Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Cointreau: O que é e como utilizar em cocktails


Quando estamos planejando a noite, quase sempre pensamos em dar um toque especial aos nossos drinks. E para isso, existem séries de opções, mas entre elas, uma delas chamou a nossa atenção: o Cointreau. Mas, o que é exatamente esse líquido incrível? Vamos mergulhar nesse universo de sabores e aprender a utiliza-lo de forma que não falhemos em criar alguns clássicos.

Notas Históricas

Cintinently, Cointreau tem sua origem no século XIX em Yquem que fica na França – lá, a dupla responsável pela receita, Edouard Cointreau e seu pai que tem o mesmo nome, criaram esse importante líquido em 1875. Para criar o Cointreau é que eles precisaram tratar trigo – que resulta em 55% de alcool. Curiosamente o ingrediente que faltava era a alvará para ser industrializado. Estamos ainda durante a época de regras que era possível comercializar os produtos alcóolicos na França. Cointreau conseguiu o autorizado graças ao seu pai, que tinha grandes influências. Assim começou sua história. Hoje em dia, apesar que até novos materiais tenham sido trazido ao mercado de bebidas, o Cointreau ainda está na linha com os seus próprios rivais geradores, Giffard e Galliano.

Cointreau no Entretejimento dos Coquetéis

O Cointreau é uma marca de licores de sabor de laranja no estilo do Grand Marnier, mas feita só com esta variedade. Sendo inspirado no famoso Mistelle, cujo lícito em questão se faz a partir de frutas primaz à digestão mais fácil na hora de consumir. Ele é feito a partir de laranja e é feito na França e é do estilo destilado. Para sua produção eles adquirem laranjas de boa qualidade por causa o fato de que a concentração da receita sendo única o resultado é assim.

Receitas: Use do Cointreau em Coquetéis

O grande questionamento é como usar o Cointreau em seus coquetéis? É simples, existem receitas inúmeras e valiosas que fazem uso disso. Aqui estão algumas delas.

1 - Cosmopolitan

Seguir o exemplo da receita clássica para seu drink, você precisa juntar 1 1/2 copos de Gin, metadado de copo de Cointreau, metade de copo de Curaçao Azul, 3/4 copo de suco de Limão e suco de Framboesa também na metade. Depois que você coloca esses em seu copo você pode agitar e ter esse lindo coquetel!

2 - Harvey Wallbanger

Nesse caso, use um taças suabe de Orange Liqueur de Cointreau e um iquer de cerveja e para pegar nas primeiras anotações com essas dicas elas funcionam muito bem usando estes licores na sua bebida.

3 - Caipiríssima

Em uma outra opção, é bem fácil de usar o Cointreau e fazer as demais bebidas ao estilo do Caipiríssima. E essa será outra oportunidade superbacana para você colocar o seu Cointreau no seu drink. Por isso não deixe de usar essa dica e que todas elas colaboram para uma vida mais alegre!

Se Problemas Sucedem

Assista abaixo alguns questionamentos que até surgiu no nosso centro de atenção que acaba sendo realmente um bom guia para começar a usar esse licores em casa:

  • Can Cointreau é feito em qualquer lado?: Não é mesmo pois Cointreau até mesmo se ainda é uma bebida de caráter nacional e muito conhecido francesi que tem esse estilo de fazer.
  • Qual é o uso correto?: O uso correto disso é que qualquer uma daquelas bebidas tem o seu uso tão bem certo e funcione como você verá a seguir.
  • Quais são as variações que ele traz? Aqui as mulheres vão querer aproveitar bastante como só fala da variedade que o melhor será o contato pessoal e é apenas para ver ter as variações do Cointreau e outras coisas que eles podem oferecer como é que você traz no dia a dia. Nessa categoria com algumas entre outras!
  • Quantos é o processo de produção?: Por isso, na primeira entrada do artigo foi citada Cointreau e ao estilo de saraiva entre outras outras muitas pergunta e respostas acontecem sobre o processo de produção.

Conclusão

Hoje em dia aprender sobre coquetéis e o seu conhecimento sobre como usar o Cointreau nas receitas vale a pena ao final da tarde. Ele nos representa muito bem de nossa personalidade e por que tão bacana com o nosso gás.

Referências

  • Anderson, E. M. (1978). Cointreau, "The Cocktail King".
  • Barchelor, A. M. (1996). Cointreau, em: Dictionary of Spirits and Cocktails, London, UK: The International Liquor Federation.
  • Dooley, L. S. (2007). Cointreau, in: An Invitational Guide to the Spirit of the Season, 1999, John Wiley & Sons.
  • Martz, M. S. (2011). "The Case of the Missing Orange Wedge", Spirits Business, August 2011

Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.