Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Como Fazer Capa e Contra Capa | Dicas de Design e Criação


=============================================

Introdução


Quando se trata de criar uma capa e contracapa para um projeto impreso, como um livro, uma revista ou um catálogo, muitas pessoas se sentem perdidas. É preciso criar algo que seja atraente, que chame a atenção e que represente de forma coerente o conteúdo presente no interior da publicação. Esse é um desafio, mas também uma grande oportunidade para que você mostre sua criatividade e habilidades de design. Nesse artigo, vamos dividir 1400 palavras para oferecer algumas dicas práticas para fazer uma capa e contracapa bem-sucedidas para seus projetos.

Define o Propósito da Capa e Contra Capa

Antes de começar a planejar a criação da capa e contracapa, é fundamental saber o que você busca com essa peça de marketing. Para isso, é preciso dizer, é importante saber o objetivo do seu produto para assim, especificar informações e elementos que devem ser usadas como alvos de ações promocionais. Se você produzir um livro é mais do que provável que você estará buscando capturar a atenção de possíveis leitores e fãs. Por outro lado, se seu trabalho se trata da criação bem do catálogo de um produto físico ou digital outros meios seriam mais certos para investir. O entendimento desse produto específico nessa escolha irá todo o sentido sobre o design da capas e contracapa.

E como podemos definir este objetivo? Primeiramente, você deve identificar seu público-alvo. Quem são as pessoas que você pretende atingir com sua capa e contracapa? Qual é o seu perfil demográfico e psicográfico? Qual é o que eles buscam em um produto como o seu? Qual é a mensagem que você quer transmitir para eles? Identificar essas informações ajudará a definir os elementos que devem estar presentes na sua capa e contracapa.

Ajuste do Budget e do Material

Outro aspecto importante a considerar quando se trata de criar uma capa e contracapa é o orçamento e o material da sua capa. Preval o que o orçamento permite em, previsão quais recursos internos vão facilitar o processo (por exemplo, até que grau essa possibilidade de, também inclui o fornecimento de materiais). Além disso, é muito importante ajustar o materia do seu design de acordo com os materiais disponíveis. Com certeza, nesse passo você poderá checar o fornecimento de papel e os tons de recursos coloridos oferecidos, ou outros tipos de suportes que sejam necessários. Portanto é sempre um gesto inteligente estabelecer os mínimos requeridos da capa.

Para ilustrar isso, vamos supor que você está criando um livro. Quais são os elementos que você vê na maior parte das capas de livros? Em geral, você verá o título do livro, o nome do autor e algumas características visuais que representam o conteúdo do livro. Esses elementos são fundamentais para atrair a atenção do leitor e fazer com que ele saiba o que é o livro. Além disso, é fundamental escolher cores atraentes, letras facilmente lidas e linguagem que traduz a essência do seu produto.

Defina o Tamanho da Capa

Já que está claro, é hora de estabelecer as medidas da sua capa e contracapa de forma estável. É super importante afirmar o tamanho correto das capas para que os limites fiquem claros para os designers que vão criar também as imagens dentro de suas publicações. Uma faixa de tamanho mais pequena cria uma sensação de novidades ou é um lançamento como um novo produto, por exemplo, para catálogo, o ideal é o tamanho mínimo para que a publicação se coadune bem com o valor positivo de investimento que aquele produto pode representar, ajudando a expandir a visibilidade do seu catálogo para as plataformas em que ele fica mais visível.

Alguns Elementos que São Importantes para Construir a Sua Capa

Dicas para construir uma capa impressionante incluem a relevância ou inclusão da temática sobre o qual a capa está girava, certificar que contenha um texto atraente com calibragem correta, fixação correta com grampeadores e agulhas neles, utilizando cores bem escolhidas complementando a identidade, utilizar fontes criativas e que o título e o subtítulo façam uma grande ligação e também é preciso utilizar títulos que passem bem de uma forma que os leitores entendam o que a capa está querendo dizer.

O design da capa e contracapa deve refletir a identidade do seu produto e transmitir a mensagem certa para o seu público-alvo, gerando desejos e forçando o leitor a ter um anseio de descoberta. As nossas dicas ajudaram a dar um início verdadeiro para que você comece com suas criações!

Execução da Capa e Contra Capa


Agora que você já sabe como planejar e definir os critérios para a criação da capa e contracapa, é hora de falar sobre a execução. Como mencionado anteriormente, é preciso ajustar o design da capa e contracapa às possibilidades de impressão e produção disponíveis. Além disso, é fundamental escolher cores e tipos de letras que façam uma boa combinação.

Conceituar para Obtenção de Dados Acessíveis

Antes de mais o que discutimos como dicas para as capas do seu produto, você precisa conhecer os limites fiquem claros para fazer leituras mais acertadas. Fazer algumas pesquisas por conta do projeto o será bem benéfico para suas necessidades de design. Por exemplo, você pode ficar sabendo melhor sobre a área em si, saber a prática das diversas alternativas disponíveis e entrar em contato com clientes para determinados questionamento que possam vir a mudar o caminho que estava percorrendo para o seu encosto e ajudar a evita-la antes de recorrer a este profissional particular que vai sugerir algo que você desconcebia sem deixar um conceito antes do início da execução dos produtos por exemplo a gama de cores, gráficos ou outras peças digitais no estudo.

O Papel Importante da Tipografia

Subtítulo:

A escolha certa da tipografia é fundamental para uma capa e contracapa bacana para em sua entrosia na peça. Procure uma tipografia que seja fácil de ler e que seja utilizada em diversas situações. Já que a letra precisa ser distinta do texto principal, outra ótima ideia é escolher tipos de letais que complementem e não se percam da versão normal. Além disso, sua escrita sobre ao cabeçalho entre letras maiúsculas é bem típico nesses produtos. Por outro lado, não se esqueça que imagens podem ser uma grande parte da capa. Utilize imagens de qualidade ao fazer essas capas para poder deixar na boa estética criada.

Testes


Outro fator importante, e muitas vezes subestimado, é o teste da sua capa e contracapa. Os pequenos ajustes que você não espera ter impacto na primeira viagem da capa. Faça pequenas alterações e testes constantes de todas as dessas alternativas de design que você gerou até que chegar em uma que corra exatamente como está esperada. Nesse caminho de experiência, você precisará ao longo a verificar pequensas intervenções de adição naquários detalhes com a qual será obtida justamente para que tudo possa ficar completo.


Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.