Atualizado em
Certificate/Expedição para Comunicação Eletrônica Autorizada
A tecnologia está em constante evolução, e as comunicações eletrônicas são um dos setores que mais crescem no mercado atual. Com a ampliação da rede 5G em todo o país, entender melhor sobre as oportunidades e os riscos envolvidos é fundamental para quem precisa fazer negócios. Nesse contexto, surgem perguntas: O que é certificação para comunicação eletrônica? Quem precisa dela e para quem serve?
O que é certificação para comunicação eletrônica?
A certificação para comunicação eletrônica é um documento oficial que atesta a capacidade de uma empresa ou indivíduo de utilizar tecnologias de comunicação eletrônica de forma segura e eficaz. Ela é emitida por uma autoridade competente e contém informações sobre a empresa, como endereço e registro no CNPJ, além de informações técnicas sobre a infraestrutura de comunicação.
Quais são as vantagens da certificação?
A certificação para comunicação eletrônica atua de várias maneiras, beneficiando várias partes, como empresa, cliente e autoridade. Em nível de empresa, isso ajuda a fortalecer a sua posição no mercado, pois demonstra a confiabilidade em suas práticas e segurança de dados, aumentando assim a credibilidade perante seus clientes. Além disso, ela segue os padrões internacionais, facilitando a entrada de suas empresas em outros mercados. O cliente ganha pois pode fazer negócios com segurança, sabendo que confiamar suas informações ou dados aos melhores profissionais tem um fundamento sólido. Por fim, o governo ganha também, pois fica de olho em quem está utilizando as tecnologias de comunicação e assim faz monitoramento e fiscalização com mais eficiência.
Quem precisa de certificação de comunicação eletrônica?
Com a expansão dos negócios e a sempre inconstante tecnologia atual, diversas pessoas poderão precisar de uma certificação, de prestadores de serviço a profissionais liberais e micro e pequenas empresas. Alguns tipos de negócios podem precisar do procedimento de certificação de maneira mais urgente do que outros, como por exemplo, serviços de telecomunicação, fabricantes de equipamentos de telecomunicação e redes de computadores. Quem quiser atuar no mercado de serviços de telecomunicações, precisará de uma licença expedida pelo Anatel e mediante apresentação da certificação de comunicação eletrônica autorizada.
Expiação da Certificação de Comunicação Eletrônica
Acredite, criar um processo de certificação e expedição da documentação pode levar tempo. Até para que o processamento do CNS se inicie só é possível com um papel chamado RDA - Registro de Defesa da Autoridade, uma medida mais rigorosa, devido às contradições que poderia representar, assim o processo pro vários anos aumenta. Sem contar que, requer a participação de diversos setores do governo federal como Anatel e contratações de especialistas da área de tecnologia e contabilidade.
FAQ
O que é certificação para comunicação eletrônica?
- O documento é emitido por uma autoridade competente.
Quem pode solicitar certificação de comunicação eletrônica?
- Pessoas jurídicas e físicas.
De que forma a certificação ajuda as empresas e comerciantes?
- Realiza a aprovação das práticas seguras de maneira perfeita.
É possível cancelar a certificação?
- Um ano após sua emissão.
O que acontece com a autorização se não for renovada e comprovada tempo a tempo?
- Perderá a qualificação para o emprego.
Referências
- Lei 12.412/2011 - Lei Geral de Telecomunicações
- Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações
- CNS - Cadastro Nacional de Serviços
- RDA - Registro de Defesa da Autoridade