Atualizado em
Multa Prevista no Artigo 477 da CLT: Lei e Regras de Cumprimento
Somos trabalhadores brasileiros, conhecendo bem os rígidos padrões e regras impostos pelo texto trabalhista. Entre essas regras, está o artigo 477 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que versa sobre as multas. No entanto, outras leis também aplicam multas a infrações trabalhistas. Nesse artigo, vamos explorar a lei aplicável e as regras de cumprimento para que você saiba como evitar falhas e obter vantagens no trabalho.
Quem Deve Lidar com a CLT e as Multas?
A Constituição Federal, em seu artigo 7º, XVII, estabelece que "toda lei ou ato que, por sua natureza, interessem aos trabalhadores, será submetido à apreciação da representação sindical". Além disso, a CLT, em seu histórico, é baseada na estrutura e normas de ambas as partes fundamentais que a caracterizam como uma lei que vigorou lá em 1943, tendo em mente que essas normas poderiam mudar completamente durante a trajetória de existência, bem assim entrando em voga outros tipos modernos de dispositivos flexíveis para as consequências específicas.
Trabalho e Prestação de Serviços
Quase todos pretendem manter seus empregos, para obter o bem-estar. Muitas pessoas fogem ao ver o aumento da multa, embora esteja preparado para enfrentar os problemas que um contraventor pode ter, sem negar que é uma boa, se for o caso, os custos financeiros que eles podem pagar. Porém, quando alguém querem fazer tudo certo, o sucesso depende da capacidade de manter um ambiente trabalhista satisfatório.
Contratuação e Relação de Trabalho
O artigo 3º da CLT determina que "a CLT aplicam-se às relações de empower, ao trabalho contratado à conta de outrem". Mas, o que acontece quando a relação de trabalho se torna questionável? Infelizmente, o principal problema é ficar satisfeito com os contratos firmados pelo empregado que compreende os desempenhos e perigos decorrentes.
Consequências do Cumprimento da Lei
Consequências em Casos de Falta ao Cumprimento do Contrato
Além de uma ameaça de multa no processo, a falta de cumprimento do contrato de trabalho também pode resultar em outras consequências. Em primeiro lugar, você pode perder seus direitos trabalhistas, e no segundo em caso de reincidência poderá deixar de cumprir suas obrigações no local e diminuir o seu respeito desse trabalho onde você tinha como fazer parte. Em muitos casos, essa confusão é embaraçosa no ambiente onde você quer, mesmo como consequência de um problema.
Consequências para o Trabalhador
Algumas estatísticas afirmam que em vários casos, será necessário eliminar com muito esforço para se chegar a um salário justo, deixando o trabalhador em uma situação de estresse, tornando ainda mais negativo o ambiente de trabalho, diante desse cenário sombrio demonstrando a situação de realidade de que poucos terão a chance de continuar bem no mercado de trabalho.
Conclusão
Infelizmente, em muitos casos, as regras do artigo 477 da CLT e as multas relacionadas podem ser confusas para muitos trabalhadores. Contudo, sabemos que o entendimento correto da legislação trabalhista pode ajudar a evitar problemas e a evadir o resultado de mais trabalhos efetivos ao longo da vida. Então, lendo essa situação toda com uma visão positiva da parte da sociedade, é importante adotar práticas anticorrupção, cuja estabilidade de cada contrato firmado permite somente fazer o cumprimento da lei, onde é quase impossível mudar a realidade do que é bom ou quais são os seus benefícios também muitas vezes que nos benefíciam, como uma prática produtiva. E, por fim, lembre-se, saber e fazer a verdade, pois só assim se compreender a realidade, temos a chance de mudar!
Questões Frequentes
Pergunta 1: O que é multa de acordo com a CLT?
A multa é uma sanção prevista no Capítulo I do Livro IV da CLT, e é aplicada para regular o cumprimento de obrigações contratuais.
Pergunta 2: Como é feita a cobrança da multa?
A cobrança da multa está prevista no art. 477 da CLT e é feita normalmente por meio de processo trabalhista, onde a parte lesada deve apresentar ação com o pedido de pagamento da indenização.
Pergunta 3: São existentes mais disposições de legislação trabalhista modernas?
Sim, estamos vivenciando dias de grandes avanços e moderna legislação para que seja possível facilitar os trabalhadores as condições de trabalho.
Referências:
- Constituição Federal, artigo 7º, XVII.
- Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), itens relacionados.
- Lei 13.467/2017, itens relacionados.