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Logos de Marcas Famosas: Exemplos e Técnicas de Design


Nesse mundo em constante mudança, as marcas são mais importantes do que nunca. E, para se destacar da multidão, as fórmulas mais atraentes e criativas são usadas. Um elemento fundamental nesse plano é o design de logos, símbolo da identidade de uma marca e a primeira coisa que as pessoas veem ao pensar na marca. Neste artigo, vamos mergulhar no mundo de logos de marcas famosas, estudando diferentes técnicas de design e analisando os ejemplos que revolucionaram a área.

A Importância de um Logo Atraente

Um logo bem projetado pode fazer mais do que apenas representar uma marca; ele pode despertar emoções, criar uma conexão instantânea e deixar um legado como símbolo da marca. É disso que tanto marcas maiores, como as maiores marcas globais, como Apple ou Coca-Cola, tanto cuidam. Com um olhar minucioso, esses símbolos revelam histórias, filosofias e princípios que definem a personalidade de cada marca. Desse ponto, o desafio não é simples: transformar em símbolo a alegria, a magia do produto, para transmitir a essência da marca através do design.

E cabe aqui afirmar que ao longo dos tempos melhoraram de maneira significativa e a qualidade do design gráfico vem crescendo a cada dia. Contudo quem já esteve na indústria sabe como um grande desafio é ainda criar coisas novas sem que elas sejam afeitas pela repetição. É nesse contexto em que esses designers usam as técnicas inovadoras nos logotipos, criando algo diferencial da parte do emissor da mensagem.

Técnicas de Design para Logos de Marcas Famosas

Entender as técnicas de design utilizadas por esses logos ajuda a revelar o processo criativo por trás deles. É igualmente notável notar como foram aplicadas nesses meios para o seu público-alvo, abordagens que, muitas vezes, correram contra o 'corrente das ideias aceitas na época.

Os designers frequentemente apontam uma coisa importante para empreender esse papel dentro o design de marca: a história em um logo. Ela deve ser simples. E deve indicar, ao menos uma vez na vida da marca. Além de abstrata, deve ter seu 'poder de significado', evocar a grande memória visual desfavorável. Para uma prática bem eficaz é, por isso, indicado que os designers se dedicam a estudar as linhas de evolução dos diferentes elementos, assim como suas relações, para entender o que faz os elementos tão 'únicos'.

Outro aspecto fundamental é criar o que é chamado 'iconicidade'. Os símbolos se tornam únicos, simples e lembráveis na concepção de atraente. Para esse fim, os elementos próprios da logotipografia desempenham papel fundamental na visibilidade, popularidade da marca, construindo identidade da mesma. Através de parâlfrenia e uma imagem retiniana consoante aos padrões da 'cor atual' e visual já conhecidos ao consumidor possibilitam uma profissional especialização para os especialistas.

O sombolismo está vivo nestas marcas para lembrar os lemas. Portanto é tudo bem reconhecido para que um "emblema só existe quando alcança o mundo grande conhecido pelo termo da visibilidade". Além de muitos outros também consideramos a forma lógica poderosa da construção de um design a respeito de sua gênese, ou seja quando, um símbolo se transforma em ícone. No momento certo e com razão, uma forma já dada passa a ser identidade conhecida por todas e denominadas a designada da marca, indicando um momento histórico em sua formação. O desenvolvimento a cada dia tem permitido uma construção abrangente dentro os elementos desenhados com diferentes visões.

Análise dos Exemplos

Agora que já entendermos a base dos técnicas de design por trás dos logos de marcas famosas, é hora de analisar alguns exemplos que fizeram história em sua área e revolucionaram esse campo.

Exemplo 1: Nike – "Just Do It"

Uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Nike, já transmitiu com palavras e símbolos que representa sua famosa frase 'Just Do It'. Sua característica 'toda a confiança do que melhor indica sua alegria' é o principal elemento da criação do símbolo da Nike. A proposta como entidade pública de atraçao simples permite expressar que o símbolo "compreende o valor da informação e serve o que é exigido", tornando esse logotipo, um ícone da cultura contemporânea que transmite em seu design a mentalidade dos mais competidores.

Exemplo 2: McDonald's – "O Arco do Íris"

A família McDonald's usou seu símbolo popular como a abordagem da opção para as decisões dos usuários. Exemplo é o símbolo de um arco-íris no céu. E "tornar é muito mais fácil da forma e da cor desenhou uma simbiose entre as asas naturais da animais e da cor natural", um arco do qual irá brilhar, usando um modelo de coloração para ser útil. Imagens reais desse ícone são facilmente reconhecidas perto do mundo físico no que é seu final, para entender melhor quem é e quem representa, sua criação tem a ideia simples de simbolizar que, em sua comida, oferece amado – um ícone reconhecido para o mundo, e, sua criação desprendido da tendência da comida popular entre as marcas.

Exemplo 3: Apple – "A maçã proibida"

A Apple é conhecida por seu símbolo "a maçã proibida", que representava a abordagem de sua visão na era da tecnologia. Inspirada na cultura, na identidade da marca e na história, temos na maçã a presença do design simples e conciso, que passou a lembrança pela máxima conhecida que indica que no momento adequado da tecnologia "evoluir é permitido". Seguindo esses elementos, ela passou por algumas transformações como o icônico e moderno símbolo da conhecida Apple, adquirindo a reputação de marca que "é o portão de entrada para conectar as grandes novidades e a diversidade da vida".

Conclusão

A conclusão disso é que, além de representar a identidade de uma marca, os logos podem transmitir emoções, criarem conexões instantâneas e deixar um legado como símbolo da marca. De lá para cá, está em funcionamento no mundo das novas tecnológicas. Ele tem nos dado muitas informções e é fundamental no seu meio, no período de sua construção. Visibilidade. Aliás nada sem o design tem sido conhecido como um simples arte até os últimos dias. Essas são suas verdadeiras consequências, inspirando novas memórias e forçar a arte da identidade a melhorar a cada dia. Em suas diversas formas, "um bem típico".

Perguntas Frequentes

  • O que é um logo?: Um logo é o símbolo da identidade de uma marca.

  • Por que os logotipos são importantes?: Como primeiro contato do consumidor com a marca e podem despertar emoções.

  • Quais são as técnicas de design utilizadas nos logos de marcas famosas?: A história em um logo e a criar o que chamamos de 'iconicidade'.

  • Quais são alguns exemplos de marcas famosas e seus slogans?: A Nike, 'Just Do It', a McDonald's, 'A família que tem', e a Apple, 'A maçã proibida', são apenas alguns exemplos de marcas famosas.

Referências

  • Embraga, A. (2007). Comunicação Visual para Profissionais. São Paulo: Editora Atlas.
  • Kühmstedt, H. E. (2004). Artes visuais na publicidade moderna: o uso da pintura no design publicitário contemporâneo. São Paulo: Editora Atlas.
  • DeSanto, J. (2006). A visão do corpo: a imagem corporal na construção da personalidade e da saúde humana. São Paulo: Editora Editora.
  • McArthur, D. J. (2015). Uma leitura contemporânea sobre o contexto brasileiro da 'estética do branco': uma estética do branco em perspectiva eticistica . Editora: Editora.

Autor: Saber Tecnologias

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