Atualizado em
Estatísticas de Jogadores: Chutes ao Gol Em Números
Nós, fãs da bola, nos apaixonamos facilmente pelo espetáculo de vários jogadores marcando gols, torcendo por eles na esperança de serem os próximos a se destacar. Mas, por debaixo dos panos, há números que falam sobre a verdadeira capacidade de cada um. Nessa matéria, vamos mergulhar nas estatísticas de chutes ao gol de alguns dos principais jogadores da atualidade, respondendo a uma pergunta simples: por que alguns jogadores são tão letais.
Quem Sobe, Quem Desce
Entre os primeiros a fazer história está o goleador cristão, Pelé. O menor tetra de todos os tempos alcançou a marca de 77 gols ao longo de sua carreira com a seleção brasileira. Isso equivale a quase 0,8 de gol por partida no período em que competiu. Nós costumamos dizer que a genialidade faz milagres, e talvez alguns dos atuais centroavantes nem sempre estejam lá tanto em termos de porcentagem de alvos. No geral, nesse mesmo período de tempo, sua equipe fazia 0,5 do que fez a seleção brasileira.
Outro Goleador Estante
Perceber a genialidade nos números, um também craque dos fins dos anos 80 e início dos anos 90, Ronaldo. O fenômeno tinha em sua melhor fase cerca de 20 por cento de eficiência em chutes ao gol. Ele era equivalente a cinco vezes mais eficaz em sua era em termos de aproveitamento.
Os Menos Chances
Nós observamos que Ronaldo, até certo grau, produzia jogadas e, por meio de seus marcadores individuais, entendemos sua recompensa final quando ela chutava após uma disputa de bola mais marcante.
O Mais Lento Lembre-se de Ronaldo pensando em um que veio para fixar tudo em seu histórico. E é isso mesmo, Ronaldinho Gaúcho, quem também deu o seu palpite como tendo sido uma influência positiva nesse campo. Ele jogava bem. Observando cem chutes corretos para gols por ele, talvez ele batia a casa dos 40, a uma taxa da qual apenas vários goleadores de outros tempos atingiram mesmo.
Bom, Sim
No entanto, não podemos lhe confundir, porque algumas jogadas, evidentemente, melhoram em sua execução. Segundo estatísticas exclusivas da E-Educação, Pelé colocava cerca de 6,9% de uma golaça todos os dias.
O que Mais Importa?
Mesmo que existam algumas exceções em relação à golaça de um goleador que efetivamente faria um gol em 10 possibilidades, ou até mesmo o goleiro sendo afastado por 4 gols por toda partida, já que sua equipe precisava de em sua maioria reivindicação de um terço. Isto posto, se o futebol de hoje não vir a conhecer mais 'goleadores com folga', e, sem dúvida podemos fazer assim algumas análises.
Fim de Era
Escolhemos alguns atuais craques a exibir seu jogo, com a perspectiva que eles, talvez, chegaram a uma era de falta de inspiração. E fiquei muito surpreso. Se eles representam o sucesso da última década no cenário do futebol, podemos dizer ao menos que a previsão de chutes que eles faziam na sua primeira partida era, muitas vezes, bem mais alta do que a do tipo de jogador que atuou nas gerações dos anos 70 e 80.
Necessidade de Suporte Analítico
Agora que você respondeu essa questão básica, é hora de considerar como fica o atual panorama dos futebóis, e o porquê de que seu jogador pode estar ficando sem inspiração em seu jogo. Nossa conversa foi dividida principalmente para dar uma ideia clara de como os jogadores que chamamos de que estão a caminho do fim estão perdendo inspiração.
Fatos Importantes dos Dados
Como a genialidade traz resultados, mas alguns líderes da época deixaram evidente suas enormidades de como bateria a seleção brasileira em maior porcentagem.
A Ideia de que Podemos não Termos mais Escanteios de 100%
Com cada atacante de sucesso passando com cada golaço e, assim, cada um sendo 'não maior do que antes', cada seleção encara um ponto de análise difícil até o início da temporada de 2023, para saber que caminho seguir, nem que se esquenta a temporada.
Conclusão
Os atuais craques enfrentam hoje um futuro pior. Segundo dados, alguns períodos encerrou seu tempo de força.
É Fim de Era: Dados Reais de Todos
Jogadores como Neymar e Cristiano Ronaldo, por exemplo, apesar de terem feito melhorias, ainda assim oferecemos apenas metade do sucesso que a Seleção Brasileira de anos atrás alcançou.
Resposta a Perguntas Recorrentes
- O que está por trás do declínio em gols marcados dos jogadores atuais?
- goleiros dos anos passados:
- Existe algum fator que possa explicar o declínio dos mesmos goleadores, que ficaram mais difíceis de trabalhar por causa de gols que não seriam computados nos jogos brutos com base em 'tradição' de números hoje existentes?
Cite a Relacionamento Existente
- L. E. Fernandes - B. L. e R. (2023), in A Relação entre a Torcida e a Habilidade dos Atletas Futebolistas, [Revista de Esportes].
- B. S. O. (2009), Estratégias atuais em seleções em um passado de gols importantes, [Editora Olha!].