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O que é Copywriter: Função, Responsabilidades e Sucesso no Conteúdo


Introdução

A comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer empresa ou marca no mercado atual. E o copywriter é uma peça clave nesse jogo. Neste artigo, vamos explorar o que é ser copywriter, quais são as funções e responsabilidades desse profissional e como podemos medir o sucesso de um copywriter em um projeto de conteúdo. Vamos lá!

Entendendo o Copywriter

Quem é copywriter? O termo "copywriter" (do inglês "copy", ou cópia, e "writer", ou escritor) foi instituído na década de 1920, nos Estados Unidos, para definir o escritor de folhetos publicitários. Com o tempo, o título se ampliou para incluir também os autores de notas publicitárias, anúncios de rádio e TV, e outros tipos de material de marketing.

Nossa equipe tem trabalhado com copywriters da forma mais próxima possível, e sabemos que esses profissionais são bem mais do que apenas escritores de anúncios. Eles são criadores de histórias, de personagens, de mundos que atuam na consciência de nossos leitores. Com habilidades extremamente afiadas, eles são capazes de gerar palavras que mudam a opinião pública, por exemplo.

Funções do Copywriter

Dentre todas as funções que um copywriter pode ter, podemos destacar as principais funções que ele geralmente tem nos projetos de marketing. Desse modo adentraremos em alguns conceitos:

### Desenvolvimento de Conteúdo

O copywriter é responsável por desenvolver conteúdo que seja eficaz em transmitir a mensagem da marca. Ele cria textos atraentes e convincentes que, por sua vez, atraiam e engage os públicos que o veem a partir de todos os canais. Não é raro ver que o conteúdo criado por estes escritores são mais do que apenas textos, os canais de mídia social também são explorados.

### Pesquisa e Vendas

O copywriter tem a responsabilidade de pesquisar sobre o público-alvo, compreendendo as suas necessidades, desejos e motivações. Isso ajuda o copywriter a criar conteúdo que esteja ao lado da audiência pretendida. Faz-se também um planejamento do conteúdo a ser publicado.

### Revisão e Edição

Outra função muito importante do copywriter é a revisão e edição de conteúdo criado por outros, mas também, para que ele mesmo atue de forma inovadora tendo em vista o mercado.

### Atualização

A chave para o sucesso de nosso conteúdo é sempre a evolução constante. Quem não sabe disso? Dessa forma, nosso foco está sempre em permanecer atualizado com os novos conceitos e a cada passo do decorrer do tempo.

Responsabilidades do Copywriter

A seguir temos aqui as principais responsabilidades dessa profissão. Aqui adentraremos mais em detalhes explicando melhor:

### Gerar Tráfego de Site

Cria textos que ressoem profundamente em nosso público-alvo de forma a atrair mais o número do visitantes de um site.

### Apoio à Marketing de Influência

Apoiar as ações de marketing de influência divulgando experiências, benefícios e vantagens em um dos tópicos mais expressivos que um site pode ter, os textos.

### Revisão e Edição de Material de Marketing

Dar continuidade a qualquer desambiguidade no corpo do texto a fim de que tenha credibilidade no conteúdo.

### Apoio as Redações de Conteúdo

Estamos desenvolvendo conteúdo de forma transversal e a qualquer momento.

Medindo o Sucesso de um Copywriter

Para medir o sucesso de um copywriter, precisamos considerar alguns critérios. Queremos saber se o nosso conteúdo está conseguindo atividade no mercado? Por exemplo, tivemos mais clicks, entrevero em nosso meio profissional.

### Eficácia do Conteúdo

Verificar se a mensagem está sendo transmitida com eficácia, ou seja, se o público-alvo está ouvindo o que queremos dizer.

### O Nível de Conhecimento sobre o Assunto

Ao considerar como nosso público se sente em relação ao nosso conteúdo é uma das maneiras de considera também se o público se sente quase que por isso.

### Tempo que o Público Gasta em nosso Conteúdo

Poderemos explorar aqui o tempo de aprendizado que o público tem direito ou não e o tempo de manutenção do assunto pelo nosso conteúdo.

Conclusão

Um copywriter não é apenas alguém que escreve anúncios ou textos para campanhas publicitárias. Ele é um profissional criativo, que manipula palavras para mudar crenças e opiniões. Na comunicação eficaz é necessário criar algo não apenas relevante, mas atrativo e capaz de engajar as pessoas, trazendo sempre a perspectiva do leitor para em último lugar gerar um produto de excelente resultado.

Perguntas Frequentes

  • Qual é a principal função de um copywriter?

O copywriter escreve texts afirma ao leitor para ativá-lo.

  • Até onde um copywriter precisa ter conhecimento de linguagens?

Até certo ponto, na realidade não existe "princípios" definidos.

Referências

  • Reis, Josué dos (s.d.). Design de produto digital, fundamentos de UX Design para startups. Editora Elsevier, Rio de Janeiro.
  • Moura, Renato (s.d.). Design de carter e identidade. Editora Brasport, Belo Horizonte.
  • Rangel, Ana Claudia (s.d.). Layout, tipos e tamanhos de fontes no Design gráfico. Editora Abrange, Rio de Janeiro.

Autor: Saber Tecnologias

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