Atualizado em
O Que É Sarcoma: Causas, Sintomas e Tratamentos do Câncer Raro
No vasto universo da medicina, existem alguns tipos de câncer que chamam nossa atenção, seja por seu impacto, seja por seu tratamento. Nesse assunto, somos algumas pessoas que buscamos sempre falar sobre as doenças menos conhecidas e, via de regra, também menos tratadas. É o caso, por exemplo, do sarcoma. Talvez, você conheça o que é isso? Pois vamos poder conhecer, juntos.
O que é sarcoma?
O sarcoma é um tipo de câncer que ataca o tecido conectivo, que é composto por células que podem ser encontradas em qualquer parte do corpo, como tecido muscular, ósseo, tecido adiposo e emtecido nervoso. Essa é, no entanto, uma generalização. Existem, em verdade, alguns tipos de sarcoma, como sarcoma de Ewing, sarcoma de Kaposi, e sarcoma de quistos. Eles podem ser benignos ou malignos.
O que é o sarcoma?
Embora qualquer sarcoma comece normalmente em um dos tecidos citados acima, a maioria desses casos se desenvolve em tecidos ósseos e musculoesqueléticos. Em outras palavras, é a região onde encontraríamos sobrancelhas e osso craniano na nossa cabeça. Este é, possivelmente, um dos motivos pelos quais o sarcoma é uma doença complexa e rara. Uma curiosidade curiosa... A palavra "sarcoma" tem origem nas palavras antigas gregas, "sarxa" e "ma" que significam, mais ou menos, coagulação (ou seja, a coagulação da lesão) e carne, respectivamente.
Sintomas do sarcoma
Quando o sarcoma começa a se espalhar pelo corpo, uma série de sintomas começa a manifestar-se. Muitos desses sintomas são muito confusos, de maneira que os diagnosticadores podem se deparar com certa dificuldade na identificação da doença. Ou melhor, pode variar um pouco de pessoa para pessoa. O paciente muitas das vezes encontra que o tumor se desenvolveu em algum órgão de uma maneira isolada (por exemplo, mão e o pé), e aumentando de quantidade em algum órgão diferente que se encontra a mesma região, como, por exemplo, em mãos ou joelhos dos braços. No entanto, também são apresentados dor e inchaço em quase todos os casos.
Muitos dos nossos pacientes também relatam sintomas como letargo, a perda de força nos membros, a perda do senso da alma (ou seja, a perda de todos os sentidos inerentes ao ser vivo), entre outros, e também já houve muitos casos que apresentaram olhos sensíveis à luz. Nos casos em que o tratamento deu certo, dentre os sintomas acima é fácil de se notar que o sintoma que desapareceram na maioria da vezes foi, apenas, o de dor e inchaço, e não o olho sensível ao sol.
Causas do sarcoma
Apesar de ainda ser muito desconhecido dos estudiosos cientistas esse pode ser considerado um dos motivos por que, atualmente, ainda não se sabe a causa certa do sarcoma. Infelizmente, se não for possível achar uma causa clara para dado "estudo no sangue", o paciente não verá de longo prazo uma possibilidade de, no caso, uma cura para a doença devido ao corpo na doença tenha sido muito utilizado. Infelizmente ainda não há necessidade de dizer os estudos são científicos.
Tratamento do sarcoma
O tratamento do sarcoma pode variar de pessoa para pessoa. Uma vez que o tipo e localização do tumor são fatores importantes nessa doença, assim como a resposta do organismo ao início da história da doença, só nos faz pensar antes de, por exemplo, tomar uma decisão de fazer uma analise dalguma.
De qualquer modo, o paciente passa necessariamente por uma biópsia, para quem ainda não sabe o que é uma biópsia é um tratamento na qual um médico recorte uma parte do tumor para analisar todas em busca do conhecimento da causa da doença em questão. Muitos casse os também ganham tratamento com substâncias químicas, sobrimentos do tratamento são de efeito secundário.
Fatores de risco do sarcoma
Os pacientes que sofrem de sarcoma geralmente desenvolvem um medo futuro e a depressão em virtude do tipo de doença que ele está passindo. É por isso que, em muitos casos, são realizadas consultas de acompanhamento pelo seu médico. Problema óbvio.
Sob entendem, que ainda estão no início do tratamento, é interessante se alertarmos sobre alguns dos principos de segurança do trabalho que são importantes com relação ao câncer, então, por gentileza, ficamos bastante preocupados com o bem-estar do trabalhador. Ele merece descanso e, por isso, é que agora agindo de boa vontade, existe muito estudo muito interessante para esse caso. Outra coisa curioso sobre estes malhaço de fibrose do trabalho, é que muitas pessoas com doenças malignas tomam químicos de forma isolada pelo seu uso em grandes quantidades devido a diversos porquês.
A doença de sarcoma é uma doença necessária quando está tudo relacionado com as possibilidades de doenças citadas acima. Se você ou alguém que você conhece está sofrendo de sarcoma, não hesite em procurar apoio; talvez possamos fazer mudança nessa doença.
O que é sarcoma?
O sarcoma é um tipo de câncer que ataca tecido conectivo.
Qual é o tratamento do sarcoma?
O tratamento do sarcoma pode variar para cada paciente e incluir biópsia, tratamento com substâncias químicas e acompanhamento de um médico.
Quais são os sintomas do sarcoma?
Os sintomas do sarcoma incluem dor, inchaço, letargo, perda de força nos membros e sensibilidade à luz e outros.