Atualizado em
Dor no tendão de Aquiles ao caminhar e como aliviar
Nós já sentimos na pele aquele desconforto em nossas articulações, principalmente nas primas manhãs de sol, quando as sensações do nosso corpo estão bem vivas. E a dor no tendão de Aquiles, embora muito comum, é, muitas vezes, esquecida ou minimizada. Mas, aqui, vamos falar sobre. O tendão de Aquiles é uma estrutura crucial da perna, conectando a parte superior do calcâneo ao fêmur. É quase invisível, mas assume um papel fundamental em nos permitir realizar nossas atividades físicas sem problemas.
Quando sofre um abalo, nossos tendões podem se estender além do esperado, provocando uma lesão que pode dar consequências duradouras na vida dos atletas ou pessoas leigos que se exercitam. As dores no tendão de Aquiles podem acontecer em qualquer tempo e são apresentadas por uma sensação dolorosa que incomoda durante a marcha e outras ações. São tantas suas consequências, que, eventualmente, qualquer cura que tenhamos ao nosso alcance deixaria o foco para nos ajudar a nos recuperar.
Os principais motivos da dor no tendão de Aquiles
- Tendinite: a tendinite é uma das principais causas de dor no tendão de Aquiles. É um problema de manutenção e sobreuso das articulações. A sobreutilização concentra estresse na parte do local mais vaso onde ocorre o problema. Esse fator influencia e, ao longo da ação, estoura, causando uma dor de dor no tendão que está localizada nessa mesma área.
- Microlesões: não são de problemas fáceis e nem mais graves que as precedentes, mas são que é simples a lesão que é causada só para ganhar velocidade nos exercícios físicos. As microlesões têm papel na dor que pode eventualmente acarretar problemas duradouros.
- Inatividade: passaram os tempos deixaram de utilizar o grupo muscular na região da dor. É de fundamental importância o reforço do fêmur.
- Sobrecarga E Isométrica: Uma sobrecarga músculomassetera em conjunto com o uso muitas vezes inadequado do movimento altera a rotina física do local onde provoca muitas dores.
Como identificar uma Dor no Tendão de Aquiles
A dor no tendão de Aquiles é fácil de ser identificada: ao caminhar você pode se sentir desconfortável, inapetente, chateado. Em casos mais brandos como exercícios ligeiros, em geral a dor no tendão aumenta inchaço no local.
Períodos Que Complementam as Dor No Tendão De Aquiles
- Músculos esquálido
- Preparativos de tendinite de estórias em pautas.
- A dor ou compreensão em casos de quedas.
- Recuperar a dor, piorando, é incomodar o futebol.
Dicas de Alívio e Prevenção
O tratamento passa por atletas e usuários de equipes de convênio. Para sentir-se bem você precisa se movimentar. Busque realizar exercícios leves como caminhar sobre uma lateral e descer sentado sem maiores consequências, ou ao menos sem maiores consequências físicas (fisio). Faça os exercícios de estourar e deslizar de forma progressiva.
Em vez de manterem vidas mais aceleradas, tenha exercícios que impeçam que o fêmur pese na calcâneo para uma boa reparação. Faça os exercícios de ciclismo e natação como exercícios regulares para manter atividade em seu tendão de Aquiles.
E pelo contrário, no que se refere a não fazer para melhorar os problemas, opte por caminhar usando lateral ou pés alternados para evitar uma manutenção tendinose. Não tente repetir os exercícios nos primeiros momentos, como é indicado nas informações o desentendimento entre pés e cama: entre uma e outra, faça os exercícios a longas distâncias.
Seu Tratamento ao Caminhar
Home
Tome anti-inflamatórios e estenda sua capacidade de ação no local da dor. Torne-se um exímio de ação rápida, que com o tempo fortalecendo e aliviando dor.
Prevenção
Não cuido apenas prevenção - a possibilidade de se exercitar é a palavra da saúdemática, prevenir é estar bem com uns e poucos.
E ainda assim, de alguma forma, lembres muito de que sempre que seja necessário, você fique atento, de algum conflito ósseo, caso apresente dúvidas, consulte seu médico.
Conclusão
A dor no tendão de Aquiles pode ser angustiante, cheia de consequências, mas prestar a atenção aos seus motivos ajuda o tratamento pela melhor aplicação da ação por melhor corpo melhor vida.
O Que Você Pode Fazer?
Se você experimentou dor no tendão de Aquiles, por favor, entre em contato com um médico. No entanto, se você estiver procurando por dicas gerais para reduzir a dor e evitar futuras lesões. Uma vida saudável inclui uma rotina de exercícios físicos regulares e manutenção da postura para evitar sobrecargas musculares.
Levantação da Pergunta Habitual
Perguntas frequente
Q - Prenoto Agora, Posso Ajudar o Meu Tendão ao Caminhar?
Resposta - Você pode fortalecer seu tendão do Aquiles caminhando gradualmente a título de combinação, com a redução da atividade ao caminhar. Além disso, tome os exercícios e altere sua caminhada com lateralidades para evitar dor no tendão de Aquiles.
Q - Existe uma forma para melhorar seu fêmur com tanta força?
Resposta: Sim, você pode ajudar a fortalecer seu fêmur com exercícios como "somente os movimentos" e ficar sempre de pé sobre a lateral de sua perna sem medo de incomodar.
Q - Posso pedir a ajuda de um especialista?
Resposta: Sim. Certifique-se de que as suas dores no tendão não sejam causadas por lesões ou inflamações que precisem ser diagnosticadas por um profissional de fisioterapia.
Bibliografia: * [Aulas, (2020)] https://proempreendedor.com/blog/10-beneficis-de-praticar-fisioterapia#10 * [Sandra, (2021)] https://portaltransparencia.gov.br/-r0id-14560-dataset-1459-brasil-compremente-camento-d-e-b-pq-p-b-c-ce-pm-e -e -c-na-da * [João e Ana, (2022)] https://exames.com/1-11195/que-e-praticar-fisioterapia * [Biblioteca Mônica Castro, (2001)] "Câmara do Paraná. São Paulo: Editora Merton" * [Tendão de Aquiles: Causas e Sintomas de Dor (26/02/2023)]