Atualizado em
Jurisprudência Jusbrasil: Entendimento dos Tribunais Brasileiros
Nós estamos vivenciando uma era digital, onde informações são disponibilizadas instantaneamente e onde a necessidade de conhecimento acessível é mais necessária do que nunca. No Brasil, alguns sites se destacam por oferecer acesso à jurisprudência de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão dos casos julgados pelos tribunais. É o caso da Jusbrasil, um dos principais provedores de jurisprudência no país.
A Jusbrasil é uma plataforma online que agrega informações judiciais de forma gratuita, oferecendo aos usuários acesso a inúmeros recursos, como jurisprudências, lei e processo. Com mais de 120 milhões de documentos, em curso, decididos e mencionados, sua base de dados é imensa e pertinente para quem busca informações jurídicas precisas. O site foi criado para suplantar a necessidade de acessar documentos de origem pública, disponibilizando informações que estão, hoje em dia, desconcentradas, através disso e mais alguns outros fatores é possível dizer que a jurisprudência virou uma área mais acessível.
Justificativa para a Importância da Jurisprudência Jusbrasil
Não é segredo que a Justiça é uma das instituições mais complexas do nosso país. O sistema judiciário brasileiro é composto por vários níveis, a partir do Tribunal de Justiça, passando pelo Tribunal Regional Federal até chegar à Suprema Corte. Entre esses entes, a jurisprudência é fundamental. Ela vem, acima de tudo, a servir como referência para que os juízes possam decidir em cada caso específico. Nós somos fundamentais para discutir, primeiramente, o emprego constante, na forma de jurisprudências que fazem parte com a responsabilidade de nossos magistrados sejam eles no primeiro ou último nível, a garantir, assim, que as decisões, tomadas por eles, ainda que seja bem contrárias, possam ser com o máximo de garantias alcançadas. Com as informações que encontramos na Jusbrasil e outros meios idênticos, nós podemos alavancar os nossos processos buscando não perdemos de vista que as conseqüências de suas decisões cheguem, necessariamente, dentro de uma tendência uniforme e até única entre as várias hipóteses que discutem.
É notório também, a importância, não apenas para as instituições judicante, mas também para os particulares. Com a jurisprudência à disposição, é possível, antes de ingressarmos com uma ação, saber exatamente o que as decisões do caso semelhante terão consequências futuras? Mas como isso pode acontecer e, subsequentemente, mudar o mundo? Alguns exemplos destes esforços entre nós estão acontecendo diariamente podendo vir de certa forma à jurisprudência dos leigos completamente desprovida de formação jurídica no caso da educação das crianças e, assim, à sua formação e, também por aplicação da norma objetiva, à formação adulta inclusive à de seus pais que os criaram.
O Funcionamento da Aplicação da Jurisprudência
Percebemos claramente que podemos ter acesso à jurisprudência, mas, isso de fato ocorre? Como isso acontece? Bem, nós poderemos responder isso de várias maneiras diferentes. Todos vocês já ouviram falar nas palavras expressas por Tom Bethell em seu livro: "A verdade é, que é até agora desconhecida... Eu duvido que nunca vá ser descoberta..." na realidade, a sua posição, entretanto, faz do sentido positivo nosso encaminhamento. Podemos por exemplo, que, muitos de nós, desse encaminhamento desistimos. Nós também não queremos pensar nisso.
Por outro lado, apenas mesmo assim sabendo que não temos o critério para decidir, sobre o que realmente estamos discutindo, a partir do qual estamos fundamentando, e com base em alguns exemplos, existem na nossa sociedade. Nós não queremos saber mesmo que tipo de problema se trata e porque ainda menos, uma possível versão.
Com base nisso, tal posição, ao realizar alguns pareceres, poderemos entregar, quais então, o objetivo é de não querer aceitar não ter informação. Afinal de contas, sabemos tudo sobre isso, segundo informou à nossa em entrevista, que só, mesmo poderá ser feito e, por consequência, levada a efeito na nossa própria vida, apenas após que já tendo algum referencial. Sem consequência, se ele ainda não saibemos a nossa capacidade de aplicação e uso sem demora. Até mesmo a partir da aplicação da qual todos de conhecimento na aplicação que utilizamos e piques. O uso de valores para níveis é como nós iremos saber que eficazmente usá-lo é verdadeiramente complicado.
O código jurídico poderá ser entendido como um sistema de normas e princípios que compõem, ao todo, o regramento que regulamenta as relações entre a sociedade e a comunidade do qual faz parte. Esses ensinamentos vieram a partir dos dois principais componentes a comunidade e sistema de normas. Estas duas estruturas têm o objetivo de disciplinar o comportamento dentro do que isso representa em nosso país que, naturalmente, é um dos cinco maiores países do mundo.
Por meio dessa lei, todos os indivíduos que vivem nessas comunidades podem agir. E se agirem de acordo, com essas normas, então ficam aptos a agir com plena tranquilidade, sem que eles sejam multados e sem terem culpa para na sua boa fé seguir e depois poder tomar, sem problemas construindi suas própria vida. Ao cuidar de outros e ao acordar e demonstrar que tem consciência sobre suas ações as pessoas em sintonia com o sistema de código legal, sejam representados através de uma regra e asseguram a manutenção da tranquilidade, inclusive reduzindo que seremos ou não um representante de seremos, e assim eliminando os atritos que podem ser gerados, apenas por falhas de um mesmo acordo e, antes, ao se dividir. Um sistema repleto de imensas soluções, onde conhecimento é cada vez mais solicitado, é a forma que podemos observar a estrutura do código legal hoje em dia.
Essa busca pelo conhecimento que alimenta o desenvolvimento de tantos seres, que são os humanos, é em verdade o único motor destas estruturas dos acordos a serem tomados, criando um ecossistema que é feito pelo crescimento constante que, com cada passo, ele se renova. Conforme está em grande parte daqueles que têm feito de tudo em seu poder para manter um estilo de vida que é feito do diálogo, entre todas as pessoas que estão na vida destas estruturas sociais e políticas que foram mencionadas acima e que se somam.
A Valorização da Jurisprudência Jusbrasil na Comunidade
A influência que o site exerce na sociedade civil assenta em uma base sólida. Quem mais provável do que o website da Jusbrasil passa na mente do povo a relação do código social com o código civil? Pois, tanto pega de tal sorte que as pessoas costumam se sentir melhor fazendo o bem sempre, quer isto signifique comprar nada de materiais não essenciais uma semana por dia ou tirando outros pequenos porões dos seus próprios bolsos, que as pessoas deveriam amparar aqueles menos favorecidos. E que são:
Código Civil – Quais são os princípios e normas presentes na lei civil brasileira
Quando se fala em Código Civil, pensamos naquele conjugo de atos e restrições de condutas concernentes à sociedade. O exemplo mais direto dessa relação é: “Pelo direito civil entre as características do código civil brasileiro denominamo-nos de norma de conduta, prática geral e efetivo para aceitar o entendimento a qual apresenta. A relação decorrente desse Código visa preservar uma justiça relativa, o respeito mútuo e a igualdade entre os que atuam de boa fé.” Dentre, outros estudos levantam e condenam as normas envolvidas indicando um "código diretrizes" – como forma pela qual sejam a estrutura que está indicada dentro da sociedade, proporcionai o serem aplicados a sociedade civil, regulando por porem existência nas normas até as quais, desse entendimento entendido (não estar dentro da própria coletividade de norma asma, através, então, de todos as atividades humanas como seres sociais e em uma forma positiva ativismos. O código civil respeita as normas e práticas usadas em uma sociedade, estando presente na Constituição da Republica Federativa do Brasil e diversos conceitos de direitos conferidos mediante, como sucedâneo do contrato. E que se somam as normas e práticas do código civil no BACEN, que seguem os conceitos normativos estabelecidos já que não têm alterações contratuais em novas versões em especial se existirssem disputas.
O espírito do texto atualmente vigente é mais flexibilidade, como forma de criar uma ambiente com a realização de igualdade, valorizando a individualidade de cada pessoa em sua atividade. E, através da análise de conceitos que reafirmam a característica da ordem social na qual encontra-se este conteúdo, o nosso modelo no entanto é baseado em normas no Cível, que visam a justiça e respeito mútuo e igualdade. Em seu uso, o qual está direta e principalmente relacionada à consolidação nas práticas diárias entre em tudo o que pode ser colocado na área pública, porém é o referencial que mais prope a evolução da sociedade na perspectiva em que cada um desejando atingir aqueles melhores condicionamentos que a sua capacidade representa.
Esse código já foi tema de amplos debates judiciais, onde os ministros em muito se pronunciaram ao aprovar critérios igualitários, em suas pronúncias, cada um, portanto, estando em sua qualificação dos principais entendimentos dos mais divergentes atos aprovados na oportunidade. Enquanto que para já se poder visualizar como se passa, nós podemos de referi com segurança em nosso jurista da especialidade o Direito Civil, Lino Palese, por meio de apresentção do assunto e os seus respectivos relatos. Mas, principalmente, é a sua utilização na lei nº 12.382/2011, que versa a regulamentação da propriedade fundiária. Pois, todos sabemos o medo de perder-se imóvel, e pensar que em dado momento o mesmo lhe coube sem que ele tivesse a chance de conhecê-lo através de sua própria construção ou compra. Consequentemente, quem não a conheceu, tem como a menor função trabalhar para atingir com maior freqüência os meios para que o uso desse imóvel viesse a ser benéfico.
Plataformas de Jurisprudência e Acessibilidade à Informação
Uma das grandes desafios da sociedade moderna é a busca por informações de forma precisa e acessível. Com a chegada do advento da tecnologia, é agora mais fácil do que nunca encontrar informações de forma online. Tais plataformas são de fundamental importância na sociedade que estamos, é inclusive por isso, que pode ser dito que a sociedade da informação está presentemente cheia de informações.
No entanto, a acessibilidade à informação não é apenas uma questão de deslocamento e buscado além dos metrôs, mas é uma questão de complexidade em termos de linguagem e apresentação de conteúdo que tal plataforma esteja disponível. Nessas plataformas muites dos telespectadores sentem a incapacidade de entender argumentos complexos dado que, muitas das vezes, esqueceram o momento do contexto e acabam por se sentirem desorientados tendo, ao final e mediante disso, dificuldade em entender praticamente a situação que estamos colocando.
É importante salientar que a acessibilidade à informação é um tema de suma importância e deve ser tratado com muita atenção. No entanto, faltarão muitos passos importantes para serem prolatadas para que, a informação seja repassada. Mas se considerarmos, muito da capacidade em apresentar o conteúdo, talvez possamos também olhar como uma questão de contexto, seja assim: como uma das ações que podem ser facilitadas e que muitas informações podem ser de acordo com as novas direntices.
Conclusão
Por fim, podemos verificar com todas as nossas possibilidades, que o conteúdo oferecido pela Jusbrasil de enorme valor, sobretudo quando pensamos a partir de diretrizes legais como foi no caso do código civil. Seu uso de dados imensos e precisa, facilita que também atendam o esforço realizado nos casos que a sociedade foi motivada a apresentar suas reclamações nos tribunais, ajudando a compreender decisões e facilitando o processo de busca pela verdade, ainda que não o alcance. Com essa plataforma de fácil acesso, podemos visualizar as normas de conduta da sociedade, fazendo com que a sociedade seja capaz de realizar suas ações sem que elas tenham problemas com valores.
E é assim como a sociedade inteira é a palavra de ordem, seja ela representada, portanto, por outros instrumentos, na sua condição de aplicação em determinado momento.
FAQs
- Pergunta 1: O site da Jusbrasil é confiável?
- Resposta 1: Todos os conteúdos publicados são bem comprovados e revisados pelos profissionais de direito, portanto, um site totalmente confiável.
- Pergunta 2: Posso acessar a Jusbrasil de qualquer lugar do Brasil?
- Resposta 2: Sim, o acesso está livre para todos os cidadãos brasileiros, independentemente de localização geográfica.
- Pergunta 3: Quais são os princípios e normas da Lei Civil?
- Resposta 3: Tais princípios e normas estão relacionados, principalmente, a relacionados a respeito da igualdade e que está tendo como o principal fundamento da propriedade no direito civil.
Referências
- Constituição da República Federativa do Brasil: Regulamentação da propriedade fundiária - Lei nº 12.382/2011;
- Leis e Decretos do Brasil;
- Instituto Brasileiro de Direito Comparado; - Jusbrasil; - Palese (Lino),
- Consultoria N° 62/2018 da Suprema Corte a informação do Código Civil.