Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

O que é Dolomita: Características, Classificação e Uso Geológico


Quando falamos em rochas, muitas pessoas pensam em granito ou basalto. Mas nossos terrenos, nossas montanhas e nossas belezas naturais foram moldados por muitas outras formas de rocha, da mais comum à menos comum. É o caso da dolomita, uma rocha metamórfica que ganhou nome de um dos mais importantes geólogos da história, seu descobridor. Vamos mergulhar nesse mundo das rochas e descobrir as características, classificações e usos da dolomita.

A Origem da Dolomita

A dolomita foi nomeada em homenagem ao Conde Dolomieu, um geólogo francês do século XVIII que as estudou por primeira vez. Durante suas explorações na Apennina, ele descobriu que as rochas metamórficas da região eram compostas principalmente de carbonato de cálcio e magnésio. Apesar de não ser um novato em geologia, a sua compreensão sobre estas rochas foi brilhante. O Conde Dolomieu, não sabia que aquela descoberta iria criar interesses científicos por séculos. Em Portugal, a Dolomita é uma rocha muita comum em nossos terrenos, principalmente na região do Minho e em diversas vertentes ao longo do rio Douro. Entre essas vertentes inclui-se o local, no parque natural do Alvão, Albufeira da Lonquudo.

O nome do geólogo que o inicia lhe deve, também o nome da Dolomita de Ortijalves. Além disso encontramos a rocha nessas montanhas, da mesma maneira que as Arribes do Douro. A Dolomita nesta região é uma das mais antigas encontradas em Portugal, de uma formação de rochas terciárias iniciadas há milhões de anos.

Características Gerais da Dolomita

A dolomita é uma rocha metamórfica, formada a partir da alteração de outros tipos de rocha por processos tectônicos. Essa transformação pode ocorrer de várias maneiras, devido a mudanças na pressão, temperatura e presença de água, o que resulta nas propriedades únicas da dolomita. Quase todas as dolomitas são ricas em carbonato de magnésio, ou dióxido de cálcio, do que são compostas suas rochas e substâncias.

A aparência da dolomita pode variar muito. Em algumas áreas as rochas são compreendidas com elevadas teias de minerais preciados. Inclusive é habitual verminerais como sulfetos de cobre ou bismuto. Em outras, elas podem ter forma compacta, com uma textura densa e homogênea. Em geral, a dolomita tem cor branca, creme, amarela ou marrom, dependendo da proporção de minerais presentes.

Classificação da Dolomita em Geologia

As rochas metamórficas são classificadas em diferentes categorias dependendo do grau de alteração e dos processos que as originaram. A dolomita pertence à categoria das rochas de metamorfismo regional, categorias que acontecem no interior de crustas terrestres.

O grau de metamorfismo é determinado pelo aumento da temperatura e das pressões, que pode ter subido bem mais de 500 a 600 graus centígrados, e alcançar temperaturas de até 500 metros. E, claro, essa mudança pressurífica também pode alterar a crosta terrestre. O Conde Dolomieu após a sua descoberta da minerawal chamada Dolomita (formada por carbonato de cálcio e magnésio), identificou suas formas e apurou sua mineralogia.

Uso Geológico da Dolomita

A dolomita tem usado em diferentes setores. Outro setor importante além de ser utilizável em casas onde rocas não colocam problema, como na fabricação de cimento é utilizada em diversos palcos, além de salas de cinema de diferentes cidades da Europa.

Pedras utilizáveis em esculturas são aplicadas em obras de arte expostas em lugares reconhecidas, algumas delas em Portugal. Para a recuperação, construção e restauração de obras arquitetônicas, onde se pretende uma estética bem acolhidas na idéia de mostrar a capacidade de elaboração da escultura de rocha com uma beleza única, com bastante importância também os materiais como, marmoras, granitos e pedras de baixo valor. Apesar de não ser tão comum em Portugal, a dolomita é fundamental para o crescimento urbano e econômico em muitos países do mundo.

Conclusão

A dolomita é uma rocha única e importante em diversas áreas geológicas. Destacamos seus nomes que foram dados em comemoração ao grande abento científico dos seus conhecimentos. As suas variedades têm características que são distintas desde em sua consistência e texturas bem como em cor. E por fim, em umas importantes descobertas históricas acerca sobre suas origem. Além disso, descobamos os seus novos usos de construção e reciclagem. Mas como escreveu um geólogo anterior do século XVI, a geologia é uma ciência fundamental e inquestionável da natureza.


Perguntas Frequentes

  • Qual é a origem do nome dolomita?\ O nome da dolomita foi dado em homenagem ao geólogo francês, Conde Dolomieu, que a estudou por primeira vez, por volta de 1791. Ele chamou o nome da na zona de Lombardia, que no Norte da Itália.
  • É fácil encontrar a dolomita em Portugal?\ Ou simplesmente o contrário. Sim, é bastante fácil encontrar a dolomita em Portugal na costa de granito. Esta é bem presente em Portugal. Pode-se dizer que é a rocha mais cultivada por acção das estruturas naturais em direção das vertentes do território português.\
  • Quantas cores a dolomita pode ter?\ Em geral, as cores são de cores brancas, creme, amarelas ou marromes. Entretanto, com diferentes culturas e origens naturais pode variar de cor de branco, amarelo, preto, cinza ou até negro. Podem surgir, a partir de cristalizações, minerais de metais. E depende a presença, para verificar um volume homogêneo através de pedaços de natureza crista.

Referências:

. Dolomieu, [Decription di note].

No dia em que você se deu conta.

[Deffinitor.1], n. Teriços1/ , https://en.wikipedia.org/wiki/Portugal

Geografia.


Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.