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Piaget: Abordando as fases da cognição no desenvolvimento
Nossa compreensão das fases do desenvolvimento humano é fruto de uma trajetória de pesquisa e pensamento iniciada por um cientista suíço que revolucionou a forma como entendemos o processo de aprendizado e desenvolvimento cognitivo. Jean Piaget é um dos nomes mais influentes na psicologia moderna, e suas teorias e descobertas continuam a ser estudadas e aplicadas em diversas áreas, incluindo a educação. Neste artigo, vamos mergulhar nas fases da cognição no desenvolvimento apontadas por Piaget e explorar como elas nos ajudam a entender melhor o processo de crescimento e aprendizado humano.
A construção do conhecimento
1.2. O Piagetismo: Um Caminho para o Conhecimento
Nossa jornada pelo pensamento de Piaget começa com a análise da sua teoria da construção do conhecimento. Segundo Piaget, os seres humanos são portadores de um conjunto de estruturas mentais, chamadas esquemas, que nos permitem entender e aplicar o conhecimento no mundo. Esses esquemas adquirem forma por meio da experiência e da interação com o ambiente, e são organizados de forma hierárquica, formando uma estrutura complexa que nos possibilita construir e reformular o nosso conhecimento.
O Papel do Ensino e do Aprendizado
Sabemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças. O ensino é uma ferramenta fundamental para a construção do conhecimento, e é aqui que o Piagetismo entende como muitas vezes é a interação ativa entre o professor e os alunos que gera o processo de aprendizado. Nós percebemos que, à medida que os alunos interagem com o próprio conhecimento, são responsáveis por sua própria e maior construção cognitiva. Por esse motivo, o papel do professor devem ser mais facilitador, incentivando a exploração, a discussão e a argumentação, em vez de simplesmente repassar informações.
A Fase Sensoriomotora (0-2 anos)
A fase sensoriomotora, a primeira etapa da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo, leva em consideração o período entre o nascimento de um bebê até cerca de dois anos de idade. Neste ponto da vida, os bebês ainda estão explorando seus sentidos e motoriais, conhecendo os limites do seu mundo ao mover os braços, pernas, o corpo, e testando diferentes movimentos. Durante a fase sensoriomotora, os bebês estão gradualmente se tornando mais propensos a entender e aprender sobre o mundo à sua volta, e o ambiente ao seu redor desse tempo é vital para o sucesso da evolução dos recém-nascidos.
A Fase Preoperacional (2-7 anos)
Desafios na Escola
As fases propostas por Piaget nos permitem entender os desafios cognitivos dos nossos colegas, particularmente os alunos pequenos têm dificuldade em entender ideias, conceitos mais complexos, especialmente se comparado a crianças mais velhas com uma diferencia de inteligência bastante dizer que o aprendizado e a evolução dos processos cognitivos é inter seletivamente composto. Ao tentar resolver problemas ou resolver tarefas complexas como isso com certa velocidade e eficiência.
A Fase de Operações Concretas (7-11 anos)
1.4. Conhecimento de um Mundo Concreto
Agora, estamos vivendo uma das fases mais importantes da idade da criança, chamada de Operações Concretas de acordo com Piaget. Durante este estágio, fomos capazes de organizar melhor as suas habilidades a partir da idéia, tomara que as coisas se desenrolassem de forma melhor se tornando um jovem ágil no aprendizado. Ao continuarmos a buscar os progressos em nossa aprendizagem nós temos realmente conhecido de uma forma muito concreta do tempo para o tempo outros que aprenderam mais até fazermos o caminho do concreto para o lógico. com as preocupações da compreensão para níveis de níveis do conhecimento advindo fatorias tão diversas tais, como variáveis filosóficas e políticas da sociedade.
A Fase de Operações Formais (11-15 anos)
1.5. Elaboração do Pensamento Abstrato
Agora estamos em uma das fases mais complexas da vida de um jovem, mas depois de compreender a nossa evolução mental, chegamos agora a uma boa compreensão do que é abstrato e logicamente comprovável, desde então formamos uma existência de pensamento abstrato e estabelecemos conceitos por meio de regras que nos fornece a lógica abstrata.
Conclusão
Concluímos que a teoria de Piaget nos fornece uma abordagem rica e complexa para entender o desenvolvimento cognitivo humano, proporcionando uma estrutura cognitiva formada por meio da experiência e interação com o ambiente. Nós argumentamos que a interação ativa entre o professor e os alunos, conhecimento é uma ferramenta fundamental para a construção do conhecimento, e os desafios cognitivos que as crianças enfrentam nas diferentes fases do desenvolvimento, especialmente a dificuldade em entender e aplicar conceitos complexos.
Dúvidas Frequentes
- Qual é a importância da teoria de Piaget? A teoria de Piaget nos fornece uma abordagem rica e complexa para entender o desenvolvimento cognitivo humano.
- Quando os seres humanos alcançam a Fase de Operações Formais? Essa fase ocorre normalmente entre os 11 e 15 anos de idade.
- Qual é o papel do professor? O papel do professor deve ser facilitador, incentivando a exploração, a discussão e a argumentação.
Referências
- Piaget, J. (1920). Le langage et la pensée chez l'enfant. Paris: Lafuma.
- Piaget, J. (1926). La représentation du monde chez l'enfant.
- Piaget, J. (1936). La psychologie de l'intelligence.
- Piaget, J. (1970). Structuralism. New York: Harper & Row.