Atualizado em
Resumo: Cobras e Lagartos - Diferenças e Hábitos
Somos muitas vezes fascinados pela beleza e pela diversidade da natureza que nos rodeia. Entre os animais que mais nos chamam a atenção estão as cobras e os lagartos. Esses seres são comumente vistos em lugares quentes e áridos, onde eles se adaptaram para sobreviver. Na verdade, a distinção entre cobras e lagartos é de tal ordem, que muitas pessoas não sabem a diferença entre eles. Além disso, há muitos outros aspectos relacionados à biologia e ao comportamento destes animais que são por vezes mal informados. É aqui que entra o nosso artigo, que pretende destacar às principais diferenças e hábitos de desses animais fascinantes.
As principais diferenças entre cobras e lagartos
Origem e Classificação
Uma das principais diferenças entre as cobras e os lagartos está em sua origem e classificação. As cobras pertencem à família dos oofídios (serpentes que dão ovos), enquanto os lagartos pertencem à família dos lagartos reais (esquecidos, uma subordem de lagartos). Segundo estudos recentes, as cobras são mais próximas do grupo de animais que dão ovos, seguida dos lagartos e lacertas.
A evolução da espécie
Essas diferenças na origem e classificação levaram a grandes mudanças na evolução da espécie ao longo do tempo. As cobras desenvolveram uma forma adaptada, os corpos alongados e flexíveis, e seus membros diminuíram para se transformar em cinturas e estreitamento superior. Além disso, muitas cobras desenvolvem uma relação especial com suas presas mortas. Se as cobras quiserem atacar, elas realizam sua pegada ameaçatória em suas presas mortas. O objetivo é desviar a atenção de desconhecidos não afastando-se completamente.
Já os lagartos, da família dos lagartos reais (esquecidos, uma subordem de lagartos), evoluíram com características que os tornaram cada vez mais esquecidos: fósseis e ossos fossilizados revelam que havia talha de lagartos diferentes muitas vezes ainda existem sem mudança na condição.
Características
Exo esqueleto
Uma diferencia é que os lagartos, ao contrário das cobras, possuem um exoesqueleto, que por sua vez está composto por uma molécula típica chamada querotina. O exoesqueleto dos lagartos atua como proteção em ambientes hostis, principalmente desertos áridos. Já as cobras, que não possuem exoesqueleto, têm um sistema diferente de proteção ao longo dos poros na sua pele, o que ajuda proteger os órgãos internos caso uma adversidade apareça.
Esqueletos modificados
Além do exoesqueleto, os lagartos também possuem esqueletos modificados. Eles têm ossos compactos, que os ajudam a se mover e a respirar, o que os fazem parecer ter um rosto mais bonito que a cobra. Em compensação, a cobra possui um sistema circulatório extensivo. A serpente tem especializações circulatórias que ajudam a irrigar seu sistema de respiração.
Asas
Lagartos, ao contrário das cobras, não possuem asas. Essa característica permite-lhes uma capacidade muito menor de vôo por natureza.
Hábitos
Alimentação e abrigo
Os hábitos e necessidades básicas das cobras e dos lagartos são muito semelhantes. Ambas as fases diferem dos períodos de verão e inverno no que diz respeito a se alimentar, procurar refúgio e buscar abrigo. Eles procuram se acasalar em condições de calor propiciado, no que chama habitualmente de temperatura de amamentação ou de reprodução, para facilitar o aumento das taxas demográficas.
Uso de maresoria
Em momentos de bom tempo ou com céu muito nublado pelo qual a temperatura cai de manhã, é comum ver lagartos e cobras se escondendo em locais prototipados por estes grupos para evitar predadores. Como lagartos têm uma escala da temperatura corporal e algumas cobras que necessitam de criptas para proteção, as cobras saem de suas buracas em uma temperatura ideal. E assim fazem com alimentos.
Hábitos Reprodutivos
Fertilização e fecundação
Ainda há divergência em ter como a cobra faz a parte do cruzamento sem ter ovos por causa da fertilização, tendo sido esta particularidade explicada em estudos que diziam que as cobras fazem com que sacos deixem seus ovos abertos. É considerada uma ordem por isso. Já os lagartos são íntegros na reprodução. Eles costumam procriar da lombriga. A lombriga já tem dito o que não se sabe sobre reprodução: os animais têm possibilidade, eles também são capazes que não recuem como seriam conhecidos para eles.
Referências:
- Instituto de Biologia do Ceará (ICB). 2º Seminário Sobre Saúde de Preservação. "Ambiente e distribuição geográfica das cobras do estado do Ceará." Editora Universidade Federal do Ceará, 2015.
- Comissão Nacional de Bioprospecção e Biodiversidade (CNBB) do Acordão.
- Um Manual Básico de Conservação: Desenvolvimento sustentável para preservar os ecossistemas (por Sergio Francisco da Silva).
- Arara para ecossistemas para preservar a natureza.