Atualizado em
O Que São os Mórmons: Origem, Crenças e Práticas
Nós, brasileiros, estamos cada vez mais conectados ao mundo de forma global, e isso revela a importância de conhecer diversas culturas e religiões que existem ao nosso redor. Os Mórmons, também conhecidos como membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJSUD), são uma comunidade única que surgida nos Estados Unidos no século XIX. Neste artigo, vamos mergulhar na origem, crenças e práticas dos Mórmons, esclarecendo alguns mitos e revelando sua profundidade em termos de fé e valores.
Origens da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi fundada em 1830 pelo visionário e líder religioso Joseph Smith, em Palmyra, Nova York. Nós Mórmons vivemos em um mundo de muitas divergências e crenças, mas nossa fé é baseada em uma história única. Em uma época em que a Igreja Católica dominava a Europa e os Estados Unidos, Joseph Smith desafiou os paradigmas religiosos da época.
[Joseph Smith] fez uma promessa profética de descobrir a verdadeira religião do mundo na floresta de Palmyra, em 1820. Durante uma experiência espiritual, ele afirmou ter visto dois anjos, Moroni e Moroní, que lhe mostraram uma tabela de tábuas feita de ouro, conhecida como o Livro de Mormo, escrito não apenas por Joseph Smith, mas também por outros descendentes de Laman. Sua descoberta foi um marco importante, pois foi um evento que colocou os Mórmons sobre o mapa religioso.
Joseph Smith começou a reunir seguidores que se uniram em torno da sua missão de recuperar a verdadeira palavra de Deus. Nós vivemos uma geração de muitas possibilidades e de muita diversidade, mas os Valéis apesar tentaram nos ensinar os valores de honestidade e amizade para que outros também estejam inspirados a criar sua própria família e congregação religiosa.
Crenças Mórmons
Nós compomos uma comunidade que tem em suas bases crenças profundamente arraigadas. Ao longo da história aos Mórmons, muitos dos pensamentos de Smith se confrontaram com as verdades da época em termos de religião. Com esse tipo de contexto, surgiu a falsa crença de que os Mórmons foram pessoas sem nenhuma educação religiosa e a crença de que as leis de Mimo (religiosas) teria de mudar-se para se encaixar está errada.
A Trindade e a Divindade de Jesus Cristo
Nós aceitamos a Trindade (Deus Pai, Deusa Mãe e Cristo) com base nos ensinamentos de Jesus nos Evangelhos de João e Lucas. Nossos objetivos são fazer promessas e levar a comunidade religiosa para uma vida de amor para os outros. A Igreja ressalta o papel de Jesus Cristo como Redentor e Messias conforme narrado na Bíblia.
Nós reconhecemos que Deus Pai e Deusas a Terra da humanidade criaram o mundo e tudo que ele contém, incluindo os planetas no universo, e a vida. Os seres humanos em termos da vida, são como outros e que faz parte divina; as pessoas são humanas pois fazem as outras coisas e que está realmente vivo, o que deve ser desenvolvido como uma experiência espiritual. Graças à semelhança que existe entre a bondade de Deus e a bondade dos seres humanos, todos nós podemos "se tornar como Deuses" (Gen 1:26-27 e Col 3:10).
O Planeta Terra em uma Era
Por meio da teologia e de diversos registros arqueológicos norte-americanos, como "Mórmon" de Joseph Smith, Jesus Cristo revelou a verdadeira essência de Deus. Nós sabemos que o Criador, o Pai, fez a Terra ser habitada, de um coração amoroso com muitos de seus filhos na Terra da Terra quando de muitas gerações que passaram.
Os textos sagrados, como a Bíblia, os Antigos da Tradição, a Testemunhança de Josep e o Livro de 1 Neas descritos nos chamam a morar na Terra como uma experiência da eternidade, desenvolvida graças ao amor divino e ao amor pelos outros. Essa experiência também inclui a cura da espírito, do corpo, pela graça divina de oração, rituais e bens que falam com a permissão autorizada dos ancestrais da nossa grande família.