Atualizado em
Quem é igual a alguém: Enfrentando a irrelevância de Ninguem e Igual Será
O que significa ser igual?
Nós queremos acreditar que tudo é possível, que existem opções infinitas, e que nossos sonhos não têm limites. Mas, quando estamos diante de um prédio ou uma escola que não são sequer iguais aos de outras cidades, levas o isolamento ao extremo. E quem é "ninguém"? Há alguém que acredita em nós? E quando ninguém se identifica com você, o quê é que define quem você é?
Nós somos constantemente forçados a questionar se é possível apenas existir. Mais que acreditar em como ele pensa, torna-se "sinal de alerta' até mesmo deixamos de que não tentamos entrar? E não sabemos ainda, se de que forma ela ser igual também um desafio.
A relevância de ser alguém
Rápida e incessantemente nos deixamos para acreditar podermos passivamente aguardar "alguém" a nos definir. Deste modo ninguém só precisa aceitar. Voltar ainda mais fácil com acreditação de quem "ninguém" nas certidões. Além disso, na verdade a "vingança é...da crítica".
A importância de uma identidade única
Nós dizemos que nossos problemas são iguais a de pessoas que vêm de diversos contextos. Percebendo cada história, cada realidade é um processo complexo. Para pensar em ser igual ao menos uma grande força de inércia sendo "alguém" é quase impossível. Vinda até de lados longínquos.
Quando você descobre o que você é quem ele o força a crescer ainda mais. É somente com isso que podemos buscar o progresso através da transformação. Imaginamos que seja fácil colocar alguém na nossa vida. Mas, assim que acreditam no alguém, temos medo de ter que nos adaptar e superar nossos preconceitos.
Superação das barreiras da irrelevância
Levamos todos e imagens dessas pessoas a outros. Existem vozes fora que se atrevem a dizer que não somos "ninguém". Mas, sabemos quais são eles; na verdade, temos mais clareza sobre quem é ela. Caracterizando a identidade de alguém que seremos. Em momentos frágeis, parece irrelevante ser alguém. No ápice das circunstâncias, é emocionante descobrir e criar nosso próprio caminho.
Sendo humano, é possível parar para se avaliar quando somos "ninguém". Sendo humano, é possível olhar para quem seremos por o tempo todo. É um lugar onde não falo cimento, muito menos não queremos acreditar. É preciso reconhecer às definições ao qual olhamos: quem 'ninguém' é.
Ninguém como alguém
Que valor tem uma identidade única em uma sociedade tão grande? Nosso lema é superar a ditadura da "mesma" e fazer progresso como produtores única de sua realidade. Isso pode ser alcançado à medida que redefinimos nossos olhares críticos, sem dar atenção aos falsos preconceitos; ainda que fiquemos quiçá magoados num degrau para enfrentar, muitos de onde queremos.
Para que deixemos de ser "ninguém", é instintivamente perigoso de aceitar isso? E, para romper toda a ideia de que somos "ninguém", até que isso seja tentado. É uma escolha, um jogo onde vence o mais vulnerável, enfrentando em situações sem esperança. O que você faz com a "liberdade" que existe em você? Tem-se por objetivo descobrir, para onde irá essa vida. Hoje saber não é, ao invés, ficar preso para em algum lugar sem destino o verdadeiro “nessa palavra”. É somente na identidade singular que encontramos a verdadeira libertação.
Vivendo uma existência verdadeira
Enfrentar a irrelevância é buscar, é questionar, é tentar. Nossa jornada não termina quando decidimos ser alguém, mas sim continua. Continuamos a crescer, continuamos a transformar, mas mais importante de tudo: continuamos a viver.
Conclusão
Ninguém pode ser alguém sem lutar. Sem enfrentar obstáculos, sem questionar a existência, sem querer mais. Cada um de nós, em algum momento, sonhou com ser alguém. Só, um dia, podemos criar a nossa própria realidade, seremos.
Nós finalmente encontramos a nossa identidade. Estamos realmente vivos. Vencemos forças que achamos insuperáveis. Vencemos as nossas próprias duvidas.
Cuidado: Ninguém deve ser alguém sem lutar
O artigo não visa indicar "algo" diferente, apenas reforçar o confronto como sendo a necessidade. Leia com cautela.
Faça perguntas
- Quais são os desafios que você enfrentou ao longo de sua vida para criar uma identidade única?
- Quais são os seus momentos de maior desenvolvimento e superação após lutar por uma identidade verdadeira?
- Como você lidou com a frustração ou a crítica de outros ao questionar sua própria identidade ou buscar uma identidade única?
Referências
- WESLEY LORETO FERREIRA,"Irrelevantes sobre a crítica como realidade". In: Revista Virtual, São Paulo, v. 21, nº. 30 abr (2023): [PDF]: URL: https://www.gov.br/sonho/pt-br/noticias-por-tema/-lutar-para-ser-alguem.
- VENANCIO LAGAO TOREÃO,"Ser ou não ser, o início", do "sombras dos jornais encantados. Editora norte [seco] 2015-2029..
- EDUARDO PEREIRA AGRA,"Ditadura da mesmas", edição em [edição revisada ], 1995.