Atualizado em
Conhecendo os Multigestos Vogais: Teoria e Prática para Falantes Brasileiros
Nós falantes brasileiros estamos habituados a usar todos os nossos recursos vocais para expressar emoções e transmitir nossa entonação. No entanto, é possível que você tenha notado que, às vezes, uma mesma vogal pode ter uma série de diferentes nuances de som. É o que chamamos de multigestos vocais ou, tecnicamente, de fenômenos de similitude fonética. Nesse artigo, vamos explorar os multigestos vocais em detalhes, desde a teoria até a prática, e elucidar o que significa para os falantes brasileiros.
O Que São Multigestos Vocaísmo?
O termo "multigesto" vem da palavra latina "multus", que significa muitas coisas, e da palavra técnica "gestus", que se refere aos movimentos da língua e da garganta enquanto falamos ou cantamos. Um multigesto é, portanto, um tecnicismo para descrever a capacidade de uma língua produzir diferentes sons semelhantes em um mesmo contexto fonético. Isso acontece devido à confluência de várias fases articulatórias e fisiológicas necessárias para a produção de um som específico.
Como os Multigestos Vocaísmos Afetam a Pronúncia?
Quando produzimos uma sílaba, a língua realiza um movimento harmonioso e coerente para formar um som único. No entanto, no caso dos multigestos, uma mesma vogal pode ser articulada de maneira diferente, resultando em vários tons e nuances de som diferentes. Isso pode ser bastante confuso para os falantes e os ouvintes, especialmente os que são iniciantes na linguagem, pois os multigestos podem levar a erros de interpretação da mensagem.
Tipos de Multigestos Vocaísmo
Existem diferentesclasses de multigestos vocálicos, que podem ser classificados de diversas maneiras. Nós vamos explorar alguns exemplos:
Multigestos vogais anteriores
Os multigestos anteriores são os tipos mais comuns de multigestos vocálicos. Ela inclui vogais que são formadas pelas vogais anteriores (i, e) e podem ser emitidas com diferentes graus de abertura da boca e com a língua em diferentes posições.
Multigestos vogais posteriores
Já os multigestos posteriores são os que estão formados pelas vogais posteriores (o, a) e podem ser diferentes em termos de sua localização na boca e a posição da língua.
Multigestos vogais bilabiais
Igualmente os multigestos bilabiais tem são aqueles formados pelas vogais bilabiais (b, p), que podem ser emitidas com diferentes graus de pressão na boca e na língua.
Teoria por Trás dos Multigestos Vocaísmo
Os peritos acreditam que o que faz com que os multigestos ocorram é a flexibilidade do sistema fonológico humano. O sistema fonológico produz determinados sons com base em vários fatores: como força, velocidade, movimento e tensão na língua e na garganta. Isso ajuda a explicar por que os multigestos possam aparecer sob diferentes situações e circunstâncias, uma vez que o que tem de mudar é o movimento ou as tensões por um som específico. Isso nos permite entender que a complexidade sonora e a flexibilidade do sistema fonológico são determinantes para que surjam multigestos devido ao efeito combinado que e dão na sonoridade da fala humana.
Nós estamos começando a abrir portas para entender melhor como os multigestos funcionam dentro da complexidade do sistema fonológico humano. Apesar da importância disso, contudo, ainda há muito a descobrir, e futuros estudos serão cruciais para aprofundamento e investigação desse tema.
Prática: Conhecendo os Multigestos Vocaísmo
Para dominar o conceito de multigestos vocais, você precisará praticar reconhecer e aplicar corretamente suas vogais nas diferentes situações funcionais. Aqui estão algumas dicas:
Tente distinguir os sons
Pratique distinguir entre as vogais e as consoantes e identifique quais são os únicos que possuem propriamente soe diferente na linha fonética. Ouça e repita diferentes vogais e consoantes o mais organizadamente possíveis.
Mantenha-se consciente da linguagem que você usa
Assim como com qualquer habilidade, é fundamental olhar e observar os seus padrões linguísticos durante o cotidiano. A melhor maneira de resolver erros é aprender a identificar quando você está cometendo um erro, logo é que você usará seus recursos e, na vez vindoura, evite cometer o mesmo erro.
Exercícios e Atividades
Alguns exercícios podem ajudá-lo a melhorar sua habilidade de discriminar sons da língua. Aqui estão algumas ideias:
Identifique os sons
Ao ouvir uma gravação de uma pessoa falando, tente identificar quais vogais e consoantes estão sendo usadas.
Repita e emita os sons corretamente
Pratique emitir as vogais e as consoantes corretas. Isso pode incluir exercícios de som e harmonização com suas próprias línguas.
Mantenha a prática constante
Seja durante atividades sociais quer daulas individuais continuando com a prática constante vai ajudar a sua linguagem a melhorar mais efetivamente.
Conclusão
Em resumo, os multigestos vocálicos são um fenômeno interessante e complexo que pode ser difícil de entender e aplicar corretamente. Com a prática e a conscientização da língua, é possível melhorar sua habilidade de discriminar os sons da língua e se comunicar de forma mais eficaz.
Perguntas e Respostas (FAQ)
- O que é um multigesto vocal? Um multigesto vocal é um fenômeno que ocorre quando uma língua produz diferentes sons semelhantes em um mesmo contexto fonético.
- Por que os multigestos ocorrem? Os multigestos ocorrem devido à flexibilidade do sistema fonológico humano, que permite diferentes graus de abertura da boca e de pressão na língua e na garganta.
- Quais são os tipos de multigestos vocálicos? Existem diferentes classes de multigestos vocálicos, incluindo multigestos anteriores, posteriores e bilabiais.
Referências Bibliográficas
- Manual de Fonética, Júlio Preti, 1a ed., Faculdade de Letras, da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1966
- "Vocalizmos de Consoante e Vogal no Brasileiro", Carlos Alberto de Souza & Francisca Helena CarreIrão, 1a ed., Edusp, São Paulo, 2007.
- A síntese da pronúncia. João Batista Gomes. São Paulo: Editora Saraiva.
- “Fisioterapia na fala.”. Jornadas Brasileira de . Anais da VIII, s.l.: Revista Brasileira de Fonoaudiologia, p. 1 vol., 2006.