto, mas uma coisa é certa: a competição entre a Boeing e a Embraer continuará intensa. Ambas as empresas continuarão a investir em tecnologia, marketing e inovação para tentar ganhar a preferência do consumidor. Mas, para nós, brasileiros, não há dúvidas de que nossa capacidade de produzir aeronaves competitivas é um orgulho.

Conclusão

Em resumo, a competição entre a Boeing e a Embraer é um exemplo perfeito de como a concorrência pode impulsionar a inovação e a eficiência em uma industria. Para nós, brasileiros, é evidente que temos o talento e a paixão para produzir aeronaves de alta qualidade e competir com os melhores da industria. Rezamos a Deus para que, por muitos anos, a Embraer permaneça, como já fez por quase cinco décadas, como líder reconhecida em setor da indústria aeronáutica.

Perguntas Frequentes

  • Quanto tempo a Embraer está no mercado? A Embraer foi fundada em 1969 e iniciou a produção de aeronaves no mesmo ano. Além disso, ela adquiriu Empresas, como a ERJ 145 e Embraer comercial.

  • Qual é a participação da Boeing no mercado brasileiro? A participação da Boeing no mercado brasileiro, ainda bem reduzida, devido o sucesso estabelecidas-se da Embraer e ainda não conquistou maior público consumidor no mercado.

  • Quais são as principais aeronaves da Embraer? Alguns modelos antigos da Embraer construiu, foram: Embraer 110, Embraer ERJ-135LR. Mas, a modelagem também não subestimou a única área já realmente boa. Com a recente aperfeiçoamento do Embraer E195 Evo (construido com Boeing 737) tem-se aperfeiçoando em parceria da Boeing.

  • A Embraer vai assumir a Boeing? Talvez haja a chance, como em qualquer outro batalha sem fim Entre embrióidean. A Embraer em sua gestão está sob novo presidente, com toda uma nova administração, passa em vigor para nos os próximos alguns anos.

  • Em que ano a Boeing comprou a de Havilland Canada?

  • No ano de 1971 (ou quebra).

Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.