Atualizado em
O que são sonhos: entendendo o significado e importância psicológica
Nós, seres humanos, passamos uma grande parcela da nossa vida dormindo e, durante esse período, o nosso cérebro trava uma batalha estrondosa: processar e organizar as centenas de informações que recebemos durante o día, além de garantir que todos os nossos órgãos estejam funcionando corretamente. Mas, além de tudo isso, nosso cérebro também dedica tempo a lembrar de episódios importantes do passado, imaginar futuros cenários e criação de cenários hipotéticos que não existem no mundo real. É isso que conhecemos como sonhos.
A Biologia dos Sonhos
Acreditamos que os sonhos são uma habilidade úncia do cérebro humano, possivelmente uma evolução artificial, e que alguns animais não têm os sonhos da mesma forma que os humanos fazem. A biologia dos sonhos é focada em como o cérebro transforma os pensamentos e memórias em cenas visíveis do mundo real e, geralmente, são semelhantes aos nossos pensamentos e que normalmente desaparecem imediatamente após o acordar. No entanto, podemos guardar durante um tempo as memórias sobre os sonhos passados.
Teorias da Psicologia Sobre os Sonhos
A psicologia diz que as coisas que acontecem em nossos sonhos são influenciadas pelas nossas experiência e opiniões. Nós acreditamos que os sonhos são uma visão da memória de ter sido visto e interpretada, onde nossos sonhos pessoais são consequências das experiências ocorrentes durante a nossa fase de crescimento. Outras teorias psicológicas acreditam que os nossos sonhos são composto por dois componente - um consciente e outro inconsciente e que os nossos sonhos visuais são uma representação dos tipos de coisas ou eventos do mundo físico.
Significado psicológico dos sonhos
Muitas pessoas se perguntam sobre o significado psicológico dos seus sonhos e porque elas vê, ouvem ou sentem determinadas sensações em seus sonhos. Nós sabemos que os sonhos podem ser uma forma de expressão das nossas inseguranças, medos e desejos. Em muitos casos, o significado de um sonho pode ser difícil para determinar, mas uma teoria que cresceu em popularidade nos anos recém passados é que os sonhos criam e enriquecem nosso estresse emocional usando como fonte de identificação as fonte do ser.
Sonhos Saudáveis ou Inseguranças
De acordo com a American Academy of Sleep Medicine, quase todos os adultos sonham todos as noites, embora mais de metade delas não se lembre de seus conteúdo. No entanto, alguns dos conteúdo sonho são diferentes uns dos outros em cada etapa do sono e são ainda alguns dos principais temas nos sons que possamos ter que acontecem entre início e término do ciclo de sono.
A importância dos sonhos para a nossa saúde mental
Os sonhos são uma fonte importante de criatividade e fonte para problemas complexos para serem desvendados e cada vez mais, médicos e cientistas estão buscando entender os benefícios dos sonhos para a nossa saúde mental. Sendo que os saudáveis sonhos passados por ter e serem bem mantidos podem ajudar a reduzir a ansiedade e pressão, promoverem sonhos mais plenos e gerarem criatividade.
Conclusão
Assim como percebemos em nossas vidas, sem o sono, não conhecemos quase nada. Se buscamos, os sonhos são o suficiente para explicar em nós o suficiente para explicar por que somos tão capazes em ser exploradores de novo conteúdo. Agora, a chave para uma vida boa e saudável é conhecer, gerenciar e medir as nossas respostas emocionais de acordo com os filmes que vemos e a melhoria mental no nosso dia a dia e somos outros membros nossos em equipe para gerenciar e tirar conclusões.
Perambulação pelo mundo dos sonhos é fazer bem saudável.
Perguntas frequentes
- O que são sonhos? Nossos sonhos são as imagens e cenas do mundo real que vivemos na hora de dormir.
- Por que eu sonho? Nós acreditamos que os sonhos são uma visão da memória.
- Por que os sonhos são importantes para a nossa saúde mental? Os sonhos são uma fonte importante de criatividade, podem ajudar a reduzir a ansiedade e a pressão.
- Que tipos de sonhos devemos ter? Devemos ter sonhos saudáveis e criativos, e buscarem identificar os problemas complexos do mundo.
Referências
- [1] National Sleep Foundation
- [2] Universidade de Harvard
- [3] Universidade de Oxford, sobre conceito da Psicologia
- [4] Pós-graduação acadêmica no Hospital do Porto
- [5] Pesquisas recorrente sobre uma tendência descoberta entre mulheres, etc.