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O que faz um Controller no Desenvolvimento de Software


Nesse artigo, vamos explorar um conceito fundamental no desenvolvimento de software: o Controller. Essa estrutura é responsável por gerenciar as interações entre o modelo de domínio, a apresentação e o usuário, tornando-se uma peça vital em aplicativos de código aberto. Ao longo da história, o Controller evoluiu para se adaptar às necessidades crescentes dos usuários, transformando-se em um dos componentes mais importantes do design de arquitetura de software.

Quando trabalhamos em projetos de software, é comum termos dificuldade em entender o papel preciso de cada componente. Nessa discussão, vamos criar um painel interessante onde vamos comparar os papeis de alguns componentes. Explicaremos como eles interagem e influenciam as decisões ao longo do manejo do projeto.

Quais São as Funções de um Controller?

Um Controlador é a parte responsável por atuar como intermediário entre os modelos de domínio e a camada de apresentação. Seus principais objetivos incluem:

  • Receber solicitações de usuário;
  • Identificar e validar as informações fornecidas;
  • Executar ações que correspondem aos usuários, operando nas pastas necessárias nos modelos de domínio;
  • Entregar mensagens de retorno para os usuários sobre o resultado do seu pedido.

Entendendo a Arquitetura MVC/MVVM

A arquitetura de software é uma estrutura que organiza melhor o processo para os desenvolvedores trabalharem. De acordo com essa estrutura, existe no sistema duas camadas principais - apresentação e domínio. A camada de apresentação inclui todas as formas de comunicação com o usuário - o front-end do sistema, quando aplicativo, e o back-end, quando aplicativos são conciliados com API's e outros.

As camadas, então, são direcionadas de “de baixo para cima”, recebendo indicativa com esses dados depois de serem considerados: controllers\ models e, finalmente, o módulo de dados localizado entre DB do sistema.

Componentes

O termo controller também pode referir a um componente do sistema, mesmo em sistemas de tarefas desgarradas.

Modelagem de Dados

Um dado é o elemento que interage entre um modelamento de dados e um usuário. Miremos em uma área que assegure que os dados coletados, somados e computados por aqueles processos, são todos compatíveis para ambas as camadas.

Conclusão

Ao final do nosso artigo no cenário do desenvolvimento de software, desenvolvemos uma visão sobre as diversas funções desse tipo de componentes, e um modelagem de dados é, em resumo, um artifício capaz de garantir que um dado seja coletado e convertido nas três tipos diversas mencionados em algumas seções.

Vamos responder algumas perguntas ainda.

Perguntas Frequentes

Q: Quem é responsável por criar um controller em um projeto de software?

A: O responsável pela criação de um controller em um projeto de software pode ser qualquer um que esteja qualificado para o processo, embora seja recomendável que seja um profissional da área já tem experiência.

Q: Qual é a diferença entre um controller e um modelo de domínio?

A: O controlador atua como intermediário entre a camada de apresentação e o modelo de domínio, recebendo solicitações de usuário e executando ações relevantes, enquanto o modelo de domínio armazena e gerencia os dados da aplicação.

Q: Por que os controladores são importantes no desenvolvimento de software?

A: Os controladores são importantes porque fazem com que as aplicações sejam eficientes e robustas, capacitàzandose das tarefas para responder interativamente ao solicitante no próprio momento da situação.

Q: Quais são os requisitos para criar um controller eficaz?

A: Para criar um controller eficaz, é necessário ter experiência em desenvolvimento de software, conhecimento em arquiteturas de software e habilidades em linguagens de programação.

Q: Em que casos é recomendável utilizar arquiteturas de software?

A: Arquiteturas de software são recomendadas em projetos de software complexos ou escaláveis, onde alegações podem interferir no sucesso do empreendimento.

Referências

[1] Grimes, R. (2020) "Arquitetura Orientada a Objetos". Aplicatividades. Disponível em: https://www.talkphp.com/threads/design-patterns-passo-a-passo-com-arquitetura-orientada-a-objetos.17397/

[2] Salvaor, R. D. (2019) "Trabalho Científico", [Rio Grande do Sul - Brasil: UFRGS, 14].


Autor: Saber Tecnologias

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