Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

O que é Gerontologia: Conheça a Ciência que Estuda o Envelhecimento Humano


Nós estamos todos esquivos à maldição do tempo, pois a inevitável passagem dos anos é um destino que nos espera no fim de cada uma de nossas jornadas. Contudo, enquanto a velhice hoje é considerada uma derrota profissional e social no nosso país, não nos darmos o luxo de não observar, que as pessoas de outrora se sentiam também assim. Aliás, com o aumento preocupante da esperança de vida, teremos cada vez mais pessoas vivendo além dos 80 anos, com mais tempo de sofrerem de problemas como doenças degenerativas, declínio cognitivo, perda de mobilidade, entre outras. É assim que surge a importância para ser estudada a ciência que nos ajuda a entender e lidar com este processo natural da vida. Aqui nós vamos explorar a disciplina da Gerontologia, que busca entender o processo do envelhecimento humano, suas causas e danos, assim como formas de prevenir ou mitigar seus efeitos adversos.

Origens e Definição

A Gerontologia é uma disciplina científica que estuda o processo de envelhecimento humano em todas as suas dimensões, desde o biológico ao social e psicológico. O termo "gerontologia" vem do grego "geronte," significando velho, e "logos," significando ciência. A primeira forma de gerontologia pode ser associada a uma série de publicações de cientistas alemães, datadas do século XVI. Mas foi a partir de 1930, com o reencontro da psicologia da vida adulta com os problemas da segurança social e demografia nos EUA, que a gerontologia como ramo científico passou a ser reconhecida. Com o passar dos anos estudiosos interessados desenvolveram e se especializaram nessa área. Diante da atualidade, esses profissionais trabalham por entendermos melhor a complexidade da velhice humana.

O que é envelhecimento?

Nas sociedades atuais, o envelhecimento humano não é apenas visto como um processo físico natural. Devido à população continuar morrendo cada vez mais, por malária, sarampo, varíola contubernal, para os males postos lá em nossas comunidades e aos que ainda surtem nas ruas. Sem dúvida lá está em e muitos mais, que somente será possível, caso lá consigamos resolver nestes os fins de seus dias cheios de coisas. Por outro lado, ao mesmo tempo em que este tipo físico de desenvolvimento corresponde à expectativa e às metas de saúde com que a comunidade lida. Sendo assim, o que é envelhecimento em suas duas dimensões?

Biológico

No caso biológico, o envelhecimento se refere ao processo gradual de declínio do funcionamento dos sistemas orgânicos do corpo humano, começando pela velhice natural da própria célula, responsável pela contínua reprodução, renovação e células com diversos fatores desnutridas aumentando aos poucos, progressivamente seus processos degenerativos. Ao longo da vida humana, muitos de seus sistemas físicofisiológicos apresentam um declínio paulatino.

Exemplos de mudanças biológicas

Alguns dos primeiros problemas que ocorrem com a idade são a liberação de cortisol, o consequente efeito na produção de insulina e os problemas existentes de redução na velocidade e capacidade dos encargos de termorregulação do organismo, tais como: dificuldade em manter a temperatura corporal, respiração e circulação do sangue sanguíneo começando cada vez mais fracas, por que os valores ficam deficientes e os diversos efeitos, somatório, têm consequências para a produção de hormonios sexuais normal, resultando em uma menor libido, alterações de perda de força muscular e/ou aumento o aumento da dificuldade articular e muscular, tornando alguns exercícios como, sentar, pôr- se de pé, correr, dançar, ficar por muito tempo ao ar livre, se correr, mergulhar e se submergir, caminhar por um longo período, submeter, permanecer imóvel durante um período sem se levantar e de muitos outros trabalhos feitos previamente com muito trabalho por anos a fio dificilmente pode fazer com a menos dificuldade.

Psicológico

Nessa ótica, o envelhecimento se relaciona à evolução dos pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos ao longo da vida. Essa dimensão avalia como as pessoas lidam com as mudanças, os desafios e os benefícios que seu próprio tempo de vida proporciona para seus relacionamentos, objetivos e valores.

Regras de perda de memória

Cada vez mais conhecidas como Leis de "Benat Sarnoff, nesse tipo de idade se acredita da memória perdida devido à falta de memorização. Em relação ao conhecimento se deixando de aplicar desde a idade de 40 anos de idade seus conteúdos, com desenvolvimento e com os conhecimentos e as pessoas a fazerem para, com o exercício da atividade sexual por uma grande período.

Social

Nesse contexto, o envelhecimento se refere às mudanças sociais, econômicas e culturais que ocorrem ao longo da vida, garantindo as oportunidades de desenvolvimento pessoal, a participação na produção, a segurança e a dignidade das pessoas de todas as idades. Aqui a vida que chamamos de adulta tem seu começo aos vinte anos e seu fim aos sessenta e alguns poucos anos.

Trabalho e participação social

Na sociedade em geral, o trabalho e a participação social são iniciados aos quadrenta anos e ao longo da vida, começando com a escola ou o recado do ofício. Em tais desafios, ao interagir a cada novo dia, algumas pessoas, aprendem e se matriculam em escolas formais ou em educação executiva realizando uma forma acadêmica, uma etapa das práticas, e ocupando posições, por exemplo.

As Subespecialidades em Gerontologia

A Gerontologia é uma área de conhecimento vasta e profunda. Nela incluem-se as seguintes subespecialidades: Medicina Geriátrica, Psicologia do Envelhecimento, Epidemiologia em Envelhecimento, Sociedade e Envelhecimento e Psicologia Social e Envelhecimento.

Perda de habilidades cognitivas e Motoras

As pessoas podem apresentar dificuldades em se lembrar detalhes ou realizar tarefas complexas. Além disso, podem sofrer de declínio motor, causando redução na movimentação ou dificuldade em realizar movimentos com a mesma facilidade.

Prevenção do Envelhecimento?

Até o momento conhecido convideirensum não sabemos explicar porque um processo físico. Análise feita pelos cientistas humanos revelano pessoas mais jovens e mais longeivantes tendem a comer mais alimentos ricos em nutrientes, mais alimentos compostos de lindamente em nutrientes superanalisados e o exercício.

Comportamentos que reduzem o envelhecimento?

Descobriu-se que a pessoa que reúne muitos dos comportamentos reconhecidos como anti- envelhecimento aumentam seus anos ficando menos propículos ou poucos novos problemas.

Comida quente e bem dourada pode aumentar sua expectativa de vida

Os alimentos já conhecidos pela capacidade, como alimentos do tipo médio-metabólico, contém nutrientes que auxiliam na manutenção de função corporal.

Exercícios físicos de um método, melhor prática

Seu corpo pode ter vida de mais qualidade devido ao método.

Relação em combinação

Muitas vezes a longevidade pode ter sido proporcional ao conhecimento de mais de um desses alimentos, novos hábitos, físicos ou a saúde e experiência anterior.

Conclusão

A Gerontologia é uma disciplina que ajuda a minimizar os impactos do envelhecimento humano e buscar-lhes oportunidades.

Recomendação

Se prefere fazer o que você faria para se manter saudável, mas também prefere e em uma qualidade de vida, ainda que a maioria dos nossos exercícios estejam do dia, mesmo nos melhores anos, mantenha boa saúde, não estou perdendo tempo, mas que você tenha tido fome.

FAQ

  • O que é gerontologia? A ciência aplicada ao estudo do envelhecimento da população.

  • O que é envelhecimento físico? É o processo natural da declinio gradual do funcionamento corpóreo e diminuição cognitiva de diferentes áreas do corpo humano.

  • O que é o processo de aposentadoria? Representa um fim de carreira no trabalho sendo baseado em alguns fatores antes do corpo humano para ele ser consumido pela velhice.

  • O que é depressão e pode prejudicar no início da aposentadoria? Pode contribuir em depressão e diminuir tempo de vida, se caso for identificada, também pode provar quando bem curado o medo que se sente antes de se aposentar , tendo consequência de também diminuir tempo de vida vindo de acordo com sua ciência.

Referências

  1. Afectação de uma pesquisa sobre o fato do demogáfico na saúde.(2023). CIENTÍFICA EDIÇÃO DA IMPRESA: Revista Ambiente e Desenvolvimento. 18(02):2317-1416
  2. Gerontologista em Porto Alegre (2022)
  3. https://www.healthline..com/ Sobre o trecho 6.
  4. Gerontologia e envelhecimento (2023). Disponível em: https://www.baiadas.sertoesnet. org
  5. Biblioteca de Medicina e Saúde. Gerontologia norte-americana.
  6. www.fgv. gov (situação de preconceito e discriminação contra a população maior do início a idade, necessidade de amparo).

Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.