Atualizado em
O que é NFCE RJ e como funciona a Nota Fiscal?
Nota Fiscal Eletrônica Comun em Sócios na Receita (NFCE RJ): Uma Abordagem Prática e Simplificada
Introdução
Nossa vida cotidiana está cada vez mais permeada por tecnologia, e a forma como lidamos com os impostos não é exceção a essa regra. Com a evolução dos sistemas fiscais, tivéamos acesso a ferramentas mais eficientes para o cumprimento da obrigação de tributar, como a Nota Fiscal Eletrônica Comum em Sócios na Receita (NFCE RJ).
Sobre a NFCE RJ
O que é NFCE RJ?
A NFCE RJ é um tipo de nota fiscal eletrônica que atua como uma substituição à Nota Fiscal de Venda à Pequena e Média Empresa (NFC-PED). Essa mudança, implementada pelo governo brasileiro, teve o objetivo de simplificar ainda mais o processo de emissão, transmissão e arquivamento das notas fiscais, em prol da economia de recursos, redução da burocracia e a melhoria da fiscalização.
Características da NFCE RJ
Autorização e Emissão
A efetivação da NFCE RJ requer a prévia autorização do emitente. Para que isso aconteça, é necessário a contratação de um posto autorizado em nota fiscal (PAN), que é a entidade responsável pela concessão da autorização de operação ao sistema. Após essa etapa, seu PA (Gerente de Aplicação) irá criar sua NFCE RJ, que será impressa em seu sistema de informática após um processo de preenchimento online. Lembre-se de que a nota é emitida por seu PA, e não pode ser gerada por outras pessoas, à exceção da parte representante no caso de outra empresa.
A Nota Fiscal Eletrônica no Comércio
A NFCE RJ é usada, preferencialmente, no comércio até R$ 3.000,00, ajustando, assim, sua presença no mercado. Já no setor imobiliário, a NFCE RJ é usada na contratação de alvarás e a nota fiscal envolvida na sua transação ficará de fora da NFCE RJ.
Funcionamento da NFCE RJ
O CICLO DE COMPRAS
Aqui está quais as coisas que você precisa no momento de qualquer operação de compra com alguma NFCE RJ.
- Consulta CPF do comprador: durante o atendimento, você deve verificar a nota fiscal do seu cliente, seja na papelada física ou digital (leis citam CN e CPF/CNPJ).
- Insira os dados necessários: você insere o valor e, em caso de CNPJ e CPF serem diferentes, o CNPJ, o CPF, nome e endereço do comprador; além disso, os dados do seu item e o tipo de operação (descontos, quantidades). Depois disso, acesse a aba “Retirada de Serviços”.
- Encaminhe o recibo solicitado: Você pode imprimir o ticket que a nota fiscal irá ajudar.
- Transmita a nota fiscal: assim que inserir o seu pedido. Após concluído os passos, você pode confirmar a operação. A nota fiscal, ao ser emitida, precisa seguir por uma série de etapas até seu aceite. Depois de sua finalização nessa linha de processamento, efetive a nota fiscal recém-emitida e, em seguida, seu print via comunicação da autoridade. Assim, essa operação única já não confunde mais, que poderá se abreviar e reduzir custos para sua empresa.
Serviço da EmpreSul
Em nosso conteúdo para Serviços da EmpreSul, empreender ou resolver operações de sua NFCE é uma opção eficiente de serviços, que foi realizada por muitos clientes seus usuários podem consultar no Sistema Federal Nacional de Contribuições e Preços (SNCAM). Encontrará notícias de serviços de venda da sua NFCE RJ de operação com contribuições e taxas administrativas para contribuir à sua economia.