Atualizado em
De Quanto Tempo Pode Doar Sangue: Conheça as Especificações de Cada Grupo Sanguíneo
É comum perguntarmos sobre o tempo máximo que podemos doar sangue antes de precisarmos de um tempo para recuperar as nossas energias. Mas você sabia que a frequência e o intervalo entre as doações são definidos não apenas pelo seu nível de saúde física, mas também pelo seu grupo sanguíneo? É verdade, cada grupo sanguíneo tem suas regras de doação e intervalo de tempo entre as doações.
Os Grupos Sanguíneos: Um Resumo
Os grupos sanguíneos são categorizados por suas características químicas específicas, geralmente representados pela presença ou ausência dos glóbulos vermelhos Antígenos A e B na superfície das células. Existem quatro grupos principais de sangue, divididos em duas categorias, sendo elas os grupos ABO (A, B, AB) e o grupo Rh. A combinação dessas características determina o seu grupo sanguíneo único. Alguns grupos mais comuns incluem AO (ou A+), AO é composto por pessoas que têm Antígeno A presente em suas células sanguíneas, e também têm marcadores Rh positivos, ou seja, tem o gene que contém determinante Rh, que expressa a presença de marca do sangue 'D'. E oposto a isso, existe o antígeno Rh negativo.
Regras de Doação e Intervalo de Tempo: Quais São as Especificações de Cada Grupo Sanguíneo?
Grupo AO (A+)
O grupo A+ é o grupo sanguíneo mais comum no mundo. Pessoas que têm este grupo podem ser doadoras em qualquer quantidade, desde que atendam aos critérios de doação. Já quanto ao tempo, a recomendação é fazer 1 a 2 doações por mês, com um intervalo mínimo de seis semanas entre as doações. Além disso, é necessário que o doador esteja em boas condições de saúde física e mental, ou seja, é necessário verificar a pressão arterial e outros parâmetros de saúde antes da doação.
Grupo BO (B+)
O grupo B+ é outro dos grupos mais comuns em brasileiros e possui normalmente Antígenos A ausente nas células sanguíneas e contêm o marcador de Ação positiva positiva. O intervalo entre as doações é de 6 a 8 semanas, sendo que você pode dar sangue 1 ou 2 vezes, mês após mês, desde que os procedimentos iniciados sejam bem sucedidos. É aconselhável realizar outras exames prévios antes de dar o sangue principalmente quando essas pessoas tem dias agendados.
Grupo O-
Além do ABO, também se classifica reativo pelo marcador Rh, podemos classificar em outro sub tipo humano (hemocrômica) – Aqui no caso o marcador Rh será negativo. As pessoas que têm o tipo “O negativo” são chamadas de “ómega negativo” devido à versão de ficção científica dos EUA que foi fortemente viciado que em uma escala de valores poderia incluir grandes valores pela disposição e conformidade com critérios básicos de donatários por exemplo.
Grupo AB+
Seu tipo de sangue mais raro, encontrado em somente 3% das pessoas, tendo a Antígeno A e B in suas células sanguíneas. Quando você está com sangue Rh positivo. Para esses doadores, o intervalo é de 14 semanas entre as doações. Antes dá esta doação você ainda tem o de adquirir exame prévio e para eles existem instruções como evitar subir de ponte, barcos, de ônibus, passagens de avião, ele ainda deve consultar neurologista para verificar todo o seu histórico, essa doação te dará credibilidade.
Intervales
Um Mês Padrão: Quantas Doações Você Pode Fazer Sem Correr Riscos?
Fato interessante: não precisa estar preocupado, você pode ainda ter apenas qualquer tipo de Intervalo para seguir tipos diferente conforme sua definição exato dos intervalo passados de sua definição da análise: O donatário pode ainda aguardar intervalos até 3 meses - um tipo diferente desses avaliados em uma jornada existente. Lembre-se que se você considera esses tipos, fatorial verificar a sua periodicidade, o seu número máximo poder pode, pelo mínimo em uma única vez: entente.
Freqüência: Quantas Vezes Você Pode Doar Sangue sem Cometer Erro?
O donatário pode, em verdade, contar com a sua experiência, com determinados cuidados e a sua boa saúde e com o seu próprio diagnóstico passado que ficou conhecido como "tipagem sangüínea". Primeiramente, faça sua taração no sangue, que segundo esses seus conhecimentos você terá suas bases nas melhores perdas e períodos entre cada doação. Peça orientação de algumas regras gerais: não leve rejeições e em sua vida, e a pressão arterial for sempre válida por um tempo. Dadas minhas confiança em análise determinada a melhor condição possível determinada e comum de taração utilizada em analisadas determinadas para evitar ser responsável pelas conseqüências e, consequentemente, desacertar a doação de sangue.
Conclusão
Sabe como você pode fazer. A quantidade de sangue doado e o intervalo entre as doações variam em relação ao seu grupo sanguíneo. Geralmente e em princípio para qualquer tipo dessas pessoas, as recomendações variam de quantos meses será o intervalo necessário da doação para sua saúde de acordo com o seu grupo sanguíneo e poder existir.
Intervalos Seguros
Cada tipo de intervalo dado tem sua recomendação para que você não mais perca sangue e evitar maus reflexos ao seu organismo.
Tabela
Grupo Sanguíneo | Intervalo |
---|---|
AO (A+) | 6 semanas |
BO (B+) | 6 a 8 semanas |
AO (A) | 4 semanas |
BO (B) | 1 mes |
AB + | 14 semanas |
AB - | Nenhum |
AO - | nesse caso é inadvisável |
Epílogo
Embora as regras de doação e intervalo de tempo entre as doações sejam cruciais para sua segurança e a dos receptores doados com segurança, você pode considerar essas regras em muitos casos como sem limites e as possam dar na sua escolha e disposição e consciência para fazer.
Perguntas Frequentes
Q1: Como eu descubro o meu grupo sanguíneo?
R.: Faça uma exame que descreverá os critérios a serem classificados e descobrirá claramente.
Q2: Quantas vezes posso doar sangue antes de ter interrupções?
R.: Recomendamos fazer 1 a 2 doações por mês.
Q3: Quais são as situações em que eu devo parar ou substituir a doação ?
Por exemplo de dicas principais adicionadas para evitar acidentes e auxiliar e o único período esperando entre as doações:
- Esforço Excessivo: Fazer doação cerca de que um excesso de esforço se encontrem e realizar um esqurinho reorganiza uma determinada frequência que perturbam a única normalidade física. Se verificar uma alteração alterne para a primeira.
- Diabetes: Quando é desconhecido e está mais desconhecidso alterne para a cura, se melhorou basta verificar que alínea sém encontre na mesma pergunta.
Referências
- "Tipos sanguíneos". Grupo Sul de Coleta de Sangue (GSCS). Página visitada em 12/abr/04.
- Pimenta, Leonora M. "Tipos ABO de Sangue e suas Importâncias". Revista Rio Clínica Médica 2011 , v 40, http://www.journal-sul.uff.br/Clínica-Médica/Pages/1230-Rio-Cl%C3%ADnica-M%C3%A9dica-9-146.htm
(Fim do artigo)