Atualizado em
Dipirona: Quantas Horas Pode Ser Tomada?
Neste artigo, estamos aqui para esclarecer algumas dúvidas sobre o uso de dipirona. Sabemos que medicamentos precisam ser usados com cautela e responsabilidade, e a dipirona é um medicamento comum vendido sem prescrição médica, mas que pode causar problemas se não for utilizado corretamente. Vamos falar sobre quantas horas a dipirona pode ser tomada e como ela deve ser usada de forma segura.
Ao analisarmos a estrutura do nosso corpo e o modo como reage aos medicamentos químicos, podemos entender melhor sobre quais são os seus riscos e benefícios, quando usada corretamente. No mundo, cerca de 100 milhões de pessoas utilizam a dipirona. Além disso, muitos de nós já ouviram falar sobre os seus efeitos benéficos e mal-entendidos no uso dos medicamentos genéricos. Vamos perceber se é verdade o uso seguro da dipirona, em conjunto com usos corretos de remédios genéricos.
Benefícios da Dipirona
No que diz respeito aos benefícios da dipirona, muitas pessoas a utilizam como analgésico leve, pois atua principalmente na redução da inflamação devido a fadiga muscular, ou dor de cabeça e de enxaqueca devido à ação da acetaminofena. Além disso, serve como antitérmico (frio), fazendo com que possamos controlar as febres geradas por vírus e infeções. De acordo com a ACO (Associação de Controle de Medicamentos), podem haver casos que sugerem o uso da dipirona para reduzir a dor devido ao exercício. Seria útil a dipirona nessas situações? Para achamos isso, vamos estudar um pouco mais.
Quando usada com prudência, a dipirona evidencia funções adequadas no sistema como:
- Antinflamatório
- Antitérmico
- Analgésico
- Miorrelaxante
Alguns usos reportados mostram que a dipirona também se destaca na redução de dor em casos de gravidez, além da diminuição da temperatura corporal durante a doença febril. Depois disso, criamos uma comparação para entender a sua utilização e as suas melhorias nas condições usadas, hoje.
Controvérsias e Efeitos Adversos
Uma situação, porém controversa do medicamento, é sobre usos que podem afetar demasiadamente, como durante grávidas. No nosso estágio atual de pesquisa na área de medicamentos genéricos, é comum que muitas mulheres possam ficar grávidas, pois há poucos casos registrados de riscos pesados oriundo de farmácia. Além disso, se o medicamento for usado por tempo prolongado, e não prescrito regularmente, a chance aumenta de desenvolver problemas de desconfortos como: úlceras estomacais, pressão alta, e outros mais. É hora de reler e ouvir os especialistas sobre o uso correto.
Os problemas apresentados pela dipirona se relacionam com a sua possibilidade de causar:
- Pressão alta
- Problemas estomacais
- Atemorização rápida
- Problema de vômito
Dentro da possibilidade de efeitos adversos do medicamento, é aqui que as pessoas mais cuidadosas com a saúde devem evitar usá-lo excessivamente. Além disso, a dipirona em conjunto com outros medicamentos pode causar dependência, e uma vez visto isso na nossa história, as possibilidades de efeitos colaterais da dipirona aumentam.
Precauções ao Usar Dipirona
Os cuidados ao tomar dipirona são necessários, pois a quantidade de ingestão pode variar de pessoa para pessoa, e as consequências caem principalmente nas circunstâncias em que o uso excedeu a dosagem exigida.
Visando garantir a sua saúde, é preciso incluir o seu especialista no processo de tratamento para evitar que a dipirona cause consequências indesejadas, como:
- Dor de barriga
- Além de outros problemas gastrointestinais
- Alterações cardíacas, principalmente por conta de queda na pressão
- Transtornos respiratórios, pois trata acima de tudo contaminações respiratórias (normalmente causadas por bactérias)
Quando a dipirona é ingerida de forma errada, pode causar danos acúmulo, bem como aumentar o risco de infarto com o uso prolongado, dentre outras.
Limitações e Contraindicações da Dipirona
Os limites da dipirona existem. Devemos saber que não usemos ela junto com:
Remédios que aparentem causar aumento do efeito colateral
Certos medicamentos que aumentam o risco de trombose em pacientes podem ser uma contraindicação quando tomados de forma simultânea.
Proibição de usar remédios anti-sépticos nas bochechas
A aplicação de analgésicos sódico na mucosa da bochecha pode causar riscos de problemas respiratórios adquirido aguardado.
Remédios sedativos, analgésicos, ou contra dor de cabeça
Podem aumentar a sensibilidade do paciente a outros medicamentos.
Medicamentos que podem causar risco de problemas de hepatite
Não se recomendam medicamentos que causam hepatite quando tomados em conjunto com a dipirona.
Dicas sobre Quantas Horas Pode Ser Tomada
É de suma importância observar as instruções do médico. Além do mais, é interessante manter uma rotina de uso do medicamento, tendo em mente as doses ideal e dentro do dia.
Depois da informação divulgada anteriormente, você já deve saber sobre as controvérsias da dipirona, além de saber quais são as recomendações de uso e possíveis efeitos colaterais. Para entender melhor o seu uso, apresentamos os cuidados com o medicamento.
Recursos e Referências
Bibliografia
- Pharmacology, by James E. Griffin and David B. J. Robertson
http://dxdooi.org/10.1016/0083-6295(95)96023-7
Ministério da Saúde: Dipirona: O que é, Como Usar Corretamente!
Especialista da área da medicina: Dr. Haimović
Fontes Básicas
Nosso site. - Dipirona nos casos da criança.
Você aprendeu bastante sobre a dipirona, assim como possíveis efeitos colaterais. Se tiver alguma dúvida, consulte seu médico.