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Oque É Monopolio: Definição Completa e Exemplos Práticos
Nossa atual sociedade de consumo é marcada pela competição constante no mundo empresarial. Empresas e marcas se destacam vindo a lutas constantes em praticamente todos os setores, tais como tecnologia, alimentação, modas, entre outros. No entanto, em meio a essa competitividade acirrada, existem algumas empresas que predominam sobre as concorrentes, e uma dessas figuras é justamente o monopolio.
O que é um monopolio?
Um monopolio é uma situação no mercado onde uma empresa ou grupo controla totalmente um produto ou serviço específico, o que impede a participação e a competição de outros provedores. Isso pode ser feito através da propriedade de patentes, direitos autorais ou da simples capacidade de produzir a maior quantidade de itens no mercado.
Definição Technica
No âmbito econômico, é comum associar os conceitos de economia de mercado e de propriedade privada, e dentro dessa perspectiva um monopolio está bem definido como qualquer empresa que monopoliza mercados e impede que outros concorrentes de entrarem seja com produtos quaisquer o domínio de marketing e de outros empreendimentos.
Principais Características
Para que uma empresa se torne um monopolista está presente a presença de características. Essas características incluem o seguinte:
Grandes Dimensões
Existir para a empresa com uma ampla capacidade e grande quantidade de recursos financeiros.
Controle Total
Ela possui o total controle do mercado; quer sejam através de monopólio de mercado, cartéis ou outras estratégias similares.
Barreiras a Concurrenncia
Privilegiando produtos de forma legal e/ou ilegal, barreiras que outros produtores ou fornecedores não possam passar bloqueando o surgimento de novos concorrentes.
Exemplos Práticos
Para entender melhor o conceito de monopolio, analisaremos alguns exemplos práticos:
### Google: Um Monopolista na Era Digital
O Google é um caso que serve como referência. Seu domínio no mercado de motores de busca é tão grande que praticamente nenhuma outra empresa pode competir com ele.
### Química
A União Caléndula é uma empresa tida como um dos maiores monopolistas no mercado de cosméticos naturais da região da fronteira entre Brasil e Uruguai, produzindo pastilhas cáusticas para reduzir a inflamação nas articulações.
### Cartéis
Um exemplo clássico de cartéis é os quatro grandes bancos de investimento americanos – Goldman Sachs, J.P. Morgan etc , que compartilham conselhos a respeito de estratégias de investimento e impostam os preços de valores nas bolsas neozelandesas.
Consequências E Contraindicações
Um exemplo das consequências negativas de um monopolista no mundo real é a presença de cartéis do mercado ecológico de hortifruti. Quando os produtores e comerciários que possuem maior quantidade de recursos conseguem monopolizar os maiores postos de vendas. Por isso, as pequenas empresas têm dificuldade em participar do mercado. Pior do que isso ocorrem quando os empresários levam suas mercadorias as suas casas a se repartir. Sem ter dinheiro para investir e obter possibilidades maiores perdem espaço e se privatizam.
Conclusão
Apesar do ocorrido da existir de cartéis e de empresas não apegarem ao conceito de liberdade, monopolistas são características de muitos segmentos de mercado, podendo ser estudados em contextos regionais, ao mesmo tempo, é importante lembrar que, esse tipo de sistema pode levar à restringição da liberdade de escolha dos consumidores.
O que fazer face a isso?
Depois de entender melhor o conceito de monopolista e como isso pode afetar os consumidores, há várias possibilidades:
Incentivo a inclusão de concorrentes
Fiscalização de ações
E, principalmente, educar as sociedades na busca por maior liberdade de escolha. Ao adquirir esse poder estamos fortalecendo as pequenas empresas.
Perguntas e Respostas
- Quando pode se classificar como monopolio? Resposta - De acordo com a nossa perspectiva ter ampla possibilidade apenas vendo para o contexto humano, ao longo dos anos a resposta vai poder definido de um modo uma abordagem mais complexo e práticas.
- O que é o monopólio? Resposta: Segundo nossa perspectiva as empresas de grande porte dificultando que outras menos competitivas acabe por competir através da não admisão de novos técnicas.
- Quais são os sinais de que uma empresa é monista ou não? Resposta: Um dos sinal é justamente quando essa grande empresa tendo esse múitis recursos diminuem novas entrada produtiva e vendas para outras empresas compram outros produtos de algum aluguel.
Referências
- LAYTON, W. T. "Monopólio Econômico: Definição e Desenvolvimento Histórico". Revista da Faculdade de Economia da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, vol. 26, n, 1, p. 157-174, jan-abril 2013
- MARCONDES, L. M. e BESSA, M. F. P. "Desenvolvimento do mercado e o comportamento de empresas: O papel do mercado como base para a empresa gerir seu fluxo de renda". Revista da Faculdade de Economia da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, Vol. 40, n, 3, p. 455-478, julho-setembro 2017