Atualizado em
O que são Freios a Tambor e como eles funcionam?
Freios a Tambor: Entendendo como Eles Funcionam e Importância em Veículos
Nossa jornada começou no mundo dos freios, componentes-chave dos veículos para garantir a segurança das pessoas em movimento. E, dentre eles, os freios a tambor merecem destaque, há décadas trazendo estabilidade para as estradas. Podemos começar conhecendo melhor esses equipamentos e como eles são fundamentais.
O Que São Freios a Tambor?
O freio a tambor é um dos mais tradicionais e confiáveis tipos de freios existentes nos veículos. Neles, um tambor em que o disco de freio está inserido é acionado por uma manivela ou por um sistema hidráulico. Com a aplicação de pressão ou quando ativado o pedal de freio, o tambor gira em sentido contrário para criar fricção, resultando na redução da velocidade do veículo. O tambor atua como elemento de contacto da roda, quando é realizado a ação da frenagem.
Funcionamento dos Freios a Tambor
Agora que conhecemos melhor as partes de um freio a tambor, vamos entender como eles funcionam. Para isso, precisamos falar sobre as partes envolvidas. Em princípio, três são as principais unidades do sistema de freio a tambor:
- Disco de Freio: É onde o pedal do freio não diretamente ativa a frenagem, mas serve como uma peça que transmite a força de inibição para a roda. No entanto, ele e um peça que absorve força para as ações de frenagem.
- Tambor: Neste caso ele assume o papel de ser o centro da ação da frenagem. Para isso, ele está direto sendo manejado de maneira direta com o pedal do freio. Quando aplicamos o pedal, o tambor garante a frenagem.
- Manivela ou Sistema Hidráulico: Essa é a que realmente impulsiona a frenagem para o tambor. Se fizer referência a um manivela, a aplicação de pressão com o pé faz o tambor girar em direção contrária ao sentido de rotação da roda. Por sua vez, o sistema hidráulico emprega a força corrigindo o problema para o sistema hidráulico a tocar no tambor.
Vantagens dos Freios a Tambor
Alguns pontos determinam a escolha pelo freio a tambor a outras opções. Este tipo de dispositivo tem ganhado desgaste no mercado por conta das várias desvantagens, mas a seguinte características o destacam até que alguns atributos:
- Presença mecânica: É amplamente integrados no veículo por este ser composto pela necessidade de que haja um fluido a fazê-lo ao trabalhar na parada do veículo
- Produtividade: Geralmente o utilizado em carros de menos porte.
- Baixo custo: Os freios a tambor são integrados não consumindo produtos de manutenção como fluido para a frenagem.
Desvantagens dos Freios a Tambor
Além das vantagens, os freios a tambor hoje advertem as vantagens de demais freios em sua composições. Entre algumas das desvantagens, figura-se:
- Movimento de vibrações: Pode haver desconfort etividade na transmissão da frenagem para este sistema de frenagem
- Um sistema que nem bem se separa de carros de portes: É majoritariamente de ser encontrado em carros de menos tamanho de carga.
- Manutenção: o freio a tambor pode exigir da sua manutenção a necessidade de aplicação de fluido para acabar com desconfortos e necessidade de consertos
Alternativas aos Freios a Tambor
Hoje em dia, com avanços tecnológicos maravilhosos, outras alternativas ao freio a tambor surgiu. Freios a disco, por exemplo, garantem maior desempenho e segurança no estacionamento e na velocidade alta. Abaixo, há os tipos de freios a disco com algumas de suas preferências:
- Freios a Disco Ventilados Duplos: São alguns dos mais usados pela capacidade de maximizar a frenagem, facilitando também sua troca e aplicação.
- Freios a Disco Ventilados: São os de mais pouso custo, bastante largamente usados e otimo tanto pra casa ao público procurando por tais serviços.
Benefícios em Freios a Tambor
Merecem enaltecer a segurança no desempenho, o baixo custo e a presença mecânica dos freios a tambor, devido a dificuldade no treinamento desses para a aplicação de frenagem em algumas situações de condução. Ente tanto as aplicações nesses áreas, estou tendo a conferir como utilizador que a tecnologia está em de transformação desafiadora e necessitamos de opções de fácil troca.
Questões Frequentes sobre Freios a Tambor
- É melhor adquirir um veículo com freios a tambor ou a disco? ### Fazer a escolha certa é bastante importante, pois dependendo das suas necessidades, um ou outro poderá ser o escolhido. No entanto, em termos de segurança, preferimos os freios a disco, que oferecem mais desempenho e são mais resistentes ao calor.
- Como posso cuidar dos meus freios a tambor? ### É importante manter o seu sistema de freio bem lubrificado e desgastado. Se você souber o ideal, retire o tambor, limpe-o em especial para evitar a possibilidade de que exista graxa na tracción e leve-o ao seu técnico. Além disso, certifique-se de manter o seu sistema hidráulico hidráulico bem lubrificado também.
- O freio a tambor é considerado seguro? ### Sim, sendo uma opção mais clássica, é seguro quando bem conduzido e quando bem desfraldado. Por esses motivos sua utilização em veículos de baixa e média porte é feita de frequentemente.
Referências
- Auto Escola de Brasília - Site - https://autoescolabrasilia.org.br/
- Brasília Autônomaticos - Site - https://brasiliiautosmotivos.com.br/
- Bico Descontado - Conjugo - https://sitebico.com.br/
Fim