Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Comprei um carro financiado, posso devolver com juros? Conheça as regras e direito


Nós sabemos que tomar decisões importantes é sempre um processo complicado, e quando se trata de comprar um carro, é ainda mais complicado. Comprar um carro financiado pode ser uma opção atraente para muitas pessoas, mas quando se trata de cancelar o contrato, podemos acabar com dúvidas e incertezas.

Nossas situações diárias podem ser complicadas

Quando compramos um carro financiado, geralmente contratamos um empréstimo bancário para custear o pagamento do veículo. O financiamento geralmente tem um prazo fixo, que pode variar de 24 a 60 meses ou mais, dependendo do negócio acordado entre a bancada e o comprador. Além disso, há também os juros que são cobrados pelos bancos, que variam de acordo com o tipo de contrato e a empresa do banco.

Com um contrato assinado

Nós sabemos que ao assinar o contrato de financiamento, há várias cláusulas e regras que devemos respeitar. Uma dessas regras é a falta de capacidade de devolução com penalidades, e a pessoa que abre o contrato de financiado não pode devolver o carro, exceto em determinados casos raros, como extinção da falência.

Consequências de não pagar as parcelas

Se você entrar em uma situação em que não consegue pagar a parcela do financiamento, você estará em dívida com o banco. Neste caso, há duas opções que você pode escolher:

  1. A reposição: A reposição é uma opção que ocorre quando o contrato de financiamento é desfeito e o carro é de volta ao banco. Se você não tiver pago as parcelas, pode acontecer de o carro ser repossado e o banco vender para outros compradors. Há também os despesas com a recompensa.
  2. O resgate: O resgate é uma solução que pode ainda acontecer, desde que você não tenha pago 50% das parcelas, o carro pode ser devolvido. se você estiver 2 anos do contrato, é mais a recomendado.

Situações de Cancelamento de Contrato

Em situações onde você não mais pode pagar as parcelas do financiamento, é recomendavel que você fale com um advogado e saiba qual seu direito, mas muitas vezes isto é raro.

Cancelamento dos Custos e Penalidades

Em certas situações raros, faltas de pagamento, coro, falta de pagamento ou outros, você pode se faltar a devolver de a despesa

Cancelando o contrato: é possível?

Sim, é possível cancelar o contrato de financiamento, mas isso só acontecerá em casos raros. Geralmente, é oferecido quando você tem crédito ruim, uma infração de financiamento ou uso indevido do crédito. Em alguns casos, você pode solicitar a rescisão da dívida, mas isso pode levar a consequências legais.

Direito de Cancelar o Contrato

Você tem o direito de cancelar o contrato de financiamento antes de assinar? Nós esperamos uma confirmação de sua advogada locaI para confirmar se você pode rescisar o contrato. Você também pode negociar diretionamente com o banco, e acordar diretamente para uma negação.

Aumentos na taxa de juros

Se você pagar todos os prazos e parcelas do contrato, os juros mais altos podem estar relacionados a uma mudança.

O IRRF ao Receber

Se você recebeu algum reembolso no I am respeito sem apresentar nota fiscal e outros documentos comprovativos da perda do direito ao desconto dos impostos.

O que fazer se eu não puder pagar a parcela?

  • Reavalie suas despesas: Tente reavaliar suas despesas e verifique se há outra opção de pagamento que você pode adotar (como parcelar a dívida no mesmo período, por exemplo).
  • Negocie com o banco: Se você não puder pagar a parcela, entre em contato com o banco e explique a sua situação. Eles podem ser dispostos a ajudar com remissão, parcelamento ou alteração do contrato.
  • **Consulte um especialista em conselho financeiro.: Conselheiros financeiros podem ajudá-lo a encontrar maneiras de gerenciar sua dívida e estabelecer um plano para se recuperar, desde que você faça uma carta de intenção as empresas de crédito.

O que posso fazer em caso de reembolso?

Se você quer reembolsar o financiamento antes de cancelar os custos, além do lucro e dos custos de manutenção da propriedade. os juros serão concedidos pela contracenção: reembolso não comportar penalidade da inscrição no srs caso de reembolsar os prazo de financimento e de atraso no pagamento.

Imposto de Renda de Pessoa Física como o Rescisão.

Para o imposto de renda você está isento de pagar IRRF do total que será liberado

Dicas do Banco do Brasil

O Banco do Brasil deu algumas dicas para os clientes que se encontram em dificuldade financeira:

  • Pagar as parcelas de forma pontual: Mesmo que você não consiga pagar as parcelas em tempo, o melhor é contar o cliente e informar o banco da ocorrência.

  • Não acumule juros: Tente melhorar sua situação financeira e não acumule juros.

A dica nossa

O que dirão os clientes da opção IFS?

Todos concordaram que já fizemos todas as explicações necessárias.

Você está protegido no financiamento se não puder pagar não deixe de perguntar diretamente! Você certamente pode fazer o cancelamento.


Se você não puder pagar o financiamento que você deve considerar ir falar com o seu especialista financeiro.

Se você tiver alguma outro informações que adicionaremos.

Ou você merece considerar a forma de procedimente (os nossos valores em termos de importância para acessar nossa informação). Mas leia o acordo entre os clientes e o devedor em um dos websites da empresa ou que esteja prestigendo o negócio. Será bom que você procure o seu advogado profissional!

Você já pagou o seu carro com financiamento que quer devolver


Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.