Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

10 Exemplos de E-mail Profissional Claro e Efetivo


Hoje, a comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas, às vezes podemos nos perder na complexidade dos e-mails profissionais e esquecer o que realmente importa: cumprir com a finalidade da mensagem e causar uma boa impressão no destinatário. No entanto, é possível redigir mensagens enxutas e eficazes que cheguem ao alvo sem perder tempo ou a atenção do seu interlocutor.

Por que é importante redigir e-mails profissionais claros e eficazes

Ao redigir e-mails profissionais, podemos criar, negociar ou simplesmente manter as relações comerciais. Mais do que isso, uma boa troca de e-mails pode construir confiança e credibilidade. É através dessa comunicação clara que podemos chamar a atenção do nosso destinatário e despertar iniciativas, mesmo em uma era digital tão dominada pelo telemarketing e outras formas de contato.

Dica 1 - Reduzir a brevidade

Ao redigir um e-mail, é essencial evitar a palavra extensa e pensar no que realmente importa - a essência da mensagem. Redigindo de forma clara e concisa, é possível chamar a atenção do seu interlocutor sem dar espaço para dúvidas ou mal-entendidos. Apenas com prática e experimentação, é possível escrever e-mails claros e eficazes, que atendem às suas necessidades.

Um bom e-mail é aquele que consegue transmitir a principal mensagem dentro de 3 a 5 parágrafos, seguindo um padrão básico: saudação, apresentação dos fatos, apresentação da conclusão e fechamento. No entanto, é possível redigir parágrafos mais longos se forem necessários, tudo depende da sua mensagem e do seu público.

Dica 2 - A usabilidade é fundamental

É essencial redigir mensagens que estejam sempre relacionadas à realidade, também é importante lembrar que os e-mails são leituras que o destinatário faz de forma rápida. Nesse cenário, deixe o seu e-mail mais legível usando frases curtas como fechamento de parágrafos com dois-pontes. Outros detalhes importantes são:

O seu nome e endereço no campo "De"

Nada chama a atenção como uma assinatura com endereço com CPF (sem número, é claro);
São algumas das dicas do design básico ao redigir um e-mail corporativo .

Dica 3 - O poder do assunto

O assunto é um recurso muito importante quando se trata de email, pois determina se a sua mensagem será vista ou não, por isso é necessário personalizar. Uma mensagem sem sentido no assunto pode até ser excluída da caixa de entrada da caixa de entrada do destinatário, perdendo seu oportunidade de assuntos importantes.

Destinatário

Da mesma forma, é importante incluir o destinatário em seu assunto. Mais uma vez, você está utilizando seu e-mail como lição de marketing, porque apontar a essência da sua mensagem pode aumentar a chance de seu e-mail ser lida pelo seu destinatário.

Dica 4 - Comece com uma saudação clara e concisa

Com o novo avançado em comunicação, nunca havemos tido tantos assuntos para cuidar. Com a sua saudação, você estará iniciando suas negociações e sua mensagem.

Dica 5 - Redigir um resumo conclusivo e persuasivo

Uma consequência da sua mensagem também deve ser um resumo do e-mail, com informações necessárias para que seu leitor sinta que estejam colaborando com a melhor solução para as suas dúvidas.

Dica 6 - Fechar com uma saudação pessoal e entrelaçado

Na sua conclusão de e-mail, é de fundamental importância para ter uma saudação clara, concisa. Logo, deixe um feedback na sua mensagem para que o seu destinatário possa saber que estão abertos suas portas a possíveis futuras negociações que, após esta, ele deva realizar e contribuir com todos os seus esforços de boa comunicação, como construir, tomar uma próxima medida.

Dica 7 - A importância do encaminhamento

Nesse momento clássico, é importante deixar o seu e-mail mais efetivo, pois o seu e-mail é, na verdade, o primeiro passo da sua pepe. Por exemplo, é assim se o seu email foi para um negócio de produtos sem caráter ou da natureza intelectual. Do contrário, a finalidade da sua mensagem já foi cumprida.

Dica 8 - Adicionar links e attachs

Os links e attachments são dois recursos chave em um e-mail corporativo. O primeiro apresenta a sua apresentação à sua mensagem para ser transmitida no seu site. O segundo ajuda, por conta disso, a confiabilidade que você tem com você na hora de contactar sua equipe a posteriori.

Dica 9 - Adicione uma assinatura

A assinatura é um registro importante do seu e-mail. Alguns utilizam essa como campo de valor para colocar seu site ou outras informações importantes que adiriam a confiabilidade e, assim, poderão prosseguir tanto quanto sua conexão que adôa assuntos da sua parte.

Dica 10 - Envie e revise sempre e, finalmente, envie

Depois de redigir seu e-mail, verifique-o antes de exibi-lo. Pare também por seus objetos e você melhor pode quebrar o e-mail e, mais importante, revisar os seus fatos e todos os porquês da sua solução. Uma rápida verificação significa que, antes que o seu leitor entenda a sua mensagem, você também pode mudar nela. Se mais não for, a sua mensagem não terá um objetivo para fixar seu leitor.

Conclusão

Redigir e-mails profissionais claramente é fácil e instantâneo desde que você também saiba redigir correto e não precise de seus dados como um auxílio da sua mensagem. Portanto, continue lendo, praticando suas dicas e nunca se esqueça de usar um bom e-mail corporativo para que sua conexão permaneça mais além da sua leitura. Como também na recomendação!

FAQ

  • O que é um e-mail corporativo?

É um e-mail profissional, cuja finalidade é aumentar a percepção dos seus negócios favoráveis.

  • Quais são os exemplos, como praticar e como aprender a escrever de forma mais efetivo?

Para envolverse em grupos especializados para quem também aprendeu por negócios novos ou experienciados, também com e-mails. Sem problemas para nossa nova pesquisa, que é para que também não seja você. Se então quiser aumentar o seu domínio em particular.

  • Por quê é que é importante redigir de forma clara?

Porque o e-mail bem redigido tem mais assim através das suas intenções de convencer e facilita a compreensão da sua mensagem para, de vez, seu leitor entenda na parte boa da sua aplicação e compreender também os seus fatos que lhes servem.

Referências

  1. A Comunicação em Negócios Escolas Alemãs.
  2. Roteiro em Comunicação de Marketing para o sucesso nos negócios.
  3. Manual de Marketing Corporativo e Social.

Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.