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Conhecendo a Ideologia de Gênero em Escolas: Conteúdo e Polêmica no Brasil
Recentemente, a ideologia de gênero ganhou destaque nas escolas brasileiras, causando uma grande polêmica entre a opinião pública. Como funcionários das escolas, pais, alunos e educadores, muitas pessoas estão procurando entender melhor sobre esse tema complexo e sua presença na educação. Neste artigo, vamos mergulhar no conteúdo e nas polêmicas envolvendo a ideologia de gênero em escolas no Brasil.
Origem da Ideologia de Gênero
A ideologia de gênero surgiu na década de 1980 e foi primeiro pressentida por Adrienne Rich. Em 1980 no seu livro Compulsory Heterosexuality and Lesbian Existence
, ela defendeu e foi utilizou a expressão de "ideologia de gênero" para descrever como gênero fortemente forma sociedades, culturas e seus sistemas. O termo ideologia de gênero
refere-se explicitamente às ideias, crenças e valores sociais no que se refere à diferença sexual. Desde então, a ideia se expandiu e se tornou uma teoria de identidade e política.
Implementação da Ideologia de Gênero nas Escolas
A ideologia de gênero começou a ser implementada nas escolas brasileiras em meados de 2010, principalmente após a Lei nº 12.796/2013, que incluiu o programa Jogos de Gênero na grade curricular do ensino fundamental. No entanto, o movimento mais amplo de implantação, na escola e na sociedade, teve seu início em 2016, quando foi editada a Resolução nº 2, de 28 de julho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que aprovou as Dicas para a Implementação da Política Nacional de Educação Integral, que reforçou muitas das práticas que fazem a ideologia de gênero, como discutir identidade, inclusão sexual e identidade de gênero e atividade sexuas tem a partir de uma perspectiva. \ \
Conhecendo os Conteúdos da Ideologia de Gênero
Os conteúdos da ideologia de gênero abordam a identidade de gênero, gênero e sexualidade em uma perspectiva de ideologia, transformando-as em categorias de gênero como sendo, entre outros, resultados de escolhas de uma pessoa. Também incluem discussões sobre a inclusão de pessoas transgênero (aqueles que escolheram mudar de gênero) em escolas, o significado de identidade, afetos, géneros e sexualidades atrelados, bem como de cidadania.
Polêmica em Torno da Ideologia de Gênero
A ideologia de gênero em escolas gerou uma grande polêmica no Brasil. Algumas pessoas se opõem à ideologia de gênero por acreditar que ela vai contra os valores tradicionais e religiosos. Outros acham que não há evidências científicas para suportar a ideologia de gênero. Além disso, muitos educadores e pais se sentem pressionados pela implementação da ideologia de gênero em escolas sem uma abordagem mais profunda no ensino.
Argumentos a Favor da Ideologia de Gênero
- Desenvolvimento da Cidadania: Os defensores da ideologia de gênero defendem que ela ajuda a promover a cidadania LGBTQ+, permitindo o reconhecimento por parte do coletivo da experiência de gênero, afetos, e identidade, tornando inoperantes todas as formas cissexistas.
- Aumento da Diversidade e Inclusão: Os proponentes defendem o aumento da diversidade e inclusão, pois isso beneficiaria a sociedade como um todo.
- Direitos e Proteção: Adicionalmente, muitos defendem os direitos do coletivismo de LngTQ+, na sua gênero afetuosa e toda a atuação humanista, sociais, políticas na área LGBTQ+, tendo o direito de identidade da comunidade LngTQ+ e da sociedade em geral.
Argumentos Contra a Ideologia de Gênero
- Ampliação do Sexismo e da Heterossexismo Social: Por outros, os entendimentos sociais da gênero, a sociedade já tem sido capaz de indicar como somos capazes a integradora, inclusive todos de ideias intelectuais.
- Privacidade e Liberdade Individual
- Insegurança de Cidadãos LGBTQ