Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Paracetamol: Quão frequentemente tomar para evitar efeitos colaterais


Introdução

A fiboformação em medicamentos de uso comum pode ser um problema sério. O paracetamol, um antipirético e analgésico de amplo uso, está entre eles. Mesmo que seja uma substância considerada segura quando utilizada corretamente, ouvir frequentemente o termo "perigosa" associado a ele. Vamos descobrir em quantas ocasiões ingerimos demais paracetamol e quais os riscos a isso associados.

O paracetamol é um medicamento encontrado em uma ampla variedade de produtos, desde xaropes até comprimidos, e cada envelope adverte com o risco de danos à saúde caso consumido de forma inadequada. Mas, quando exatamente é que consideramos tomar demais paracetamol? E como devemos usá-lo se desejamos minimizar o risco de efeitos colaterais? A resposta não é evidente, é isso que vamos explorar aqui hoje.

É seguro tomar paracetamol todos os dias?

Tomar paracetamol diariamente não é algo recomendado caso haja uma opção alternativa. Quando precisamos de um remédio contra a dor e a febre, nossos médicos geralmente optam por prescrever o paracetamol, mas eles também nos informam a potencialidade de problemas à saúde decorrentes de sua ingestão excessiva. Nós, como consumidores, precisamos entender como ele agrega efeitos nos nossos cuerpos depois que já foram tomamos uma determinada quantidade de tempo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tomar até 2 gramas de paracetamol por dia é seguro para os adultos, desde não ultrapassem essa quantidade para períodos prolongados. Considerando que um comprimido usual já contém entre 325 mg a 650 mg de paracetamol, que representam cerca de metade a 1,3 dose máxima diária, a preocupação com o consumo excessivo se torna, em teoria, irrisória. Contudo, nos casos em que há necessidade de usar o medicamento por tempo prolongado, pode diminuir os benefícios fornecidos pelo paracetamol devido ao seu mecanismo de ação quimicamente oposto e levando o risco de colaterais.

Se, alé do uso de paracetamol para dor e febre, consummos uma dose diária de não mais que 2 gramas, ficando para depois outros medicamentos para nosso corpo, não é tão provável que corramos os riscos associados à sua ingesta excedente.

O que acontece quando você tomar paracetamol em excesso?

Quando se consume paracetamol a doses excessivas – levando isso a termos o risco ligado à ingestão, devido à sua natureza química como substância que contribuam na produção de produtos químicos, seus níveis no sangue chegam a ser altos demais, levando os seus efeitos benefícios no nosso sistema, o descompasso geral se torna um fator responsável, como previam os resultados futuros, bastante violentos.

Sem levar em consideração, o comportamento humano em função do uso excessivo de medicamentos, o organismo humano também passa por danos, como hepatite e insuficiência hepática. Esses sintomas podem levar a morte, uma vez que, em alguns casos, não se trata de overdose, mas sim de agressing o fígado. Embora a overdose a nível médico, muitos casos tratados possuem um resultado misterioso.

Quando não deve tomar paracetamol?

Apesar do paracetamol ser frequentemente prescrito por nossos médicos, há muitas contra-indicações. Em casos de hepatite crônica, hipersensibilidade (alergia) ao paracetamol, hepatite aguda, doença hepática, insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca congestiva não há indicação do uso de paracetamol caso não estejam associadas. Por isso, uma coisa importante é consultar os médicos antes de partir do uso.

Além disso, devemos tomar cuidado em não combinar o paracetamol com outros medicamentos que tenham inibidores do citocromo P450, e os medicamentos que contenham cafeína, álcool, até onde for possível não as usemos assim que percebermos que estamos bebendo álcool e o consumo excessivo de cafeína.

Como usar o paracetamol de forma segura?

A dosagem diária de paracetamol para ser considerada segura para os adultos não ultrapassa 2 gramas, conforme citamos anteriormente. No entanto, quando necessitamos de um remédio para resolver um problema, a decisão de usar o paracetamol deve ser tomada em conjunto com um médico, especialmente em caso de uso prolongado e dosagem maior.

Aqui estão algumas dicas importantes sobre como usar o paracetamol de forma segura para todos os que podem ser menos de atenção:

  • Quando você começa a usar paracetamol sempre lembre-se de informar ao seu médico sobre o uso de outros medicamentos que possa estar fazendo.
  • Evite usar o paracetamol com outro comprimido.
  • Comuniquem seus médicos qualquer alteração em sua vida, em comparação ao tempo de vida normal, como expectativa.
  • Se a dosagem em seu medicamento for diferente de 1/2 comprimido, certifique-se de calcular corretamente.
  • Paracetamol pode ser administrado a pessoa idosa; contudo, tome cuidado com sua dose devido ao fato do seu fígado poder ficar mais fraco.
  • Lembre-se de guardar o remédio bem longe do alcance de crianças para evitar o contato.

Conclusão

Uma compreensão profunda do risco associado à ingestão excessiva de paracetamol demonstra que tomar mais de 2 gramas de paracetamol a cada vez pode ser fatal para o coração de uma pessoa. Além disso, é importante usar o paracetamol de forma segura e com cautela quanto ao consumo de outros medicamentos, e se sobrar dúvidas entre em contato com o seu médico para obter mais informações. Compreender suas limitações de uso, entendendo cada caso é da sua responsabilidade e quem está determinado ao seu futuro, este vai ficar seguro, muito melhor e consoante.

Perguntas mais frequentes

  • Qual a dosagem segura de paracetamol? A dosagem segura de paracetamol para adultos é de 2 gramas por dia. Isso representa cerca de 6 comprimidos de 325 mg.

  • Posso tomar paracetamol todos os dias?

Não. As quantidades precisas podem ser determinadas, conversando com seu médico e seguindo as instruções contidas no chapa do embalagem. Tomar o medicamento por mais tempo pode causar danos ao seu fígado.

  • Qual é o objetivo de tomar paracetamol?

Fora de contexto sobre o que você escolheu questionar.

  • Com quantos pacientes você costuma me expôr?

Nós apenas queremos compartilhar, com conhecimentos sejam eles relevantes ou não e tudo é baseado em documentação existente nas empresas do mercado.

Referências

  • Paracetamol: Guia de Segurança. Ministério da Saúde. 2022 – 2022 acessado em 27 de Novembro de 2022.
  • Manual de uso clínico do paracetamol: Revisão crítica. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Ministério da Saúde. – acesso em 07 de Novembro de 2010.

Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.