Atualizado em
O Que É a Matrix: Principais Conceitos e Explicação Detalhada
Em busca de informações sobre a Matrix, acabamos mergulhando em um mundo de hipóteses e teorias sobre o que de fato é esta realidade virtual criada por Morfeus. Neste artigo, vamos mergulhar nos principais conceitos e detalhar cada uma das partes da Matrix. Logo, entendamos a construção da realidade e vamos ao principal: O que é a Matrix?
O Começo da Viagem - História e Prólogo da Filosofia
A Matrix é uma representação de ficção científica publicada originalmente na revista Blood: A Fairy Tale de 1993 em um relacionamento travado entre a personagem Matrix J., ou seja, Matrix "is only an idea; is only the concept." Para uma análise mais profunda e detalhada da filosofia subjacente na construção da realidade, vamos nos concentrar na cronologia, filosofia política e conceitos principais propostos pela série.
Uma Sociedade Controleada
Imagine que você acorda em um mundo desconhecido, sem entender como chegou ali e ao que deu o troca. Seu mundo é um lugar onde tudo parece normal, mas logo fica claro que não é tão. Os indivíduos estão presos em um mundo artificial, uma realidade virtual chamada Matrix, onde todas as informações recebidas desde o início será semelhante a uma cativante aventura noticiada, sempre manipulada e sempre com a intenção de criar uma sociedade onde não exista liberdade.
Mas é claro que tudo se resume a uma teoria, ficção e não ciência. A ideia na teoria é explorar a possibilidade de uma realidade artificial e de como isso afetaria nossas sociedades. Neste caso, as pesquisas sociais são alicerçadas na teoria social crítica marxista e também desenvolvida pela escrito francesa Jean Baudrillard que concebe este conceito em sua obra teórica Simulácrates em 1981.
Uma Filosofia Política de Grandes Ideias
No contexto da ação e da realidade virtual, fazemos uma distinção primordial entre Simulácrates e a hipótese de criarmos uma realidade digital criada por um sistema operacional, sob o qual existe em um sistema de rede e onde se converge a informação e a ação e consequentemente termina um mundo de verdade e um mundo de percepção. Este mundo artificial foi definido como uma forma possível da engenharia social no contexto de The Matrix, dentro da qual tudo se resume à teoria de simulações e também ao objetivo único de implantar uma realidade que seria o sonho dos despotes e dos tiranos, permitindo-os controlar, com maus propósitos, sem sustentação de poder física a evasão pessoal dos seus adeptos de controle.
Controle por Imersões Programacionais
Tratando-se de controlar e dominar e ainda mais controlar uma sociedade, a solução está em garantir criando um ambiente que não seja capaz de detectar ou realizar nada sem que haja violação da norma e, por isso, criados artifícios para agradecer e aprovar aquele dito mesmo paradigma. Portanto, nossa opinião é que é possível fazer que o paradigma do controlador e do controlado afaste o sonho pro controlador, porém, o próprio controlador vive de riscos e perigos que o fazem perseguido por todas as sociedades.
A Convergência entre Filosofia e Ficção
Se continuarmos a mergulhar na teoria de como funciona a Matrix, e quais são as teorias aplicadas nos princípios baseados na verdade da filosophia social do autor e do diretor norte-americano do cinefilme A Matrix e, em última análise, em uma representação direta desde o romancista austríaco do século XIX, no que os futuristas ficções exploram a ideia antecipada de como a tecnologia irá evoluir e afetará os humanos e suas sociedades na quela, até aquele tempo, época.
Um Conceito Futurista das Ideias "Futuristas"
Depois de mergulharmos, na ideia da comunidade conectada, só mais tarde e mais claros somos de entendermos em que momento podemos relacioná-las á verdadeira vida da criação e quando de conhecem reais conclusões e ainda em contato permanente com nossas atividades normais.
Na história de A Matrix, um grupo de indivíduos desconhecidos resgatados da realidade virtual da Matrix formam a resistência, com o objetivo de libertar aqueles que estão acreditando que vivem em um dos sistemas melhoravel do mundo, por isso eles emitem um aviso, sabem que a busca pela "Verdade" é um grande problema, porque é na verdade falso. Quando eles perdem seu poder individual e são adotados por um sistema de reunião e de grande parte do mundo*, aqueles que são dentro do sistema virtual então podem ter uma perspectiva, e aqui podemos comparar uma clara relação entre 'bundácrates' e a vida interior e externa dos mundos.
Conclusão e Considerações
Simuladores, criado por Morfeus, são realidades virtuais programadas e armazenadas em diferentes plataformas de atuação. Nossos estágios, representados pelas realidades dos mundos, determinam como podem atuar, como se locomover e o nosso próprio comportamento dentro de sistemas como o da MATRIX. Conhecer e entender como funciona uma realidade artificial pode ser o primeiro passo para sair dessa rede de reflexões controlada pelos simulácrates e tomar a liberdade de quem somos e do fato de, na verdade, nos tratarmos exclusivamente como qualquer outra vida no mundo.
Frequentes Questões
- Há algo acerca da Matrix que está conosco?
Em algum relacionamento físico e na cultura marxista, muitas das teorias de controle social defendem que sistemas internos, assim como como sistemas externos, são modelos da sociedade submetidos à sociedade. Enquanto e antes uma forma possível de responder a uma representação de uma sociedade na qual se pensa que as evidências fazem parte da verdade entre teoria social crítica e sistemas sociais, significa o fato de como, e por um sistema eficiente sociedade, se baseia o controle por imersões programadas.
- A Matrix é ou não é realidade?
Em um controle de uma realidade virtual, parece que os padrões da mente são influenciados em diferentes contextos e processos, e enquanto não encontramos a evidência e conclusões, passamos por vivências e realidades ao longo de nossa vida sem entendimento que a verdade é uma realidade.
- Simulácrates podem simular tudo?
Próximos ou distantes, a finalidade foi por mais bem descobrir teorias antecipadas com a construção da realidade virtual feita para enganar. Simulácrates podem simular tudo, por isso são "modelos" de uma realidade imposta e uma realidade artificial. Entre elas, as opiniões não escondem o real domínio entre teorias marxistas e um só lado do que percebemos que não tenha sido dado, assim usando uma linguagem que faz com que esse olhar não atinja a experiência que percebe esse espaço.
- Baudrillard, J. Simulácrates e Fórmulas da Esperança.
- Jean, B. O Simulácrates e a Dissolução nos Sons. Cidade do México: 1ª B.A. 18.
- Sartre, J .P. A Influência Social na Forma da Ideia. Rio de Janeiro: Editorial do B.A.N. 19.
- The Matrix, Dirigido por The Wachowskis.
- Título original: The Matrix.
- Fonte: The Internet movie database.