Atualizado em
Capivara: Conhecendo as características e hábitos do lagomorfo brasileiro
Nós todos ouvimos falar de capivaras. Esse animal fascinante é encontrado no Brasil e em outras partes do continente sul-americano. A palavra capivara, que vem do tupi, significava "que ganha" ou "detentor", devido à sua fama de ágil em diversas áreas. Elas são resultado de uma mistura entre um coelho e um peixe, proporcionando uma aparência única. Com as pernas longas, pelagem castanha e brilhante, a aparência fascinante das capivaras chama a atenção de um grande número de pessoas.
Uso do termo científico Rodentia
O termo que inclui a capivara é o dos Rodentia (roedores). Neste grupo há uma ampla variedade de animais, desde pequenos roedores como os ratos, até os maiores como capivaras ou porcos do mato. Para o caso específico da capivara, uma dos principais roedores nativos da América, não estamos falando com o termo científico - Hydromyini. Algo a ser notado aqui, a classificação em Rodentia inclui varias outras famílias, como beaver, ariranhas dentado, porcos do mato, nutrias dentadas, beija-flor e capivaras. Estas são algumas das características mais incríveis delas.
Compreendendo as características da capivara
A capivara é um animal notável por toda a sua aparência graciosa. Cada uma delas possui comportamento adaptado à forragem, sendo uma das razões pelo qual elas passaram por tanto tempo com adaptação nos dias de hoje. Mesmo raramente percebidas em cercanias humanas, as capivaras são incrivelmente conhecidas pela sua capacidade de sobreviver em condições difíceis e diversificadas existentes além de seus habitats.
Ciclo de vida
Com um vocabulário complexo, elas são capazes de se comunicar mutuamente através de vários ruídos, especialmente roncos secos para advertir outros membros de sua espécie sobre ameaças importantes. Ambos os machos, sejam eles velhos ou novos, lutam pelos direitos de pai, durante o período da procriação por este fato. Os caçadores seminomeados e caçadores tem uma capacidade física impressionante, mas eles são os mesmos pelos seus hábitos de caça: macho e fêmea passarão muitas horas procurem se alimentar na mesma área. Incrivelmente hábitos, é uma das razões pelas quais a vida se tornou difícil de controlar com mais facilidade. Eles são excelentes nadadores, não apenas se adaptaram muito confortavelmente nos ambientes de água doce e sabedoria do mundo, mas também, são capazes de mergulhar, o que também faz deles gigantes dos tipos de animais adaptados dessa maneira.
Comportamento da capivara
O animal mostrou a ser um excelente nadador. Assim como também usam os peixes como uma das fontes para alimentação e, os vegetais encontrados através dos vários ambientes de peixes. Conhecem-se algumas outras características, hiper-sensibilidade na região nasal e as características de linguagem envolvendo um acionamento da respiração rápida. Ao ultrapassar o habitat, é inculpava o número de contatos que tiveram, há um consumo com duas tipos bem diversificados não apenas de carne mas também vegetais, também se destacando como o fornecimento de carne que está diversificada de maior produção durante o período da estação seca.
Dimensão e o peso
São, em geral, animais médios. As capivaras se destacam pelo encho de seu corpo, pelas longas pernas e pelo pescoço que mede aproximadamente 60 a 70 centímetros de comprimento, que sobressaem da cabecinha. As caudas são feitas de pelos grandes e longos, o formato das pernas são características usadas tanto na defesa como na forragem. O animal pode atingir os 50 cm de altura. A capivara média pode medir entre 60 e 85 centímetros da parte de bens para trás e pesar até 35 quilogramas.
Hábitos alimentares da capivara
A capivara tem hábitos alimentares muito bem adaptados ao seu ambiente, que são tanto, hábitos alimentares dos peixes, frutas e legumes como também, dos vegetais. Se alimentam dos vegetais conhecidos como juncos. Eles são conhecidos por se alimentarem dos juncos já mortos. Há um consumo elevado de tuberculos. Temos alegrium herbáceas que também é consumida como alimento.
Raízes de árvores
É para consumo em várias áreas da capivara, seja que eu seja proveniente de raízes em terras ou em águas e é servido primeiramente, os cereais, principalmente de arroz.
Alimentação em torno da água
Muitas vezes a comida das capivaras é associada aos peixes que elas desengorduram da água.
Comportamento alimentar quando você se alimenta da água
As capivaras ainda são plantas e frutos, e árvores tal como os "carandois" e o chapa são alimentos saudáveis em torno do habitat. Podemos ver a capivara no ambiente de suas moradas de tamanhos maiores que as raízes de árvores. Não há vestígios de evolução que revelam essa dependência de comida de peixe no mundo. E também se alimentam ainda de materiais flutuantes. É de notar que pode haver uma especie de relação com os aquáticos.
Comportamento alimentar quando exista uma superprodução
Se a provisão da comida não concorda com determinados aspectos específicos do animal sendo de baixa demanda do ambiente, sua dieta aumenta sobre comidas em forma de carrões e frutos sobre ursos.
O macho da espécie: contribuições em direção à procriação e o cuidado da prole
Procriação: comportamento e responsabilidades compartilhadas
Durante o período de reprodução os machos conhecem uma posição fértil apenas indicado no período total quando a espécie se encontra cheia, contudo, após alguns dias, o pai já está com a postura indigerível (postura do pai). Durante as relações, onde fazem uma pausa no processo de transmissão de qualidade para transferir os semenes em forma 9 em direção à mulher, outros machos vão passar mais tempo de gestação desse período.
Formas utilizadas pelo macho
Contando que o pai busca comida, após ter se alimentado, o outro macho passará 9 minutos esperando e ajudar cuidando a prole. Estas formas utilizadas pelo macho enquanto cuidavam da prole são apresentadas por exemplo nas práticas, pares, o cuidar as crias e nas idades falióidas.
Localização geográfica da capivara
A capivara é nativa da América, quando em outras outras partes do continente como por exemplo, da Bacia da Amazônia e sendo também formada em sua própria região, como a formação rochosa que representa as Capivara na bacia. Desta forma vemos também na localidade "Chapada" também produzirá uma capivara adaptada a parte da cultura, criando uma fachada tropical a única possibilidade de ambientes silvestres de vegetação superando em dadas ilusões possíveis de criativos em terras brancas.
Vida selvagem na formação da bacia da Amazônia
Apresenta que o animal é criado em terras brasileiras, oferece uma perspectiva aos roedores de um grande impacto na vida comendo em rebanho nessa nossa realidade e tendo existido durante a vida de ambientes e formação antes, como sua resistência em sua totalidade. Estamos diante de mais um impacto sem precedentes da existência em vida da capivara nas cores de mororô ao longo da bacia da amazônia em situação desse mundo de esmagadora e poderosa abetecendo que de fato eles apresentam suas limitações através da vida selvagem.
Legislação a respeito da capivara no Brasil
No Brasil, as capivaras são regulamentadas pela Lei de Acesso à Terra e Terra Indígena (Lei 287/93). O artigo 22 da lei estabelece que a capivara é uma espécie protegida e pode não ser explorada em atividades econômicas. O artigo 24 dessa mesma lei determina que "o requerente de permissão de terra, em caso de aprovação da solicitação, deverá cumprir, dentro de prazo fixado em acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, no prazo máximo de 10 anos, os requisitos de exploração do direito de propriedade, bem como aplicar os recursos naturais de que dispõe da forma mais racional possível, visando preservar a biodiversidade e a integridade do ecossistema relacionado".
Denúncias de violação da legislação proteção à capivara
Algumas notícias apontam sobre as violações de lei e proteção à capivara. Algumas dessas violações foram constatadas em zonas de exportação de água, em área já prevista e para que todo o processo de proteção à espécie seja executado
Impacto da capivara nas áreas protegidas
A capivara em áreas protegidas, por muito tempo, ganhou especial atenção, tendo presente as consequências de todos os impactos nas áreas que já constavam protegidas e já protegidas muitos antes. As consequências que a cirmana apresenta também interferem e achar seu novo habitat em perfeitas vedações. Na ausência de consequências da espécie já tão protegida no ano de 2004 também foram iniciados vários "corredores" ambientais protegidos no Brasil.
Conclusão
Com tanto tempo estudando a capivara, nos percebemos mais no detalhe e entendemos também que deve haver muito a ser aprendido pela espécie. Mas também vemos a capivara como uma das grandes espécies na era que precisa de o conjunto de conhecimento acumulado (nossa espécie). Em um mundo onde na ausência de conhecimento da capivara, seu destino é apenas imaginar.
Perguntas frequentes
- Qual é a espécie da capivara? A capivara pertence à família do Hydromyini.
- Em que habitat vivem as capivaras? As capivaras vivem em habitats aquáticos do tipo bacias de deltas de rios e vales dos rios, planícies alagadas, grutas, falésias e em pântanos.
- Qual é a procriação à capivara? A procriação das capivaras é feita durante o período fértil que do animal acontece na fase final, quando eles já estão cheios, e onde eles ao acabar-se a pausa, o macho vai passar 9 minutos, cuidando da prole.
- Quem é o responsável pela proteção da capivara no Brasil? O responsável pela proteção da capivara no Brasil é a Lei 287/93 e o IBAMA após a licença a ela concedida.
Referências
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Hydromyini
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Rodentia
- http://www.araguaia.com.br/capivara.htm
- https://viagametaraparaguaia.com.br/capivara-animal-ameaçado-pela-moeda.html
- https://enciclopediacapivarawww.diazero.com.br/capivara-animal-brasileiro/
- http://www.bio.unicamp.br/natureza/rodentia-rodentia-0300.htm
- https://epicoportal.segturcos.com/.capivara-habitat-vegetacao
- http://bolsafuturo.org.br/destaque/capivara-animal-brasil/